Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Laura Cardoso comemora 95 anos de vida, em plena atividade


Laura Cardoso é uma das mais aclamadas atrizes brasileiras. Com uma carreira com mais de de 70 anos, Laura brilhou no rádio, teatro, televisão, cinema e até dublagem. 


Filha de imigrantes portugueses, Laurinda de Jesus Cardoso nasceu em 13 de setembro de 1927, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Desde criança, já gostava de atuar, mesmo antes de saber o que era atuação. Aos seis anos de idade, ela e uma amiga vestiam as roupas de suas mães, colocavam brincos e chapéus e fingiam que iam tomar o bonde. Quando o bonde passava, elas subiam e desciam correndo.

Aos 15 anos, escondida dos pais, saiu do colégio e foi fazer um teste para rádio atriz na Rádio Cosmos. Julio Atlas gostou da menina, mas não de seu nome, e a rebatizou de Laura Cardoso. Quando soube, a mãe foi contra, mas o pai acabou apoiando. E assim ela começou sua longa e bem sucedida carreira. Passou pelas Rádios América, Cultura, Bandeirantes, Piratininga e Tupi, onde ingressou em 1954.

Em 1949, conheceu no rádio o ator, diretor, roteirista e produtor Fernando Balleroni, com quem se casou. Em 1951, Laura chegou a abandonar a carreira, para dedicar-se exclusivamente ao lar, mas logo recebeu um convite para atuar na televisão e acabou aceitando por achar que as condições de trabalho eram melhores que no rádio.
Laura Cardoso com Fernando Balleroni e os filhos
Em 1952, estreou na TV Tupi, atuando no programa O Tribunal do Coração, escrito e produzido por Vida Alves, que se tornaria sua amiga por toda a vida. Na Tupi, Laura Cardoso atuou em diversos teleteatros, fazendo desde dramas até comédias.
Lima Duarte e Laura Cardoso, no Grande Teatro Tupi
Patricia Mayo e Laura Cardoso

Laura Cardoso no Clube dos Artistas, em 1957

Laura Cardoso e Tarcísio Meira
Também atuou em inúmeras novelas por quase 20 anos, mas tem um carinho especial pela novela Um Lugar Ao Sol (1953), sua primeira telenovela. A obra era uma versão do filme homônimo estrelado por Elizabeth Taylor e Montgmery Clift. Laura fazia o papel que fora de Shelley Winters no cinema, e durante a cena do afogamento em um rio pegou um resfriado que a deixou de cama por uma semana.
Henrique Martins, Wilma Bentivegna, Laura Cardoso, Flora Geni, Vida Alves e Heitor de Andrade na novela As Quatro Irmãs (1956)
Percy Ayres e Laura cardoso na novela Moulin Rouge, A Vida de Toulose-Lautrec (1963)
Da Tupi, passou pelas emissoras Excelsior, TV Rio, Record e Cultura.
Em 1981, estreou na Rede Globo, onde permanece até hoje, atuando na novela Brilhante (1981), de Gilberto Braga. Entre seus papéis mais marcantes na emissora estão a Isaura Araújo, de Mulheres de Areia (1993), a Guimoar, de A Viagem (1994), e a Maria Doroteia Leal, na série Gabriela (2012). Até o momento, sua última novela foi A Dona do Pedaço (2019).
Laura Cardoso, Sebastião Vaconcelos e Glória Pires em Mulheres de Areia
Laura Cardoso em Gabriela
No cinema, o primeiro filme em O Rei Pelé (1962), cinebiografia do jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento. Mas sua estréia cinematográfica na verdade, ocorreu em Imitando o Sol (1964), dirigido por Geraldo Vietri, conhecido diretor da TV Tupi. O filme, que foi rodado nos Estúdios da Vera Cruz, começou a ser rodado em 1962, mas só foi lançado nos cinemas em 1964.
Laura Cardoso nos bastidores de Imitando o Sol
Ela trabalharia novamente com Vietri em O Homem das Encrencas (1964) e Quatro Brasileiro em Paris (1965). Ainda na década de 60 atuou em Corisco, o Diabo Loiro (1969).

Laura Cardoso e Abílio Marques em O Homem das Encrencas
Dando mais enfase a televisão, afastou-se do cinema por alguns anos, retornando em Já Não Se Faz Amor Como Antigamente (1976). Ainda trabalhou em Tiradentes, o Mártir da Independência (1977) e no clássico Ariella (1980). Também atuou em Um Casal de 3 (1982),  e Quincas Borba, em 1987.
Laura Cardoso e Sandra Barsotti em Um Casal de 3
Também atuou no importante Terra Estrangeira (1995), que marcou a retomada do cinema brasileiro após anos de crise na industria nacional. Ao longo de sua carreira, atuou em mais de 30 filmes, a maioria deles rodados a partir do ano 2000.  Entre seus filmes, ainda destacamos As Aventuras de Zico (1998), Através da Janela (2000), Copacabana (2001), Muito Gelo em Dois Copos D'Água (2006), Primo Basílio (2007), Muita Calma Nessa Hora (2010), De Onde eu Te Vejo (2016) e Encantados (2018). Também está no elenco de De Perto Ela Não é Normal (2020), seu último trabalho até o momento.
Laura Cardoso em Encantados
A atriz também tem uma extensa carreira teatral e afirma que os palcos são a sua grande paixão. Mas uma curiosidade que poucas pessoas sabem é que Laura Cardoso também se aventurou nos primeiros dias da dublagem, embora tenha feito poucos trabalhos neste ramo, devido aos contantes convites para novelas. Laura inclusive foi a dubladora da Betty Ruble, no desenho Os Flintstones.






Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Grande Atriz a Laura Cardoso. Para mim a Personagem 'Santa' foi inesquecível.

    ResponderExcluir
  2. Só uma ligeira retificação: "Imitando o sol" e "O homem das encrencas" é o mesmo filme - um daqueles casos em que um mesmo filme tem mais de um nome...

    ResponderExcluir
  3. Diva, linda, toda felicidade do mundo, muita saúde para você.

    ResponderExcluir