Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre a cantora Anamaria, musa da Bossa Nova e a Mulher de Branco de Ipanema






Morreu no dia 03 de agosto a cantora Anamaria, que foi esposa de Marcos Valle e há anos era uma figura folclórica de Ipanema, por perambular pelas ruas sempre vestida de branco. Ela tinha 75 anos e estava internada com pneumonia.



Anamaria de Carvalho era vizinha de Tom Jobim, e foi assim que conheceu Marcos Valle, com quem se casou qem 1965. Ela foi a musa inspiradora da música Os Grilos (Crickets for Anamaria), e morou com o marido nos Estados Unidos, onde foi uma das difundidoras da Bossa Nova.






Em 1965 ela e Marcos Valle foram para Los Angeles. Ao lado do marido, cantou músicas como “Samba de verão”, um dos clássicos da bossa-nova. Foi integrante do Brasil’65, de Sergio Mendes, e ajudou a divulgar a bossa-nova no exterior durante os quatro anos que ficou casada com Marcos Valle.




Anamaria com o conjunto de Sérgio Mendes

Em 1969, já separada, ela chegou a atuar na novela Um Gosto Amargo de Festa (1969), na TV Tupi. Depois, na década de 1970, envolveu-se com o movimento hippie e o psicodelismo.

Em 1974, usando o nome de OrianaMaria, gravou um disco, seu último registro musica Ol.



A partir da década de 1980 tornou-se uma espécie de Lenda Urbana da Praia de Ipanema, quando virou uma espécie de andarilha que sempre se vestia de branco, geralmente com uma flor nos cabelos. Ela dizia que trajava branco por gostar da energia da cor, porém, em 2013, em uma entrevista, alegou que usava em luto por uma tia (o branco é a cor do luto no Japão).



E há alguns anos, trocou o branco pelo azul, devido a uma música de Wilson Simonal ("vesti azul, minha sorte então mudou").

Em 2011 o diretor Chico Canindé dirigiu o documentário Anamaria - A Mulher de Branco de Ipanema.

Leia também:  Astrud Gilberto, a brasileira que levou a Bossa Nova para Hollywood

Veja também: Raul Gil já foi ator

Postar um comentário

0 Comentários