Grande sucesso na Netflix, a série Inventando Anna (Inventing Anna, 2022), criada por Shonda Rimes, tem permanecido no Top 10 dos programas mais vistos na plataforma de streaming. A série mostra a história real da golpista Anna Delvey, que aplicou golpes milionários na elite Nova Yorkina.
Anna Chlumsky interpreta a jornalista Vivian Kent, que faz de tudo para tentar remontar o quebra-cabeças sobre a história de Anna, para compor uma matéria jornalística, que pode ressuscitar sua carreira.
Anna Chlumsky em Inventando Anna
O público talvez reconheça seu rosto, mas não lembre exatamente de onde conhece esta atriz. Veterana das telas, Anna Chlumsky começou a atuar cedo, e foi a estrela do clássico Meu Primeiro Amor (My Girl, 1991), ao lado de Macaulay Culkin.
Macaulay Culkin já era um astro mirim em 1991. Com uma carreira já consolidada, e o megassucesso de Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990), o garoto então com 11 anos já era um dos atores mais bem pagos de Hollywood. Como o inocente Thomas de Meu Primeiro Amor (My Girl, 1991), ele pode mostrar ao mundo também, que, apesar de ser muito novo, podia ser também um ator sensível e talentoso. O mesmo podemos dizer de sua colega de elenco, a então desconhecida Anna Chlumsky.
Anna Chlumsky era poucos meses mais nova que Macaulay, tendo nascido em 3 de dezembro de 1980, em Chicago, Illinois (EUA).
Filha de um imigrante tcheco, Anna começou a trabalhar como modelo aos 10 anos de idade, e aos 11 protagonizou o filme, que retrata de forma delicada a descoberta do primeiro amor, e também das primeiras perdas.
A menina já havia, entretanto, trabalhado no cinema anteriormente, fazendo uma pequena ponta no filme Quem Vê Cara Não Vê Coração (Uncle Buck, 1989), estrelado por John Candy e Macaulay Culkin. Anna interpretou uma das crianças da escola, numa pequena participação.
Anna Chlumsky (com a mão na boca) em Quem Vê Cara Não Vê Coração (Uncle Buck, 1989).
Mas foi mesmo como a Vada Sultenfuss de Meu Primeiro Amor que ela atingiu o estrelato. Anna foi eleita a atriz mais promissora do ano de 1992 pela Chicago Film Critics Association Awards e foi eleita a revelação do ano em 1993 na premiação do Young Artist Awards.
Também foi indicada nesta categoria no MTV Movie Awards e levou, junto com seu co-astro, o prêmio de melhor beijo do ano.
Ela repetiria o papel de Vada em Meu Primeiro Amor: Parte 2 (My Girl 2, 1994), fazendo agora par romântico com o ator Austin O'Brien. Mas o filme não repetiu o mesmo sucesso do original.
Austin O'Brien e Anna Chlumsky em Meu Primeiro Amor: Parte 2 (My Girl 2, 1994).
Ela ainda atuaria em filmes como Mamãe Nota 10 (Trading Mom, 1994) e Caçadoras de Aventuras (Gold Diggers: The Secret of Bear Mountain, 1995), ao lado da também promissora atriz mirim Christina Ricci. Mas, após fazer algumas participações em séries de TV, a jovem atriz deixou o cinema. Ela deixou a vida artística para dedicar-se aos estudos, indo fazer faculdade de Estudos Internacionais na Universidade de Chicago.
Anna Chlumsky e Christina Ricci em Caçadoras de Aventuras (Gold Diggers: The Secret of Bear Mountain, 1995).
Após alguns anos trabalhando na área, inclusive morando no Brasil devido compromissos de trabalho, ela sentiu falta de atuar e matriculou-se Atlantic Acting School, em Manhattan, para estudar interpretação formalmente.
Em 2005, ela retornou às telas em um curta-metragem independente. Seu retorno às telas foi discreto e pouco comentado.
Após atuar sem grande destaque em produções como Conversa Truncada (In the Loop, 2009) e Um Natal Diferente (12 Men of Christmas, 2009), Anna ganhou destaque em uma participação de quatro capítulos na série Cupid, em 2009.
Em 2012, Anna voltou a condição de estrela, ao co-protagonizar, ao lado de Julia Louis-Dreyfus, a série de TV Veep, da HBO. A série cômica mostra os bastidores da Casa Branca e Anna Chlumsky interpreta Amy Brookheimer, a chefe de gabinete da vice-presidente dos Estados Unidos (papel de Dreyfus). Por este trabalho a atriz já recebeu seis indicações ao prêmio Emmy, um dos mais importantes da televisão norte-americana.
Em 2019, no tapete vermelho do Emmy, Anna deu entrevista para Hugo Gloss, e revelou que sabe falar português, pois morou um tempo na cidade de Salvador, na Bahia.
Anna veio parar no Brasil após começar a namorar um rapaz carioca que morava nos Estados Unidos, e começou a estudar o idioma para poder conversar com a mãe dele. Mais tarde, mudou-se para o Brasil para estudar.
Paralelamente, ela também atuou na série Halt and Catch Fire (2017), da AMC. Em 2019, após o fim de Veep, ou Vice, no Brasil, esteve no elenco da série 64th Man.
Ela emprestou a voz a personagem Charlotte nos novos episódios de Rugrats (2021) e em 2022 estrelou o grande sucesso Inventando Anna (Inventing Anna, 2022), uma minissérie de nove episódios produzida pela Netflix.
Baseada em fatos reais, a série conta a história da golpista Anna Sorokin, uma jovem de origem russa que enganou a elite financeira de Nova York, usando o nome de Anna Delvey. Chlumsky interpreta a jornalista Vivian Kent, que escreveu uma matéria jornalista com o perfil de Anna, e tornou-se uma das publicações mais lidas da história da revista em que ela trabalhava. Na vida real, a jornalista chama-se Jessica Pressler, e escreveu o artigo para a revista New Yorker Magazine.
Anna Chlymsky e Julia Garner em Inventando Anna
Casada desde 2009, ela é mãe de duas filhas.
Shaun So e a esposa Anna Chlumsky.
Anna Chlumsky reencontrando Jamie Lee Curtis, que interpretou sua madrasta em
Meu Primeiro Amor (My Girl, 1991).
Leia também: 21 Curiosidades Sobre Macaulay Culkin
Veja também: Antes e Depois do Elenco de Punky, a Levada da Breca
0 Comentários