O ator Wilford Brimley morreu no sábado, dia 01 de agosto, aos 85 anos de idade. De cordo com sua agente, o ator estava internado há dois meses, tratando de uma insuficiência renal.
Nascido em Utah, em 27 de setembro de 1934, Brimley é conhecido por seu grande bigode e por interpretar senhores mal humorados, mas de bom coração, em diversos filmes. Sua carreira inclui quase 80 créditos entre filmes e séries de televisão.
Wilford Brimley em Síndrome da China
Ele estreou no cinema em um pequeno papel no filme Bravura Indômita (True Grit, 1969), estrelado por John Wayne, mas começou a ganhar destaque com o público ao interpretar Horace Brimley, um personagem regular na série Os Waltons (The Waltons), entre 1974 e 1977.
Wilford Brimley em Os Waltons
No cinema, teve sua primeira grande chance quando Michael Douglas o convidou para atuar em Síndrome da China (The China Syndrome, 1979), estrelado por Douglas (também produtor do filme) e Jane Fonda. Nos anos seguintes teve papéis de destaque em obras como O Cavaleiro Elétrico (The Eletric Horseman, 1979), A Fronteira (The Bordeline, 1980), Ausência de Malícia (Absence of Malice, 1981), O Enigma do Outro Mundo (The Thing, 1982), A Força do Carinho (Tender Mercies, 1983) e Remo, Desarmado e Perigoso (Remo Williams: The Adventures Begins, 1985).
Em 1985 interpretou Ben Luckett, um dos residentes do asilo que encontra ovos alienígenas em Cocoon (Idem, 1985), um de seus papéis mais lembrados no cinema. Com a morte de Brian Dennehy, em abril deste ano, Brimley era o último sobrevivente entre os idosos do elenco do filme.
Ele repetiria o papel na sequência, Cocoon: O Regresso (Cocoon: The Return, 1988).
Don Ameche, Hume Cronyn e Wilford Brimley em Cocoon
Ainda em 1985 atou em Caravana da Coragem: A Batalha de Endor (Ewoks: The Battle for Endor, 1985), um telefilme derivado da saga Star Wars.
Entre seus trabalhos no cinema ainda vale destacar A Firma (The Firm, 1993), Meus Queridos Presidentes (My Fellow Americans, 1996) e o mais recente Cadê os Morgan? (Did You Hear About the Morgans?, 2009). Seu último trabalho no cinema foi em Eu Acredito (I Belive, 2017).
Wilford Brimley em Cadê os Morgan?
Leia também: Morre o ator Brian Dennehy, aos 81 anos de idade
Leia também: Michael Landon, o astro da televisão
Veja também: Mãe e Filhas Atrizes
0 Comentários