Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Cantora Dona Inah morre aos 87 anos de idade


A sambista Dona Inah faleceu no dia 08 de agosto, aos 87 anos de idade. Sua morte foi divulgada através das redes sociais da cantora, porém a causa da morte não foi divulgada.

Dona Inah morava em uma casa de repouso há 6 anos.



Nascida em Araras, interior de São Paulo, em 1935, Dona Inah (nome artístico de Ignez Francisco da Silva) era neta de escravos, e cresceu com a música dentro de casa. O pai era trompetista de conjuntos de bailes, e ela era prima de Inhana (da dupla Cascatinha e Inhana).

Na década de 1950 ela mudou-se com a família para São Paulo, e participou de alguns programas de calouro, tendo vencido o famoso Peneira Rondini. Foi então que o maestro Cyro Pereira a levou para a Rádio Record.

Ela também passou a cantar em bailes, e chegou a gravar um disco em uma pequena gravadora em 1958, que resolveu não lançar o disco comercialmente, e acabou destruindo as gravações. De família muito pobre, Dona Inah abandonou o rádio para ajudar no sustento da casa, trabalhando de faxineira, babá e cozinheira.



Na década de 1970 ela chegou a ser crooner de orquestras de bailes, mas seu talento só foi reconhecido em 2005, quando ela gravou seu primeiro CD, aos 69 anos de idade. Por este trabalho, ela ganhou o Prêmio Tim de Artista Revelação.

A partir de então, teve uma bem sucedida e premiada carreira como cantora.


Dona Inah no programa Mais Você







Veja também: Raul Gil já foi ator



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Vi muitas apresentações de Dona Dinah no antigo salão de concertos da Loja Contemporânea. Morava no Itaim, onde eu a vi passando algumas vezes. R.I.P.

    ResponderExcluir