Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre o dramaturgo Neil Simon, aos 91 anos


Neil Simon, lendário dramaturgo e roteirista norte-americano, faleceu aos 91 anos de idade.


Marvin Neil Simon nasceu em 04 de julho de 1927, no Bronx em Nova York.

Quase todas as mais de 30 peças que ele escreveu, principalmente comédias da Broadway, foram adaptadas para o cinema, sendo considerado maior dramaturgo adaptado (superando inclusive William Shakespeare em número de textos). Como resultado, foi indicado ao Oscar de melhor roteirista quatro vezes, embora nunca tenha recebido o prêmio.

O primeiro texto do autor, adaptado para o cinema foi em O Bem Amado (Come Blow Your Horn, 1963), uma comédia estrelada por Frank Sinatra e Dan Blocker (de Bonanza). Na época, ele já era um veterano roteirista de televisão, tendo estreado no veículo em 1948.

Em 1968 ele recebeu sua primeira indicação ao Oscar pela comédia clássica Um Estranho Casal (The Odd Couple, 1968), com a dupla Jack Lemmon e Walther Matthau. O filme gerou sequências e séries de televisão.

Simon com Jack Lemmon e Walther Matthau

Na verdade, foi seu irmão Danny Simon quem começou a escrever a peça, mas não conseguiu terminar e passou a ideia original para Neil, que sempre destinou parte dos lucros dos direitos autorais para Danny.

Ele ainda foi indicado ao Oscar por Uma Dupla Desajustada (The Sunshine Boys, 1975), A Garota do Adeus (The Goodbye Girl, 1977) e Califórnia Suíte (California Suite, 1978), todos dirigidos por Herbert Ross.

Embora nunca tenha ganho um Oscar, recebeu um Globo de Ouro por seu trabalho em A Garota do Adeus (The Goodbye Girl, 1977) .

Entre os filmes mais famosos baseados na sua obra destacamos ainda Descalços no Parque (Barefoot in the Park,1967), Charity, Meu Amor (Sweet Charity, 1969), Corações em Alta (The Heartbrek Kid, 1972), Assassinato por Morte (Murder by Death, 1976), Parece que Foi Ontem (Seem Like Old Times, 1980).

Neil Simon com Goldie Hawn nos bastidores de Parece que Foi Ontem

Simon casou-se quatro vezes, inclusive com as atrizes Diane Lander (por duas vezes), Marsha Mason e Elaine Joyce, com quem estava casado atualmente.

Neil Simon e Elaine Joyce

Vencedor do prêmio Pulitzer em em 1991, ele já sofria de problemas de saúde há muitos anos. Em 2004 o escritor se submeteu a um transplante renal. 

Neil Simon faleceu vítima de pneumonia, em 26 de agosto de 2018.


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

0 Comentários