Muito antes de Natalie Portman e Gal Godot, outras atrizes nascidas em Israel trabalharam sob os holofotes de Hollywood, como Chana Eden, Haya Harareet (a estrela de Ben Hur), e atriz Daliah Lavi, que brilhou na terra do cinema na década de 1960.
Daliah Lewinbuk nasceu em em Shavei Tzion, Mandato Britânico da Palestina (atualmente pertencente a Israel), em 12 de outubro de 1942.
Em 1953 o ator Kirk Douglas estava em Israel filmando O Malabarista (The Juggler, 1953), e Daliah, com dez anos de idade, foi assistir as filmagens. Ela disse ao ator que gostaria de ser dançarina, e ele ajudou a persuadir seus pais a deixar a menina estudar dança.
Ela então foi mandada para estudar balé em Estocolmo, na Suécia. Anos mais tarde, Daliah atuaria ao lado de Kirk Douglas, em Hollywood.
Foi na Suécia onde ela fez sua estreia no cinema, atuando em Hemsöborna (1955). Delilah voltou a Israel, onde se tornou uma estrela nacional. Em seu país, ela estrelou Brennender Sand (1960). Depois, abandonou brevemente a carreira de dançarina e atriz, para servir ao exército israelense.
Daliah Lavi dominava com perfeição vários idiomas: francês, inglês, espanhol, italiano, sueco, alemão e hebraico. Isto facilitou para ela atuar em diversas produções europeias, atuando em filmes na Itália, Espanha, França e Alemanha. Nesta época, ela apareceu em filmes como Aquela Noite na Praia (Um Soir Sur Plage, 1961), No Paredão (La Fête Espagnole, 1961), O Poço das 3 Verdades (Le Puits Aux Trois Vérités, 1961) e Nas Garras do Dr. Mabuse (Im Stahlnetz des Dr. Mabuse, 1961).
Daliah chamou a atenção de Hollywood, e Vincente Minelli a convidou para atuar em A Cidade dos Desiludidos (Two Weeks in Another Town, 1962), ao lado de Kirk Douglas e Cyd Charisse.
Por este trabalho, ela foi indicada ao Globo de Ouro de Atriz Revelação do Ano. Mas logo ela deixou os Estados Unidos, e retornou à Europa, onde estrelou o italiano O Demônio (Il Demonio, 1963). Depois fez O Chicote e o Corpo (La frusta e il corpo, 1963), de Mario Bava, além de atuar em outras produções europeias.

Mas Hollywood ainda queria Daliah Lavi, e ela foi escalada para ser o interesse amoroso de Peter O'Toole em Lord Jim (Idem, 1965). Mas a recepção morna do público ao filme levou Lavi a aceitar uma nova carreira, frequentemente interpretando uma femme fatale sensual, em produções menores.


Leia também: Leia também: O enigmático Yul Brynner
Leia também: O astro Charlton Heston
Veja Também: Lia Torá, a Primeira Brasileira em Hollywood
0 Comentários