Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre o ator e diretor Henrique Martins



Morreu hoje, 25 de agosto, o ator e diretor Henrique Martins, um dos pioneiros da televisão brasileira, com mais de 60 anos de carreira.



Nascido em Berlim, Alemanha, Heinz Schelesinger nasceu em 28 de agosto de 1933, e migrou ainda criança para o Brasil.

Com sua voz grave, estreou como rádio-ator. Na televisão, começou na TV Tupi, em 1955. Seu trabalho mais famoso em novelas foi em O Sheik de Agadir (1966), uma das primeiras novelas da Rede Globo. Ele também foi diretor da obra, junto com Regis Cardoso. Também destacou-se nas novelas Meu Pé de Laranja Lima 1970). Seu trabalho mais recente como ator foi em Carrossel (2012), no SBT.

Como diretor, foi responsável pelo sucesso de O Direito de Nascer (1964). Também dirigiu O Barbara Azul (1974), Os Imigrantes (1982), Éramos Seis (1994). Seu último trabalho como diretor foi em Revelação (2008), no SBT.

No cinema, atuou em filmes como O Sobrado (1956), A Lei do Cão (1967) e O Capacete Dourado (2007).

Com Neuza Amaral em A Lei do Cão (1967)

Devido a sua experiência em Rádio, também atuou como dublador. Sua voz sempre caía muito bem para os vilões. Mas fez também um herói: Super-Homem na série "As Aventuras de Super-Homem", dublando o ator George Reeves. Depois participou ativamente de filmes e séries de TV como: Cidade Nua, Rota 66, Viagem ao Fundo do Mar e até na 1ª temporada de A Feiticeira. Ainda dublou o ator Robert Taylor no filme Quo Vadis.

Henrique Martins tinha 84 anos, e estava internado no Hospital Samaritano, após sofrer uma queda em casa e quebrar duas costelas. O velório e o enterro será no dia 27, das 09 as 11 horas, no Cemitério Israelita do Butantã, Av. Eng.Heitor Eiras Garcia, 5.530.


Leila Diniz, Henrique Martins e Henriette Morineau na novela
Anástácia, Uma Mulher Sem Destino (1967)


Leia também: Morreu a atriz Beyla Genauer, aos 85 anos

Leia também: Nathalia Timberg, uma dama da atuação

Leia também: Isaura Bruno, muito além da Mamãe Dolores



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Dublou o Francisco de Franco (Chicão) no personagem do Capitão Rodrigo (Um Certo Capitão Rodrigo, de Anselmo Duarte) com sua voz grave e marcante!

    ResponderExcluir
  2. Atualmente na série que reprisa na Rede Brasil de Televisão, não é a voz dele, e sim de outro ator que dá voz a vários atores de filmes atuais de sucesso ...😕To correto amigos???😯

    ResponderExcluir