Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Relembrando JoAnna Cameron, a estrela de A Poderosa Ísis





Em 1977 a Rede Globo exibiu pela primeira vez no Brasil a série A Poderosa Ísis (The Secrets of Isis1975-1976), produzida pela CBS e estrelada pela atriz JoAnna Cameron. A série contava a história de Andrea Thomas, que se transformava na heroína que combatia o mal ao dizer as palavras "Poderosa Ísis", invocando os poderes de uma espécie de Deus egípcio.

JoAnna Kara Cameron nasceu no Colorado em 20 de setembro de 1951. Seu primeiro emprego foi como guia no recém inaugurado parque da Disneylândia. JoAnna trabalhava para pagar o curso na faculdade UCLA, e foi lá que conheceu Linda Hope, filha do comediante Bob Hope.

Linda indicou a amiga para um pequeno papel no filme do pai, Como Cometer Um Casamento (How to Commit Marriage, 1969), de Norman Panama.

Bob Hope e JoAnna em Como Cometer um Casamento

Em 1970 um produtor a viu em um restaurante e a convidou para fazer um teste para o filme Uma Garota de Raça (Star Spangled Girl, 1971), mas ela perdeu o papel para Sandy Duncan. A atriz fez inúmeras aparições em seriados e teve pequenos papéis em filmes como O Seu Caso Era Mulher (I Love My Life, 1970) e Garotas Lindas aos Montes (Pretty Maids All in a Row, 1971). Mas era na publicidade que a atriz ganhava dinheiro. Em 1977 ela entrou para o Guinnes Book como a modelo que fez mais comerciais nos Estados Unidos.

Em 1970 começou a ganhar destaque fazendo participações regulares na série Marcus Welby Médico 
(Marcus Welby, M.D.). Em 1975 também começou a fazer aparições regulares na série Shazan, já interpretando A Poderosa Ísis, personagem que a consagraria. Foi o primeiro seriado live-action protagonizado por uma heroína mulher.

A personagem agradou tanto, que ganhou sua própria série, que durou de 1975 a 1976. No Brasil foi exibida primeiramente pela Rede Globo, depois TVS e TV Record, dublada pela atriz Ângela Bonatti.


Ao fim da série a atriz trabalharia novamente com adaptações de histórias em quadrinhos (embora surgida na TV, a personagem ganhou as páginas de quadrinhos da DC Comics na década de 70), fazendo participação na série Homem Aranha em 1978.



Em 1980 ela atuou em seu último filme, Swang Song (1980), uma produção modesta feita para a televisão. Depois dirigiu um documentário sobre a aeronáutica e afastou-se definitivamente das câmeras.

JoAnna trabalhou muitos anos com enfermeira na Califórnia, e atualmente trabalhava como gerente de marketing em um hotel no Hawaí. Eventualmente ela também comparecia em feiras e conferências dedicadas a fãs da série.





A atriz JoaAnna Cameron faleceu no dia 22 de outubro de 2021, após sofrer um derrame. A sua morte foi anunciada nas redes sociais pela atriz Joanna Pang, que interpretava a jovem Cindy Lee na série.





Veja também: Os Artistas que Morreram em 2021

Postar um comentário

23 Comentários

  1. Eu adorava tanto esse seriado que coloquei o nome da minha filha mais nova hoje com 25 anos de isis. Era maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. Era criança e assisti este episódio do Homem-Aranha em que ela atua de biquíni branco. Quase 40 anos e nunca esqueci, que mulher linda.

    ResponderExcluir
  3. Ela era linda,tornou-se uma senhora elegante.Só lembro dela na participação do longa Homerm-Aranha Volta Atacar que aqui no Brasil passou nos cinemas e depois na tv.O tempo passa para todos.

    ResponderExcluir
  4. Era muito legal...pouca tecnologia mas muito entretenimento e toda série ensinava algo! Hoje fizeram um Shazzam Nutella que é mais comédia!!!!!

    ResponderExcluir
  5. esta serie esta passando no canal 55 o canal se chama tv8

    ResponderExcluir
  6. Muito Assisti os Episódios, Nunca perdi um , Sempre Tinha Uma Lição pra Vida, Era muito Divertido Assistir A Poderosa Isis , hoje tenho 56 anos, tempos que não voltam mais .

    ResponderExcluir
  7. Nossa c..lembro .t bm.dessa linda mulher e a poderosa isis. Asim cm mulher maeavilha os waltons. Danile boone chaparral e mts outros

    ResponderExcluir
  8. eu adorava a poderosa isis mas a minha preferida é a mulher maravilha que eu assisto na rede brasil adoro esse canal que passa essas séries maravilhosas valeu

    ResponderExcluir
  9. Que época maravilhosa. Assisti todas essas séries, Poderosa Isis, Shazzam.... lembram do Garoto e o Gigante?

    ResponderExcluir
  10. verdade, meu pai costumava dizer quando se é jovem é uma coisa quando fica velho é outra coisa. Pura verdade.

    ResponderExcluir
  11. Natural ela ter envelhecido. A série foi feita nós anos 70. Éramos crianças e hoje estamos todos no mínimo na casa dos 50, né genteee!!!

    ResponderExcluir
  12. Essa série voltou no canal Rede Brasil e canal 8 dá tv aberta.

    ResponderExcluir
  13. Qual é o Canal da NET que está passando Ísis e Mulher Maravilha? Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Eu detestava essas séries ruins. Gostava de Perdidos no Espaço, Túnel do Tempo e de Terra de Gigantes.

    ResponderExcluir
  15. Linda mulher...Tenho 44 anos!
    Me lembro um pouco dessa série.

    ResponderExcluir
  16. Lembro um pouco da série poderosa Isis.Saudades.

    ResponderExcluir
  17. Michael Carvalho Silva6 de abril de 2022 às 02:22

    Joanna Cameron, belíssima e inesquecível atriz e modelo americana que será eternamente lembrada e cultuada como a maravilhosa e linda Ísis do Universo DC.

    ResponderExcluir
  18. Joanna Cameron, a verdadeira e única super-heroína dos seriados de televisão americanos da década de setenta do século vinte. Chupa, Lynda Carter.

    ResponderExcluir