Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Ben Dova, o ator que sobreviveu no desastre do Hindenburg


Ben Dova era o nome artístico de Joseph Späh, um ator e contorcionista de vaudeville que talvez passasse despercebido na história se não tivesse sido um dos passageiros do dirigível Hindenburg, que pegou fogo em sua chegada em Nova Jersey, em 06 de maio de 1937.

Hinderburg (também chamado de Zepelin) era a maior máquina voadora da época, e era o orgulho do governo nazista. A aeronave era um verdadeiro ícone da indústria alemã. Ele fez seu voo inaugural em 1936, e fez 63 voos nos 14 meses em que existiu. Tendo sobrevoado inclusive o Brasil.

Zepelin sobrevoando o Rio de Janeiro



Ben Dova, ou Joseph Späh, nasceu na França em 1905, mas migrou com a família para os Estados Unidos ainda criança. Apresentava-se em espetáculos de vaudeville fazendo contorcionismo e números de equilíbrio.

Um de seus números mais populares era o que se segurava em um poste falso, de borracha, e tentava se equilibrar enquanto o mesmo balançava. Ele chegou a registrar o número no topo do Edifício Chanin, de 56 andares, em Nova York.

O número que parece ser extremamente arriscado, na verdade é um truque cinematográfico. O poste foi colocado numa mureta de tijolos falsas, e os movimentos de câmera ajudam a dar ilusão de que ele realmente corre risco de vida.


Assista ao número de Ben Dova




Em 1930 Dova fez sua estreia no cinema, atuando no curta-metragem A Chinatown Fantasy (1930), da Paramount. Também atuou em The Way of All Freshmen (1933), sempre fazendo malabarismos acrobáticos.

Em 1937 foi para a Europa fazer uma turnê, e tinha contrato para se apresentar no Radio City Music Hall em 12 de maio daquele ano. Iria voltar à América de navio, mas chegou atrasado no porto e perdeu a viagem. Foi então que comprou passagens para o Hindenburg, único meio de chegar nos Estados Unidos a tempo de estrear o espetáculo. Em sua bagagem, levava consigo um cão que havia adotado, que iria dar de presente para seus filhos. 


Ben Dova no Hindenburg



Quando o Hindenburg estava pronto para aterrizar, ele pegou fogo ainda no ar. A estrutura foi caindo ao solo e muitas pessoas caíram das janelas do dirigível. Ben Dova ficou pendurado em uma janela, e esperou o momento exato para pular, estando o mais perto possível do solo, pulando mais ou menos de uma altura de seis metros.


Destacado com a seta, o ator pulando do dirigível em chamas


Dova afastou-se das chamas e seguiu caminhando, conversou brevemente com o repórter Herb Morrison, que cobria o acidente, e foi procurar sua esposa e filhos que o esperavam no hangar. Foi sua esposa que percebeu que ele havia quebrado a perna na queda.




Morreram 36 pessoas no desastre, sendo 13 passageiros. O Chefe Heirich Kubis e o capitão Max Pruss acusaram Dova de ter sabotado o Hindenburg, dizendo que ele colocou uma bomba nas fuselagens, perto de onde seu cão estava sendo transportado. Como a viagem durou seis dias, ele constantemente ia na parte de trás (onde ocorreu a explosão) para ver e alimentar seu animal de estimação. Tal fato levantou as suspeitas dos oficiais nazistas, que não podiam admitir que um símbolo importante do nazismo tivesse sofrido um acidente por erros humanos. 


O ator foi investigado pelo FBI e pela Gestapo, mas no final concluiu-se que ele não tinha culpa alguma, o desastre fora causado pela estática acumulada pela aeronave, aliada a uma brusca manobra que fez com que um dos tanques de hidrogênio explodissem. O fogo se alastrou rapidamente por causa da estrutura do veículo, construído com tecido de algodão impermeabilizado com acetato de celulose e recoberto com pó aglutinado de alumínio (a fim de conferir-lhe uma cor prateada, permitindo o destaque da suástica), altamente inflamáveis.





Após o desastre, o artista continuou se apresentando em shows por muitos anos. Tendo inclusive feito parte do espetáculo The Streets of Paris (1939), na Broadway, que marcou a estreia de Carmen Miranda nos Estados Unidos.






Nos anos 70 e 80 fez mais alguns filmes, como Maratona da Morte (1976) e Dear Mr. Wonderful (1982).



Ben Dova em Maratona da Morte

Seu filho Gil Dova seguiu a carreira do pai, e apareceu como ator no filme Cassino (Idem, 1995). Ben Dova é tio do ator Jack Cassidy, que por sua vez é pai de David Cassidy, da Família Dó Ré Mi. Ele faleceu em 30 de setembro de 1986, aos 81 anos.


No filme O Dirigível Hindenburg (The Hindenburg, 1975), foi vivido pelo ator Robert Clary,  de Guerra, Sombra e Água Fresca. Clary, que é judeu, também é um sobrevivente dos Campos de Concentração mantidos pelos nazistas.


Robert Clary em O Dirigível Hindenburg



O cão que Ben Dova levava para seus filhos morreu no incêndio, mas a câmera que ele carregava consigo sobreviveu, e com ela imagens reais dos passageiros durante o voo do Hindenburg.






Leia também:  Que fim levou? David Cassidy de A Família Dó-Ré-Mi


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

1 Comentários