Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Christiane F., autora do chocante Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída

A atriz Natja Brunckhorst, a estrela do filme Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída 


Em 1980 os jornalistas Kai Hermann e Horst Hieck publicaram o chocante livro Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída, baseado no depoimento da jovem alemã Christiane Vera Feischerinow, creditada como Christiane F., uma menina que havia sido presa por se prostituir para sustentar seu vício em heroína, em 1977.

O impactante livro, que marcou a geração da década de 1980 virou um também perturbador filme, Eu, Christiane F., 13 anos, Drogada e Prostituída (Christiane F. - Wir Kinder vom Bahnhof Zoo, 1981), que tinha até participação do cantor David Bowie, que também compunha a trilha sonora. O filme fez um enorme sucesso na época, e tornou-se um ícone cultuado.

O filme foi protagonizado pela jovem Natja Brunckhorst, em seu primeiro trabalho no cinema.






Christiane Vera Feischerinow, mais conhecida como Christiane F., nasceu em Hamburgo, em 20 de maio de 1962. Ela se mudou com a família para a Berlim Ocidental em 1968, e morou no bairro carente de Groppiusstadt, onde começou a usar drogas com um grupo de jovens amigos. Em 1974, aos 12 anos de idade, ela já usava haxixe, Vallium e Madrix (medicamentos prescritos) e LSD. No ano seguinte, ela conheceu a heroína na discoteca Sound. Foi nesta casa noturna que ela também conheceu Detlef (seu futuro namorado), e os amigos Axel, Babsi, Atze, Bernd e Stella, que ela retratou no livro.

Christiane F. e seus amigos, pré adolescentes, começaram a se prostituir para sustentar o vício em heroína. Ela se prostituiu nas estações da cidade entre 1976 e 1977, quando foi presa acusada de tráfico de drogas.

E foi durante seu depoimento no tribunal da infância e juventude que os jornalistas tiveram a ideia de registrar os relatos da menina em um livro, que fez Christiane ficar famosa internacionalmente.



A verdadeira Christiane F.


Após o enorme sucesso do livro e do filme, Christiane afirmou que estava "limpa". Ela havia largado as drogas, e gozava da sua fama. A jovem foi tema de um documentário, e atuou nos filmes Neonstadt (1982) e Decorder (1984), além de lançar uma carreira como cantora, gravando três discos em 1982.



Christiane F. no filme Neonstadt


Christiane F., cantora


Mas em 1983 ela voltou a ser presa, quando foi encontrada na casa de um traficante, em Berlim, durante uma batida policial. Na época, ela deu uma entrevista a revista Stern, onde confessou que nunca havia largado as drogas. A entrevista foi reproduzida no Brasil nas páginas da Revista Manchete.

Muitos de seus amigos, retratados no livro, faleceram. Do grupo, apenas Christiane F. e seu ex-namorado Detlef sobreviveram, e ele hoje é casado, tem dois filhos e trabalha como motorista de caminhão, e garante que se livrou do vício.


Detlef atualmente


Christiane F. nunca consegui deixar as drogas para trás. Ele foi internada diversas vezes ao longo dos anos, e tem uma saúde bastante delicada devido aos abusos cometidos por toda a vida. Ela tem hepatite C e problemas circulatórios graves.

Aos 46 anos ela voltou a usar drogas pesadas, e foi internada em uma instituição. Ela também perdeu a guarda de seu filho Jan-Niklas, que foi mandando para um orfanato. E em 2008 ela tentou emigrar para a Holanda, e sequestrou seu filho para levar com ela.

Christiane foi presa, e perdeu a guarda da criança definitivamente. Nesta época, ela voltou a usar heroína.

Aos 54 anos ela lançou um novo livro, escrito em parceria com a jornalista Sonja Vukovic, chamado Christiane F. - A Vida Apesar de Tudo, onde narrava sua trajetória após o sucesso do livro inicial. Ela também lançou um site oficial, e passou a escrever colinas para a revista Stern, a mesma que revelou sua história para o mundo.



Christiane F. atualmente

Sua história voltou a ser contada também na série Nós, os Filhos da Estação Zoo (Wir Kinder Vom Bahnhof Zoo, 2021), produzida pela Amazon.


Por Onde Anda Natja Brunckhorst?





Natja Brunckhorst tinha 14 anos quando protagonizou o filme Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída (Christiane F. - Wir Kinder vom Bahnhof Zoo, 1981), seu primeiro trabalho no cinema.

Após o enorme sucesso da obra, ela esteve no elenco de Querelle (Idem, 1982), de Rainer Werner Fassbinder. Depois, seus pais acharam que ela estava tendo exposição demais, e mandaram para um colégio na Inglaterra, para ela terminar seus estudos anonimamente.

Ela voltou a atuar eventualmente, sem tanta repercussão, e em 1998 se afastou novamente para tratar um câncer. Entre seus outros trabalhos no cinema estão A Princesa e o Guerreiro (Der Krieger Und Die Kaiserin, 2000) e Totem (2011).

Mãe de uma filha, e membro da Mensa (uma sociedade para pessoas de QI elevado), ela hoje trabalha como roteirista e diretora.


Natja Brunckhorst (antes e depois)



Postar um comentário

0 Comentários