Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Lewis Howard, o ator destruído pelas pressões estéticas

Deanna Durbin e Lewis Howard

Na década de 1930 Deanna Durbin era a maior estrela mirim da Universal. O sucesso de seus filmes garantia grandes quantias financeiras para os cofres do estúdio, mas Deanna tinha um grande problema, ela iria envelhecer, e talvez, adulta, não geraria mais interesse do público, como já havia acontecido com diversos atores infantis da história do cinema.

Em 1939 a atriz havia completado 18 anos de idade, e a Universal resolveu testa-la em seu primeiro papel adulto. Foi então escrito o roteiro de O Primeiro Amor (First Love, 1939), cujo principal mote publicitário era "o primeiro beijo de Deanna nas telas".

Deanna não tinha apenas um pretendente, mas era disputada por dois novos galãs. Dois novatos descobertos pela Universal nos palcos das Broadway, ambos estreando no cinema. Deanna acabou dando seu primeiro beijo em Robert Stack (que anos mais tarde faria a série Os Intocáveis), mas deu o segundo beijo (na mesma fita) em Lewis Howard, que interpretava seu primo no filme.


Lewis Howard, Deanna Durbin e Robert Stack


Lewis Howard


O filme fez um grande sucesso, e Howard foi escalado para contracenar com Deanna Durbin em mais dois filmes. Em 1940 ele disputou novamente seu amor, agora com o ator Walter Pidgeon, em Rival Sublime (It's a Date, 1940).




O filme não fez tanto sucesso, e a terceira produção com o casal foi cancelada. Howard também engordando, e logo o estúdio perdeu o interesse no ator, que havia recebido um contrato de 7 anos. Para fazer valer seu salário, ele foi colocado em papéis de apoio em produções menores do estúdio. Alguns destes filmes nem chegaram a ser exibidos no Brasil.


Constance Moore e Lewis Howard em I'm Nobody's Sweetheart Now

Howard foi um dos muitos atores no terror Ilha dos Horrores (Horror Island, 1941), e teve um papel de destaque (embora pequeno) na comédia Pandemônio (Hellzapoppin', 1941). Mas seu trabalho em Solteiras às Soltas (My Sister Eileen, 1942), nem chegou a ser creditado.


Lewis Howard em Ilha dos Horrores


Em seguida o ator foi demitido da Universal. Seu contrato foi rescindido devido ao fato do ator não ter conseguido emagrecer, e não ter mais o físico desejado por um galã. Howard ainda conseguiu um pequeno papel em Sete Noivas (Seven Sweethearts, 1942), na MGM





Ainda em 1942 ele foi convocado pelo exército norte-americano para se juntar as tropas que lutavam na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial




Após a Guerra, ele tentou retomar a sua carreira, mas não conseguiu muitos convites (nem mesmo Deanna Durbin os tinha, obrigando a atriz a se aposentar em 1948, aos 27 anos de idade). No pequeno estúdio Republic Pictures Howard fez um papel de apoio em Sempre Te Amei (I've Always Loved You, 1946), e depois fez outro pequeno personagem em Sinfonia Trágica (Song of My Heart, 1948), feito em um estúdio ainda menor.

Depois, Howard só faria figuração em mais três filmes, antes de desaparecer do cinema. Um deles, Sangue Acusador (Undertow, 1949), foi feito pela Universal, estúdio que uma década atrás havia o lançado como um "astro promissor" em Hollywood.

Seu último trabalho no cinema foi em No Silêncio da Noite (In a Lonely Place, 1950), também como figurante.


Humprey Bogart, Lewis Howard (ao centro) e Robert Warwick em No Silêncio da Noite

Aos 31 anos de idade, Lewis Howard já era considerado muito velho, e havia perdido sua grande chance após ter engordado, ainda no começo de sua carreira. E os convites para trabalhar em Hollywood simplesmente haviam desaparecidos.

Lewis Howard então voltou para Nova York, sua cidade natal, e em 29 de setembro de 1951 fez sua despedida final. Ele foi até um clube de tiro e pagou pela hora. Inicialmente o ator começou a atirar em alvos de barro, como os outros praticantes.

Foi então que Howard tirou dos papéis do bolso, um com uma nota de suicídio e outro com instruções para seu funeral, depois pegou a arma do clube, colocou-a sob o queixo e atirou. Gravemente ferido, o ator sobreviveu, e implorou para que as pessoas que estavam no clube de tiro o matassem, para acabar com seu sofrimento.

Horas depois Lewis Howard morreu no hospital, aos 32 anos de idade.








Veja também: Quem é A Garota da Tocha na Vinheta de Abertura da Columbia




Leia também:  O drama de Susan Peters


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários