O ator Renato Bruno morreu no dia 26 de fevereiro, aos 102 anos de idade. Nascido em 01 de agosto de 1920, Renato Bruno iniciou sua carreira como aluno da escola de bailados de Eros Volusia, e em 1939 estreou no teatro, atuando na peça Yayá Boneca.
Com Eros Volusia, aprendeu danças típicas brasileiras, como maxixe, maracatu e xaxado, e tornou-se dançarino de espetáculos de revista, fazendo parte do coro de rapazes (chamados de boys na época).
Na década de 1940 foi para Hollywood, onde apareceu dançando e como figurante em produções de estúdios importantes, e chegou a ser dublê do ator Edward G. Robinson. Em Hollywood, conheceu o também brasileiro Raul Roulien, e se tornou seu secretário por muitos anos.
De volta ao Brasil, trabalhou na companhia de Sérgio Cardoso, e estreou na televisão atuando no teleteatro O Lapião (1954), na TV Tupi. Na emissora, fez outros teleteatros ao lado de Cardoso. Em 1961 Raul Roulien assumiu a direção artística da TV Cultura, onde também dirigiu diversas novelas, como Maurício de Nassau (1961), A Muralha (1961), Maria Antonieta (1962) e Em Cada Coração, Um pecado (1963). Renato Bruno estava no elenco de todas elas, além de atuar nos teleteatros da emissora, também dirigidos por Roulien.
Ele atuou em filmes como O Inseto do Amor (1980), Aluga-se Moças (1982), O Menino Jornaleiro (1982) e A Doutora é Boa Paca (1984), mas seu papel de maior destaque foi no filme Eu Compro Essa Virgem (1979), onde interpretava um dos papéis principais.
Renato Bruno ainda atuava, e há algumas décadas fazia parte da companhia teatral Sia Santa, e era primo da atriz Nicete Bruno.
0 Comentários