Por Onde Anda? Richard Thomas, o John-Boy, de Os Waltons


O público deve lembrar do ator Richard Thomas como o jovem John-Boy Walton, o filho mais velho da família Walton. A série, que fez muito sucesso mundialmente, inclusive no Brasil, era apresentada sobre a ótica de John-Boy, e o papel rendeu ao ator um prêmio Emmy e outra indicação, além de duas indicações ao Globo de Ouro.

Quem não se lembra do "boa noite John-Boy" e de todos os membros da família no encerramento do programa?

Elenco de Os Waltons

Richard Earl Thomas nasceu em 13 de junho de 1951, em Manhattan. Ele é filho do bailarino Richard S. Thomas, que fazia parte do New York City Ballet, e também tinha uma tradicional escola de dança em Nova York.

Richard estudou línguas na Universidade, e é formado em Chinês. Mas apesar de ter concluído os estudos, iniciou na vida artística aos sete anos de idade, atuando na Broadway. Em 1959 fez seu primeiro trabalho na televisão. Richard atuou em diversas séries de TV, e em 1961 estrelou 1,2,3 Go!, que durou poucos episódios. E entre 1964 e 1966 atuou em A Flame in the Wind.

Richard Thomas em 1, 2, 3 Go!

Sua estreia no cinema ocorreu em 1969, no filme 500 Milhas (Winning, 1969), estrelado por Paul Newman. No mesmo ano, atuou em O Último Verão (Last Summer, 1969).


Seu primeiro papel de protagonista foi em Céu Vermelho ao Amanhecer (Red Sky at Morning, 1971). No mesmo ano, interpretou John-Boy Walton pela primeira vez, no telefilme The Homecoming: A Christmas Story (1971). O filme fez tanto sucesso, que se tornaria uma série de televisão, no mesmo ano.

A série Os Waltons (The Waltons, 1971-1981), foi uma das mais bem sucedidas da história da televisão. No Brasil, ela estreou na Rede Globo em 1974, e posteriormente foi exibida pela TV Record e também pela Rede Brasil. Por aqui, também foi chamada de A Família Walton.


Richard Thomas, apesar de ser o protagonista, só tinha contrato para cinco temporadas, e não quis renovar o contrato ao final dele. Embora não tivesse nenhum problema com a produção, Thomas queria investir em novos projetos, pois desde a estreia da série, só havia atuado em um único filme no período, o terror Sob a Sombra da Outra (You'll Like My Mother, 1972), ao lado de Patty Duke.

Thomas ainda fez algumas participações na sexta temporada do programa. Mas sentindo que John-Boy era importante, ele acabou sendo substituído por outro ator, Robert Wightam, mas este fez apenas 16 episódios da série.

Richard Thomas e Robert Withgam

Após deixar Os Waltons, atuou na série Roots: The Next Generations (1979) e no telefilme Deixem-Nos Amar (No Other Love, 1979).

Em 1980 ele estrelou a ficção científica Mercenários das Galáxias (Battle Beyoind the Stars, 1980).

Richard Thomas em Mercenários das Galáxias

Na década de 80 retornou à Broadway, onde fez diversos trabalhos. Nos anos seguinte, praticamente não fez cinema, e atuou com maior frequência na televisão, tendo inclusive participado do sucesso It: Uma Obra Prima do Medo (It, 1990), baseado na obra de Stephen King. Thomas interpretava o adulto Bill Denrough, personagem de Jonathan Brandis, quando criança.

Richard Thomas também estrelou o filme de natal Papai Noel Existe! (Yes Virginia, There is a Santa Claus, 1991), ao lado do veterano Charles Bronson.

It (1990)


Em 1993 ele voltou a interpretar John-Boy no filme A Walton Tanksgiving Reunion (1993). Ele e seus colegas de elenco ainda se reencontrariam em outros dois telefilmes.


Conciliando a carreira com o teatro e a televisão, atuou em papéis fixos em séries como Promised Land (1997-1998), The Adventures of Swiss Family Robinson (1998-1999), It's a Miracle (1998-2000), Just Cause (2002-2003), The Americans (2013-2016) e Tell Me Your Secrets (2019).

Richard Thomas em The Americans

Recentemente, fez uma participação em dois episódios na série NCIS: Nova Orleans (NCIS: New Orleans), e estava filmando com Sandra Bullock, mas a produção foi paralisada devido a pandemia do coronavírus.

O ator está em seu segundo casamento. Em suas primeiras núpcias, teve quatro filhos, sendo três trigêmeas.

Desde 1994 ele é casado com Georgiana Bischoff, com quem também teve um filho. Richard Thomas já é avô.

 Richard Thomas atualmente




Curta nossa página no Facebook 
Se inscreva no nosso canal do Youtube

3 comentários:

  1. Me imaginava vivendo na mesma família, sendo órfão, era um alento para mim assistir...

    ResponderEliminar
  2. Eu era apaixonado pelo John vou,mesmo com 70 anos continua gatão!!!

    ResponderEliminar

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil