Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre Cynara, do Quarteto em Cy, aos 78 anos de idade




Morreu esta terça-feira no Rio de Janeiro, aos 78 anos, a cantora Cynara, integrante do Quarteto em Cy, lendário grupo vocal formado em 1964 com as irmãs Cyva, Cybele e Cylene. Ela estava internada no Prontocor da Tijuca com pneumonia, por complicações na recuperação de uma cirurgia após ter quebrado o fêmur, numa queda, na semana passada. A causa da morte foi insuficiência respiratória. A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório.





Nascidas em Ibirataia, Bahia, as irmãs do Quarteto em Cy se mudaram ainda jovens para o Rio de Janeiro, para trabalhar com música, contando com o apoio do poeta e compositor Vinícius de Moraes (que as chamava carinhosamente de “baianinhas”). Junto com Cybele, Cynara interpretou “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque, no histórico Festival Internacional da Canção de 1968, no Maracanãzinho. Em 1968, Cynara e Cybele se desligaram do grupo, gravaram um LP e seguiram atuando em dupla até o ano seguinte (e Cynara se casaria com Ruy Faria, integrante do grupo MPB4). Com Chico Buarque e Tom Jobim, as irmãs encararam uma das maiores vaias da história dos festivais da canção. "Sabiá" concorria com a engajada "Para não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, a favorita do público universitário. 





Em 1970, o Quarteto em Cy interrompeu suas atividades, reestruturando-se, dois anos depois, com Cyva, Cynara, Sônia e Dorinha Tapajós. Com essa formação e atuando sob a direção musical de Luís Cláudio Ramos até 1983, gravou os LPs “Antologia do samba-canção” (1975), “Resistindo” (1977), “Querelas do Brasil” (1978), “Cobra de vidro” (com o MPB-4, em 1979) e “Em 1000 kilohertz” (1980).

A partir de 83, o Quarteto passou a atuar sob a direção musical de Célia Vaz e lançou os LPs “Ponto de luz” (1983), “A arte do Quarteto em Cy” (1984), “A arte do Quarteto em Cy e MPB-4” (1985), “Show ao vivo com Vinicius e Toquinho” (1986) e “Para fazer feliz a quem se ama” (1989).







Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com




Postar um comentário

0 Comentários