O ator e cantor Tim Curry tem mais de 200 créditos em sua carreira. Mais conhecido por interpretar papéis de coadjuvantes, geralmente ele é visto em papéis de vilões, mesmo que com um leve toque de humor.
Timothy James Curry nasceu em Cheshire, Inglaterra, em 19 de abril de 1946. Seu pai era um capelão real da Igreja Metodista, que faleceu com Curry tinha 12 anos de idade.
Sua mãe o colocou em um colégio interno, onde ele ingressou no coro, onde destacou-se como um menino soprano. Curry cantou muitos anos em um coral, mas descobriu o gosto pela atuação na universidade.
Tim Curry estreou no teatro na versão inglesa do musical Hair, em 1968. Foi nos palcos que Curry conheceu o compositor Richard O'Brien, que escreveu o papel de Dr. Frank-N-Furter pensando no ator. Curry estrelou a peça The Rocky Horror Show em 1973.
Em 1975 ele repetiu o papel do cientista no filme The Rocky Horror Picture Show (1975), sua estreia cinematográfica.
Ele recebeu novos convites para atuar no cinema, fazendo Estranho Poder de Matar (The Shout, 1978) e Times Square (1980), mas priorizou sua carreira no teatro.
Já morando nos Estados Unidos, atuou ativamente na Broadway, e foi indicado a um prêmio Tony pelo seu papel em Amadeus (1981), onde interpretou Wolfgang Amadeus Mozart.
Em 1982 ele foi um dos algozes da pequena órfã Annie, no filme de mesmo nome. Paralelamente, ainda continuava no teatro, e também fazia muitos trabalhos na televisão. Ridley Scoot havia assistido Curry em The Rocky Horror Picture Show, e o convidou para viver o senhor das trevas em A Lenda (Legend, 1985). O ator precisava de cinco horas para fazer a maquiagem, e mais uma hora de banho para conseguir tirá-la após as filmagens.
Ainda em 1985 ele interpretou o mordomo em Os Sete Suspeitos (Clue, 1985), filme com finais alternativos, inspirados no jogo de tabuleiro Detetive.
Em 1986 o ator também começou a trabalhar com dublagens, e ao longo dos anos emprestou sua voz para diversas animações, e em 1989 teve um papel regular na série O Homem da Máfia (Wiseguy).
Em 1989 Tim Burton chegou a cogitar em usar Tim Curry no papel de Coringa (Joker) no filme Batman (Idem, 1989), mas acabou optando por Jack Nicholson. Mas apesar de perder o icônico papel, Curry ganhou outro personagem eternizado no meio audiovisual, o do palhaço Pennywise na minissérie It - Uma Obra Prima do Medo (It, 1990).
Após atuar no filme de guerra A Caçada ao Outubro Vermelho (The Hunt for Red October, 1990), Tim Curry foi escalado para comédia Oscar: Minha Filha Quer Casar (Oscar, 1990).
Tim Curry, até então conhecido por dar vida a personagens exóticos e estranhos, começou a fazer diversos filmes cômicos na década de 1990, como Este Velório é Uma Parada (Passed Away, 1992), Máquina Quase Mortífera (Loaded Weapon 1, 1993), Um Cupido Entre Nós (Lover's Knot, 1995) e Os Muppets na Ilha do Tesouro (Muppet Treasure Island, 1996). Mas talvez seja mais lembrado como o concierge intrometido em Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York (Home Alone 2: Lost in New York, 1992).
Ainda nos anos 90, interpretou o Cardeal Richelieu em Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers, 1993) e esteve em O Sombra (The Shadow, 1994) e na aventura Congo (Idem, 1995).
Neste período o ator também fez muitas dublagens, em animações como Alladin (a série), Capitão Planeta (Captain Planet and the Planeteers), Sonic, o Ouriço (Sonic the Hedgehog), A Pequena Sereia (The Little Mermaid, a série) e Família Dinossauro (Dinosaurs).
Curry começou a aparecer menos em frente as câmeras, trabalhando muito com dublagem, mas foi o Gomez Addams em O Retorno da Família Addams (Addams Family Reunion, 1998).
O ator ainda apareceu em alguns filmes nos anos seguintes, como Na Mira do Inimigo (Four Dogs Playing Poker, 2000), As Panteras (Charlie's Angels, 2000), Todo Mundo em Pânico 2 (Scary Movie 2, 2001), Entre o Amor e a Guerra (The Scoundrel's Wife, 2002), Kinsey: Vamos Falar de Sexo (Kinsey, 2004) e na minissérie Alice e o Novo País das Maravilhas (Alice, 2009).
Em julho de 2012 o ator sofreu um derrame, que limitou seus movimentos, obrigando-o a usar uma cadeira de rodas. Desde então ele passou a dedicar-se quase que exclusivamente a dublagem.
Também cantor (ele lançou seu primeiro disco em 1978), Tim Curry também retomou sua carreira musical, fazendo alguns shows e lançando músicas novas e alguns shows.
Em 2020, durante a pandemia, ele também participou de uma live em homenagem ao clássico Rocky Horror Picture Show, transmitida pela internet.
Ainda dublado, o ator também comparece a diversas feitas e convenções dedicadas a fãs de cinema. Tim Curry nunca se casou, nem teve filhos.
4 Comentários
Só faltou mencionar que ele foi o Dr. Frankestein no incrível jogo "Frankestein, Através dos Olhos do Monstro" de 1997, que misturava elementos 3D com Live action.
ResponderExcluirFaltou dizer que ele é um honroso membro da comunidade LGBTTQIA
ResponderExcluirÉ irrelevante.
ExcluirE o quico?
Excluir