Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre o ator Al Harrington, de Havaí 5-0, aos 85 anos de idade


O ator Hal Harrington, que interpretou o detetive Ben Kokua na série de televisão Havaí 5-0 (Hawaii Five-0) faleceu no dia 21 de setembro, aos 85 anos de idade. Harrington havia sofrido um derrame uma semana antes.

Ele entrou na série em 1972, substituindo o ator Gilbert 'Zulu' Kauhi (Kono), como o membro polinésio da equipe de Havaí 5-0, embora já tivesse participado do programa anteriormente, fazendo outros personagens. Hal Harrington permaneceu na série por três anos, conquistando uma legião de fãs.

Em 2011 o ator passou a fazer a participações no remake do programa, agora como Mamo Kahike, um morador local de Honolulu, dono de uma loja de artigos de surf e motorista de ônibus. Unindo o passado e o presente, Harrington foi um dos únicos atores da série original a participar do revival do programa, atuando até 2018.




Al Harrington na série clássica


Al Harrington no novo Havaí 5-0


Tausua Ta'a nasceu na Samoa Americana, em 12 de dezembro de 1935. Aos três anos de idade sua mãe se casou com Roy Harrington, um soldado que havia se mudado para o Havaí enquanto servia o exército. Al se dava tão bem com o padrasto que adotou seu sobrenome oficialmente.

Ele jogou futebol americano pelo colégio, ao mesmo tempo que estudava teatro. Ele recebeu uma oferta para jogar profissionalmente pelo Baltimore Colts, mas preferiu passar 2 anos em uma missão Mórmon em Samoa. Depois, foi professor de história e treinador de futebol, além de ser guia turística em Waikiki.

Al Harrington estreou como ator justamente em Havaí 5-0, porém, em 1969, interpretando outro personagem. Ele apareceu em cinco episódios do programa até entrar para o elenco fixo em 1972. Após deixar a série, ele passou a trabalhar no entretenimento local, se apresentado em hotéis e casas de shows destinadas a turistas.


Al Harrington e Jack Lord em Havaí 5-0

Eventualmente, atuou em séries de televisão como As Panteras (Charlie's Angels) e Magnum (Magnum P.I.), geralmente em episódios rodados no Havaí.

Na década de 1990 começou a atuar esporadicamente em produções feitas no continente, como nos filmes Caninos Brancos 2: A Lenda do Lobo Branco (White Fang 2: Myth of the White, 1994) e no vencedor do Oscar Forrest Gump, o Contador de Histórias (Forrest Gump, 1994). Também atuou em séries de televisão, como Scrubs, em uma participação em 2002.

Muito religioso, ele também foi um dos protagonistas de The Testaments: Of One Fold and One Shepherd (2000), uma produção feita por sua igreja.


Scott Bairstow e Al Harrington em  Caninos Brancos 2: A Lenda do Lobo Branco


Em 2011 Al Harrington foi convidado para fazer participações especiais no remake de Havaí 5-0 (Havaii Five-0), que ficou no ar até 2020. O ator fez apareceu em 10 episódios, até 2018, quando se aposentou. Ainda em 2018, ele foi homenageado pelo conjunto de sua obra pela Academia de Artes de Gravações do Havaí.




Postar um comentário

0 Comentários