Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Tatum O'Neal, a mais jovem vencedora do Oscar


Filha do ator Ryan O'Neal, Tatum O'Neal ganhou um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante com apenas 10 anos de idade, pelo seu desempenho no filme Lua de Papel (Paper Moon, 1973), no qual contracenou com o pai.

Considerada uma das mais promissoras atrizes de sua geração, Tatum não conseguiu emplacar na carreira, pois sucumbiu a uma série de abusos sexuais e ao vício em drogas, que arruinaram sua ascensão em Hollywood.


Tatum O'Neal e Ryan O'Neal em Lua de Papel

Tatum Beatrice O'Neal nasceu em Los Angeles, em 05 de novembro de 1963, e é filha do ator Ryan O'Neal com a atriz Joanna Moore. Ela é irmã do também ator Griffin O'Neal (nascido em 1964), e meia irmã de Patrick O'Neal, filho de seu pai com a atriz Leigh Taylor-Young.

Ela também é meia irmã de Redmond O'Neil, filho de seu pai com a atriz Farrah Fawcett.


Ryan O'Neal, Joanna Moore e Tatum O'Neal


Seus pais se separaram quando ela tinha apenas 4 anos de idade, e Tatum e o irmão ficaram sob a guarda do pai, pois a sua mãe era dependente química, apesar de Ryan O'Neal sofrer do mesmo problema.

Tatum O'Neal estreou no cinema no papel da vigarista mirim Addie Loggins no filme Lua de Papel (Paper Moon, 1973), no qual contracenava com seu pai, formando uma dupla que atravessava os Estados Unidos aplicando pequenos golpes na era da "grande depressão".

Ela tinha 9 anos na época das filmagens, e aos 10 anos de idade tornou-se a mais jovem vencedora da história do Oscar. Tatum logo se tornou uma sensação em Hollywood, e foi considerada uma das novas estrelas da época, tendo inclusive ganho um Globo de Ouro de atriz revelação.


Jill Ireland e o marido Charles Bronson entregando o Oscar para a jovem Tatum O'Neal

Em seguida a atriz fez a comédia Garotos em Ponto de Bala (The Bad News Bears, 1976), ao lado de Walther Matthau. E no mesmo ano o diretor Peter Bogadonovich, que havia dirigido Lua de Papel, a reuniu com seu pai novamente em No Mundo do Cinema (Nickelodeon, 1976), que não fez tanto sucesso quanto seu filme de estreia.


Tatum O'Neal e Walther Matthau em Garotos em Ponto de Bala

Em 1978 ela foi cotada para viver o papel título de Menina Bonita (Pretty Baby, 1978), mas foi a jovem Brooke Shields que acabou sendo escolhida. Enquanto isto, a carreira promissora de Tatum não emplacava, apesar de ela ter atuado ainda em Duplo Triunfo (International Velvet, 1978).

Mas nesta época, Tatum acabou aparecendo mais na imprensa devido a sua vida pessoal do que por seus filmes. Em 1976 Ryan O'Neal havia iniciado um relacionamento com a pantera Farrah Fawcett, os jornais procuravam a adolescente, menor de idade, para dar sua opinião sobre o relacionamento do casal.

Tatum não media críticas a nova madrasta, e a atacava publicamente com frequência. A relação entre pai e filha ficou tensa, em 1979, quando ela tinha 16 anos de idade, parou de falar com o pai por muitos anos.


Tatum O'Neal e Farrah Fawcett

A imprensa também adorava falar sobre o namoro de Tatum com Michael Jackson. Na época, ela tinha 12 anos e o rei do pop 17. Jackson e O'Neal foram amigos por toda a vida, e Michael costumava dizer que Tatum o pressionou para fazer sexo, o que o deixou apavorado.

Mas em sua biografia, publicada em 2004, a atriz afirmou que isto nunca aconteceu, e que o relacionamento foi basicamente um golpe de publicidade, embora a amizade entre os dois fosse sincera. Tatum O'Neal revelou que em toda sua vida, deu apenas um beijo em Michael Jackson.

Curiosamente o cantor morreria no mesmo dia de sua madrasta, Farrah Fawcett.


Michael Jackson e Tatum O'Neal

Tatum ainda atuaria em Queridinhas (Little Darlings, 1980) e em Círculo de Dois Amantes (Circle of Two, 1981), onde vivia uma jovem em um relacionamento com um homem muitos anos mais velho, interpretado pelo ator Richard Burton.


Richard Burton e Tatum O'Neal em Círculo de Dois Amantes

Nos anos seguintes a atriz praticamente desapareceu das telas, atuando esporadicamente, em filmes pouco expressivos, muitos deles nunca lançados no Brasil.

