Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Leslie Nielsen, o galã que se reinventou no humor



Por Diego Nunes


Conhecido por estrelar diversas comédias de sucesso, o ator Leslie Nielsen foi chamado pelo crítico de cinema Robert Eber de "o Lurence Olivier das paródias". Com uma carreira de mais de seis décadas, e com quase 300 trabalhos em seu currículo, Leslie Nielsen é um dos mais queridos comediantes de Hollywood, mas antes de se reinventar no humor, ele foi um ator sério, e gozou inclusive do status de galã.







Leslie William Nielsen nasceu em uma pequena cidade do Canadá em 11 de fevereiro de 1926. Seu pai era policial e também era um homem violento que constantemente agredia Leslie e seu irmão mais velho, Erik Nielsen, que se tornaria Vice Primeiro-Ministro do Canadá, na década de 1980.

Leslie Nielsen tinha problemas de audição desde o nascimento, o que o fez usar aparelhos para surdez a vida inteira. Isto fez dele um menino tímido, mas as coisas mudaram quando a irmã de sua mãe casou-se com o famoso ator Jean Hersholt, que hoje dá nome a um dos prêmios especiais concedidos no Oscar.




O novo tio despertou no menino o desejo de também se tornar ator. Mas vindo de um lar humilde e abusivo, ele acabou entrando para as forças armadas aos 17 anos, para poder sair de casa, e defendendo o Canadá, luto na segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra, ele foi para Hollywood em busca de se tornar ator, mas sem conseguir trabalho, ele voltou para o Canadá, onde arrumou um emprego em uma emissora de rádio, tornado-se locutor. Mais tarde ele ganhou uma bolsa de estudos, e mudou-se para Nova York, para estudar atuação.

Em 1949 ele conseguiu seu primeiro trabalho na televisão, contracenando com o também novato Charlton Heston. No ano seguinte, apareceu em quase 30 programas na TV americana. Nielsen faria diversos trabalhos na televisão, antes de conseguir seu primeiro papel no cinema.


Leslie Nielsen na TV


Foi somente em 1956 que ele fez seu primeiro filme, o musical O Rei Vagabundo (1956), onde tinha um pequeno papel. O filme, entretanto, foi um grande fracasso de bilheteria, mas um produtor acabou gostando do trabalho de Nielsen, e o indicou para estrelar a ficção cientifica Planeta Proibido (1956), que foi um grande sucesso de bilheteira.

A repercussão de Planeta Proibido fez com a MGM oferecesse um contrato para o jovem ator.


Anne Frances e Leslie Nielsen em Planeta Proibido


Na MGM seu primeiro papel foi como o sequestrador do filho de Glenn Ford em Decisão Amarga (1956), filme que anos mais tarde foi refilmado com Mel Gibson, com o nome de O Preço de Um Resgate (1997), e esteve em O Belo Sexo (1956), um musical estrelado por June Allyson.


Leslie Nielsen e Glenn Ford em Decisão Amarga


E em 1957 a MGM o testou como protagonista no filme policial Noite Cadente (1957), uma produção menor do estúdio. Mas descontente dos papéis que o estúdio lhe oferecia, ele começou a recusar papéis e foi punido pelo estúdio, que o dispensou após o rebaixar a coadjuvante no western O Irresistível Forasteiro (1958).

Demitido da MGM, Nielsen foi escalado para viver o par romântico de Debbie Reynolds em A Flor do Pântano, produzido pela Universal. O filme fez um enorme sucesso, e o elevou ao posto de galã em Hollywood. 


Leslie Nielsen e Debbie Reynolds em A Flor do Pântano

Em 1959 ele fez teste para interpretar o Messala, em Ben-Hur, mas acabou perdendo o papel para Stephen BoydO atrito com a MGM havia fechado suas portas no cinema, e o ator precisou recorrer a televisão, onde fez diversos trabalhos nos anos seguintes.


Leslie Nielsen fazendo teste para Ben-Hur



Nielsen protagonizou a série The Swamp Fox, produzida pela Disney, que foi cancelada após 9 episódios. Dono de uma voz potente, ele também cantava a música de abertura do programa.




Na TV, Nielsen apareceu em programas como O Fugitivo, Viagem ao Fundo do Mar, Daniel Boone, Havaí 5.0 e Bonanza, onde contracenou com Lorne Greene, seu antigo professor de locução nos tempos do rádio canadense. 


Lorne Greene e Leslie Nielsen em Bonanza

Na década de 1960 o ator apareceu em poucos filmes, como Harlow, a Vênus Platinada (1965) e em westerns como Responde à Bala (1966), Pistoleiros em Duelo (1967) e no drama Os Heróis Não se Entregam (1967), onde contracenou com Charlton Heston, com quem havia trabalhado em seu primeiro papel na TV, em 1949.


Leslie Nielsen e Charlton Heston em os Heróis Não Se Entregam


Nielsen também estrelou séries de TV que logo foram canceladas, por baixa audiência, após poucos episódios. Sem muitos trabalhos, precisou recorrer também a vídeos educativos e filmes governamentais do departamento de turismo do Canadá.

