Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Milton Ribeiro, o astro de O Cangaceiro





Escrito e dirigido por Lima Barreto, com diálogos de Rachel de Queiroz, o filme O Cangaceiro (1953) foi o primeiro filme Brasileiro a fazer sucesso internacionalmente. Vencedor do prêmio de Melhor Filme de Aventura e Melhor Trilha Sonora no Festival de Cannes, o filme foi comprado pela Columbia Pictures, que o distribuiu para 80 países, e só na França ficou cinco anos em cartaz.

Inspirado na história de Lampião, o ator Milton Ribeiro dava vida ao cangaceiro Capitão Galdino.


Milton Ribeiro e Vanja Orico em O Cangaceiro

Milton Ribeiro nasceu em Passos, Minas Gerais, em 21 de agosto de 1953.

Ele iniciou sua carreira como rádio-ator na Rádio Cruzeiro do Sul, já em São Paulo, em 1944. Depois, foi contratado pelas Rádios Associadas (Tupi e Difusora), onde atuou em diversas rádio-novelas. Também atuou em alguns teleteatros nos primeiros tempos da TV Tupi, de São Paulo.

Na mesma época, participou de algumas peças de teatro produzidas pelo TBC (Teatro Brasileiro de Comédias).

Mas foi somente em 1953, quando Lima Barreto o escolheu para protagonizar O Cangaceiro (1953), que o ator passou a ser reconhecido pelo público. Mesmo Ribeiro já tendo atuado anteriormente no cinema, nos filmes Ângela (1951) e Sai da frente (1952), todos produzidos pela Vera Cruz.

O sucesso mundial de O Cangaceiro fez de Milton Ribeiro um astro popular, e ele ganhou até a sua própria história em quadrinhos, com aventuras ambientadas no cangaço. O Gibi era desenhando pelo quadrinista Gedeone Malagola, e publicados pela Editora Júpiter.


A carreira após O Cangaceiro

Vanja Orico, Alberto Ruschell e Marisa Prado, seus colegas de elenco de O Cangaceiro, receberam convites internacionais, e fizeram sucesso atuando em filmes na Europa, mas Milton Ribeiro, apesar de ter recebido convites para fazer filmes no México, acabou nunca trablhando no exterior.


Milton Ribeiro dançando com a estrela mexicana Ninón Sevilla, no Festival Internacional de Cinema de São Paulo, em 1954

No Brasil, entretanto, passou a ter papéis melhores na televisão, contratado pela TV Tupi. Ele atuou em muitos teleteatros, e ao lado de Sônia Maria Dorce (a estrelinha mirim do canal), atuou no seriado 48 Horas com Bibinha (1953). Mas na maioria das vezes, acabou repetindo papéis semelhantes ao de Galdino, até mesmo em programas humorísticos.


Milton Ribeiro na TV Tupi

Walter Stuart, Milton Ribeiro e Henrique Canales, na TV Tupi

O ator retornou ao cinema em Três Garimpeiros (1954), e nos anos seguintes, atuaria em diversos filmes do chamado "ciclo do cangaço", que bebia na fonte de O Cangaceiro.


Milton Ribeiro em Os Três Garimpeiros

Atuando no ciclo do cangaço, o ator apareceu nos filmes A Lei do Sertão (1956), Arara Vermelha (1957), Cara de Fogo (1958), A Morte Comanda o Cangaço (1960), Três Cabras de Lampião (1962), O Cabeleira (1963), Lapião, o Rei do Cangaço (1964), Entre o Amor eo Cangaço (1965), O Diabo de Vilha Velha (1966), Cangaceiros de Lampião (1967), Corisco, o Diabo Loiro (1969), Meu Nome é Lampião (1969), Pantanal de Sangue (1971) e O Homem do Corpo Fechado (1973). Esses filmes eram uma espécie de western brasileiros, e faziam bastante sucesso com o público com o público.

O ator também atuaria em filmes de outros gêneros, mas com menos frequência, aparecendo em Vou Te Contá (1958), Férias no Arraial (1960), Agnaldo, Perigo à Vista (1969) e Se Meu Dólar Falasse (1970). Também atuou em O Homem do Rio (L'Homme de Rio, 1964), produção francesa estrelada por Jean-Paul Belmondo e Françoise Dorléac, rodada no Rio de Janeiro.

Dercy Gonçalves e Milton Ribeiro em Se o Dólar Falasse

Na TV, Milton Ribeiro ainda atuaria em alguns episódios da série O Vigilante Rodoviário, e faria duas novelas na TV Excelsior: As Minas de Prata (1966) e O Tempo e o Vento (1967).

Milton Ribeiro em As Minas de Prata

Em 16 de março de 1972 Milton Ribeiro faleceu após sofrer um infarto fulminante, aos 50 anos de idade.



Leia também: Morre a atriz e diretora Aurora Duarte

Leia também:   Leonardo Villar morre aos 96 anos de idade

Leia também:  Fernanda Montenegro completa 91 anos de idade, em plena atividade

Veja também: Imitações de Carmen Miranda no Cinema e TV

Veja também: Homenagem a Ruth de Souza


Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

Siga também nosso Instagram




Postar um comentário

0 Comentários