Ao lado de Irene Cara, outra promessa de Hollywood que não vingou, ela estrelou o filme de ação Choque Mortal (Certain Fury, 1985).


Tatum O'Neal e Irene Cara em Choque Mortal

Assim como seus pais, a carreira da atriz havia sido abalada pelo consumo excessivo de drogas, mas ela superou o vício por um tempo, quando se casou com o tenista John McEnroe em 1986. Com ele teve três filhos, mas o casal se divorciou em 1994.

Nesta época, Tatum O'Neal fez apenas dois filmes, com pouca ou nenhuma projeção. 


John McEnroe e Tatum O'Neal

Após o divórcio, a atriz voltou a usar heroína, e perdeu a guarda de seus filhos para o ex-marido, que ficou com a custódia dos filhos do casal até 1998.

Em 1996 Tatum retornou ao cinema, quando atuou em Basquiat - Traços de Uma Vida (Basquiat, 1996).


Tatum O'Neal (de roupa rosa) em Basquiat - Traços de Uma Vida

Novamente, um longo hiato se seguiu em sua carreira, e ela fez outro filme apenas seis anos depois, quando atuou em Entre o Amor e Guerra (The Scoundrel's Wife, 2002). No começo da década de 2000 a atriz também fez aparições em séries de televisão, como Sex and The City, 8 Regrinhas Básicas (8 Simple Rules... For Dating My Teenage Daughter) e Lei & Ordem: Crimes Premeditados (Law & order: Criminal Intent).

Ela também teve papéis fixos nas séries Wicked Wicked Games (2006-2007) e em Esquadrão Resgate (Rescue Me, 2004-2011).


Tatum O'Neal em Sex and The City


Tatum O'Neal em Esquadrão Resgate


Em 2004 Tatum O'Neal publicou sua biografia, onde fez revelações chocantes. Ela afirmou que foi seu pai, Ryan O'Neal, quem a viciou em drogas, e que aos 12 anos de idade foi "dada como pagamento" para o traficante de seu pai, que abusou sexualmente dela para quitar as dívidas de drogas de Ryan O'Neal.

Tatum revelou também os danos do vício em heroína, que fez com que ela se afastasse de seus próprios filhos, e revelou que sofreu diversos tipos de abusos físicos e psicológicos por parte do pai.

Ryan O'Neal negou as acusações, dizendo que a filha havia inventado tudo para vender livros.

Em suas memórias a atriz também pediu perdão para Farrah Fawcett, dizendo que nunca teve realmente motivos para ter brigado com ela, e afirmou que durante o tempo em que conviveu com Fawcett, ela sempre foi uma mulher gentil e protetora.





Em 2006 Tatum O'Neal participou do reality Dancing With Stars (o Dança dos Famosos dos americanos), mas foi eliminada na segunda semana.

Dois anos depois, Tatum foi presa por porte de cocaína e crack, mas acabou cumprindo serviços comunitários. Todos os seus irmãos, ao longo da vida, tiveram problemas com a polícia, e o próprio Ryan O'Neal também foi preso, por tentar atirar contra um de seus filhos.





Em 2009 Tatum O'Neal compareceu no funeral de Farrah Fawcett, e reencontrou Ryan O'Neal após 30 anos sem falar com o pai. Ryan não reconheceu e filha, e passou uma cantada nela.

Mas em 2011, por intermédio de Oprah Winfrey, pai e filha relataram a relação. O reencontro virou um documentário chamado The O'Neals.



Ryan e Tatum O'Neal


Como atriz, Tatum ainda atuou em produções como The Runaways: Garotas do Rock (The Runaways, 2010), Bem-vindo aos 40 (This is 40, 2012), Um Amor a Cada Esquina (She's Funny That Way, 2014), Deus Não Está Morto: Uma Luz na Escuridão (God's Not Dead: A Light in Darkness, 2018) e Possessão - O Último Estágio (The Assent, 2019).


Tatum O'Neal em Possessão - O Último Estágio


Em 2018, Tatum declarou em uma entrevista que foi estuprada pela primeira vez aos cinco anos de idade. Na mesma entrevista declarou o que foi novamente violentada aos 6, 12, 13 e 15 anos, sempre por homens bem mais velhos.

Dois anos depois, ela ficou meses internada em uma clínica psiquiátrica após tentar cometer suicido. Tatum conseguiu deixar o vício em drogas, e fez seu último filme, Not to Forget, em 2021. No mesmo ano ela anunciou que estava se aposentando, pois sofre de artrite reumatoide, uma doença crônica que lhe causa diversas dores, e que a obrigou a se submeter a diversas cirurgias.



Postar um comentário

0 Comentários