Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Lynda Carter, "A Mulher Maravilha"




Em 1976 os produtores da CBS começaram a produzir o seriado A Mulher Maravilha (Wonder Woman, 1975-1979). Várias atrizes famosas na época foram testadas para o papel, incluindo Joanna Cassidy, Raquel Welch, Farah Fawcett, Lindsay Wagner e Suzanne Sommers. Mas nenhuma agradou ao estúdio.

Foi então que surgiu o nome de Lynda Carter, famosa até então por ter sido a vencedora do concurso de Miss World USA em 1972. A Warner, estúdio envolvido na produção, não gostou da sugestão, pois não queriam alguém sem experiência em atuação para protagonista deste projeto antigo, que há muito não saia do papel.

Mas Lynda foi testada e aprovada. Ela não era exatamente uma atriz inexperiente, já tendo feito algumas participações em séries como Matt Helm e Starsky and Hutch. Ela também já havia atuado em alguns telefilmes, como Shamus (A Matter of Wife... and Death, 1975), com Rod Taylor.

Rod Taylor e Lynda Carter

Mas foi mesmo como a Mulher Maravilha (e como Diana Prince) que ela ficou mundialmente conhecida. A série fez muito sucesso, e foi exibida pela primeira vez no Brasil em 1977, na Rede Globo (depois passou pela TVS, TV Record e Rede Brasil), dublada pela atriz Ângela Bonatti (a mesma de A Poderosa Ísis, leia sobre esta serie aqui). Atores veteranos como Roy Rogers e Roddy McDowell fizeram participações na série, que também lançou a atriz Debra Winger, como irmã mais nova da mulher maravilha. Foi a própria Lynda Carter quem convenceu os estúdios a escolherem Debra para o papel. 

 Debra Winger e Lynda Carter

Lynda e Roy Rogers

Durante seu contrato com a série, a atriz foi escalada por Francis Ford Coppola para fazer a playmate Bunny no clássico Apocalypse Now (Idem, 1979). Mas uma tempestade destruiu os sets de filmagem e muito do material já rodado, atrasando a produção em dois meses. Quando finalmente voltariam a filmar, ela teve que deixar o projeto para voltar a gravar a série. A atriz Colleen Camp então a substituiu.

Ao fim da série Lynda não repetiu o sucesso da televisão no cinema. Ela atuou em alguns telefilmes, como A História de Rita (Rita Hayworth: The Love Goddess, 1983) e Porque eu Posei Para a Playboy (Posing: Inspired by Three Real Stories, 1991). Em a História de Rita deu vida a lendária atriz Rita Hayworth, a estrela de Gilda (Idem, 1946).


Lynda Carter como Rita Hayworth



 
Ela ainda fez duas séries para a TV: Jogo de Damas (Partners in Crime, 1984) e Hawkeye (1994-1995), mas ambas não passaram da primeira temporada.


Lynda Carter e Loni Anderson em Jogo de Damas


Paralelamente, investiu na carreira de cantora, que iniciou antes mesmo de começar a atuar. A partir da década de 2000 começou a fazer participações especiais em filmes e séries, que a resgataram de um ostracismo de alguns anos.

Em 2005 atuou em Os Gatões: Uma Nova Balada (The Dukes of Hazzard, 2005), remake para o cinema de uma famosa série de televisão da década de 70. Em 2016/2017 fez participações regulares na série Supergirl, interpretando Olivia Marsdin, a presidente dos Estados Unidos.

Em 2020 ela fez uma participação especial em Mulher-Maravilha 1984 (Wonder Woman 1984), estrelado por Gal Gadot.


Lynda Carter em Mulher Maravilha 1984



Willie Nelson e Lynda Carter em Os Gatões

Lynda Carter na série Smallville, em 2007

Lynda Carter (como ela mesma) com Jon Cryer, em Dois Homens e Meio (Two and a Half Man, em 2013)

Com a atriz Melissa Benoist em Supergirl

Paralelamente a sua carreira, Lynda Carter também dedica seu tempo a causas humanitárias. É militante dos direitos dos homossexuais, e faz campanha para arrecadar fundo para pesquisas para o tratamento do câncer de mama.

Em fevereiro de 2021, o marido de Lynda, Robert A. Altman (com quem ela era casada desde 1988), faleceu.


Lynda Carter, Robert A. Altman e os filhos da atriz



Postar um comentário

5 Comentários

  1. Michael Carvalho Silva27 de novembro de 2021 às 20:50

    Lynda Carter pode mesmo ser muito bonita, mas mesmo assim ela jamais foi tão bela e atraente quanto a morena, belíssima, escultural e exuberante atriz de cinema americana Katherine Fitzpatrick que foi literalmente a mulher mais linda e deslumbrante do mundo inteiro no final da década de setenta do século vinte quando ela interpretou a vítima do Conde Drácula no clássico e excelente filme de terror Zoltan, O Cão Vampiro De Drácula.

    ResponderExcluir
  2. Hollywood nunca quis perder tempo com Lynda Carter pois ela jamais foi bonita e nem talentosa o suficiente para fazer carreira no cinema tendo que se contentar somente em ser uma reles atrizinha de televisão da vida qualquer. Afinal de contas, não são todas que nascem para ser como Rita Hayworth e Kathleen Turner por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. queria citar que no começo tem um erro, pois a produção da série começou em 75, ao contrário de mencionado.

    ResponderExcluir
  4. E não vejo outra atriz com Mulher Maravilha, mesmo que Gal Gadot seja linda, não chega perto de Lynda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michael Carvalho Silva8 de agosto de 2022 às 06:47

      Tudo bem, Senhor Flávio Vieira, eu respeito sua opinião, mas a beleza morena impecável e extraordinária de Katherine Fitzpatrick era tão exultante e descomunal ao extremo na segunda metade e no final da década de setenta do século vinte que ela praticamente pagou um preço alto demais justamente por ter sido a mulher e a atriz mais bela e deslumbrante do cinema e do mundo inteiro naquela mesma época pois Hollywood por pura inveja e despeito de sua beleza física perfeita e estonteante boicotou e arruinou para sempre a carreira de Katherine como atriz profissional no cinema mundial quando o finado ator e cineasta americano Michael Pataki à escolheu a dedo pessoalmente para estrelar seus dois principais filmes de terror e suspense realizados naquele mesmo período que foram A Mansão Condenada de 1976 e Zoltan, O Cão Vampiro De Drácula de 1978 apesar da própria Lynda Carter ter sido eleita por um júri inglês a mulher mais bonita do mundo naquele mesmo ano de 1978 apesar sobretudo da beleza espetacular e sensacional de Katherine eu seu auge ter sido capaz de reduzir a própria Lynda a pó naquela época sem a menor sombra de dúvida diga-se de passagem.

      Excluir