Christopher Lambert ficou famoso ao interpretar o imortal Connor MacLeod das Terras Altas da Escócia em Highlander: O Guerreiro Imortal (Highlander, 1986), um grande sucesso cinematográfico, que rendeu algumas sequências.
Embora seja francês Christophe Guy Denis Lambert nasceu Nova York, em 29 de março de 1957. Seu pai era um diplomata francês das Nações Unidas em serviço nos Estados Unidos. Lambert ficou poucos dias em Nova York, mudando-se depois para Genebra, onde foi educado.
Na adolescência, ele se mudou para Paris.
Em 1979 o ator estreou no cinema, atuando em Ciao, les Mecs (1979), usando o nome de Christophe Lambert. Era um papel pequeno, mas no ano seguinte teve um papel de destaque em Le Bar du Téléphone (1980).
O ator atuou em diversos filmes franceses antes de estrelar o sucesso Greystoke: A Lenda de Tarzan, O Rei da Selva (Greystoke: The Legende of Tarzan, Lord of the Apes, 1984).
O diretor Hugh Hudson tinha acabado de vencer o Oscar por Carruagens de Fogo (Chariots of Fire, 1981), e a Warner Brothers havia dado carta branca para o diretor fazer outro filme. O cineasta inglês estava atrás de um nome desconhecido para viver o icônico personagem criado por Edgar Rice Burroghs.
Lambert fez o teste ao lado de muitos outros jovens atores, e foi escolhido para o papel. O diretor gostou do seu olhar distante e perdido, na verdade fruto de uma forte miopia. Alérgico a lentes de contatos, o ator praticamente não enxerga sem óculos e muitas vezes acabou se ferindo enquanto gravava filmes de ação.
O filme fez um enorme sucesso e foi indicado a três Oscars. Também recebeu um Bafta e um César, além de diversos outros prêmios internacionais, e projetou o nome de Lambert internacionalmente.
No mesmo ano de Greystoke o ator havia gravado o musical francês Letra e Música (Paroles et Musique, 1984), ao lado da estrela Catherine Deneuve.
Ainda na França o ator estrelou o cult Subway (1985), de Luc Besson. O papel do homem sendo caçado nos metrôs de Paris lhe rendeu um Prêmio César de Melhor Ator.
Lambert estrelou outro sucesso, O Siciliano (The Sicillian, 1987), dirigido por Michael Cimino. O filme era baseado em um livro de Mario Puzo, autor de O Poderoso Chefão.
Em 1988 o ator estrelou o romance O Último Desejo (Love Dream, 1988), que não fez sucesso. O filme ainda tinha no elenco a atriz Diane Lane, Francesco Quinn (filho de Anthony Quinn) e a brasileira Claudia OHana.
Durante as filmagens se Lambert e Diane Lane se apaixonaram. Eles se casaram se casaram em 1988 e ficaram juntos até 1994. Eles tem uma filha juntos, Eleanor Jasmine.
O ator estrelou filmes menos sucedidos, como Complô Contra a Liberdade (To Kill a Priest, 1988), que recebeu boas críticas, e a comédia Por Que Eu? (Why Me?, 1990).
Mas em 1991 ele retornou a saga Highlander 2: A Ressurreição (Gighlander II: The Quickening, 1991). O filme teve alguns problemas de produção, o que ficou evidente no resultado final. O diretor não gostou do roteiro, e para reduzir os custos, as filmagens foram realizadas na Argentina.
No ano seguinte Highlander virou uma série de televisão, agora estrelada por Adrian Paul. Mas Lambert fez uma participação especial na série, repetindo o personagem clássico de Connor McLeod. Lambert ainda faria mais dois filmes na pele do personagem quando fez Highlander 3: O Feiticeiro (Highlander III: The Sorcerer, 1994) e Highlander 4: A Batalha Final (Highlander: Endgame, 2000), onde contracenou novamente com Adrian Paul.
Na década de 1990 o ator estrelou diversos filmes de ação como o A Fortaleza (Fortress, 1992) e a sequência A Fortaleza 2 (Fortress 2, 2000). Ele também estrelou Os Franco Atiradores (gunmen, 1993) e Beowulf, o Guerreiro das Sombras (Beowulf, 1999). Também fez uma participação especial na paródia Máquina quase Mortífera (Loaded Weapon 1, 1993).
2 Comentários
Esse ator é muito bom!
ResponderExcluirEle teve negócios no Brasil? ou estou enganado..
ResponderExcluir