E após muitos trabalhos menores, ele retornou ao cinema como o capitão do navio no sucesso o Destino do Poseidon (1972). Mas assim como o Poseidon, sua carreira parecia naufragar.




E filmes como o terror Animais em Fúria (1977) pouco fizeram para manter seu nome em evidência. Leslie Nielsen a parecia estar seguindo o mesmo caminho de outros veteranos do cinema, que viam nos filmes de terror de baixo orçamento uma chance de conseguirem emprego, para conseguir pagar as contas. Ele ainda atuaria em obras como Baile de Formatura (1980) e Creepshow, Arrepio do Medo (1982).


Leslie Nielsen em Animais em Fúria


Aos cinquenta e quatro anos de idade, e com mais de trinta anos de carreira, as coisas enfim começarma a mudar para o ator Leslie Nielsen. O diretor Jim Abrahams o chamou para atuar na comédia Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (1980). Nielsen jé havia atuado em comédias como Um Astronauta Fora de Órbita (1967), Os Prazeres de Rosie (1967) e Como Cometer Um Casamento (1969), além de ter aparecido na série MASH, em 1970, mas era conhecido principalmente por ser um ator dramático.


Leslie Nielsen em MASH


Leslie Nielsen em Apertem Os Cintos, o Piloto Sumiu


Abrahams queria atores sérios em papéis cômicos, para causar a sensação de "peixe fora d'água" com o público, e optou por Leslie Nielsen para o papel. O sucesso do filme iniciou uma nova carreira para o ator, que agora, com quase 60 anos, se tornava uma estrela do humor. O mesmo aconteceu com outro veterano, Lloyd Bridges, que após o filme, também tornou-se astro de filmes estilo "besteirol". Bridges e Nelson já haviam trabalhado juntos, muitos anos antes, na televisão.


Lloyd Bridges em Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu!


Lloyd Bridges e Leslie Nielsen em uma série de televisão, em 1960


Nilsen então fez comédias como Espaçonave Maluca (1981) e O Homem com a Lente Mortal (1982). E novamente dirigido por Jim Abrahams, estrelou a série Esquadrão de Polícia (1982), pela qual foi indicado a um Emmy.

Foi em esquadrão de polícia que surgiu seu personagem cômico mais famoso, o policial Frank Derbin, que apesar de ser um homem sério, é tão atrapalhado que acaba sempre fazendo as coisas erradas.



Mas novamente, o show foi cancelado rápido, devido a baixa audiência. Com medo de ser visto apenas como um cômico, Nilsen tentou retomar a sua carreira de ator dramático, e aceitou um papel forte em Querem Me Enlouquecer (1987), estrelado por Barbra Streissand. Este acabaria sendo o último papel sério de sua carreira no cinema.



Mas Jim Abrahams, acreditando que Frank Derbin ainda poderia render uma boa história, criou o roteiro de Corra que a Polícia Vem Aí! (1988), e ainda chamou Priscilla Presley, ex-mulher de Elvis Presley, para contracenar com ele, em seu primeiro papel relevante no cinema.


Leslie Nielsen e Priscilla Presley em Corra Que a Polícia Vem Aí!

O filme fez um enorme sucesso, e aos sessenta e dois anos de idade Leslie Nielsen finalmente se tornou uma estrela do primeiro time de Hollywood. O público gostou tanto do filme, que ele ganhou sequencias em 1991 e 1994. 

Corra que a Polícia Vem Aí! fazia paródias de filmes famosos, e revelou um novo filão na carreira do ator. os filmes de comédia que satirizavam grandes produções. Ele estrelou obras como A Repossuída (1996), que brincava com o sucesso de O Exorcista (1973), com direito a Linda Blair, a estrela do filme original, recriando seu papel mais famoso.


Leslie Nielsen e Linda Blair em A Repossuída


Nielsen também foi um atrapalhado agente secreto ao estilo James Bond em Duro de Espiar (1996) e estrelo O Foragido (1998), paródia da série de sucesso O Fugitivo.




Mas estes filmes não repetiram o sucesso de Corra Que a Polícia Vem Aí!

A partir da década de 1990 o ator atuou em diversos filmes. Ele também foi um vampiro em Drácula, Morto Mas Feliz (1995), dirigido pelo lendário Mel Brooks, e até interpretou o Papai Noel em algumas produções infantis.


Leslie Nielsen em Drácula, Morto Mais Feliz


Também protagonizou Mr. Magoo (1997), versão live action de um famoso desenho animado da década de 1950.


Leslie Nielsen em Mr. Magoo


Em 2003 o ator participou de outro grande sucesso de sua carreira, Todo Mundo em Pânico 3 (2003). Nielsen agradou tanto o público que retornou em Todo Mundo em Pânico 4, produzido em 2006.


Leslie Nielsen em Todo Mundo em Pânico 3


Sentido falta de fazer papeis dramáticos, ele comprou os direitos de uma peça sobre a vida do advogado Clarence Darrow, que ele encenou nos palcos, sendo aclamado pela crítica. 

No cinema, também parodiou o Tio Bem, de O Homem Aranha, em Super-Herói: O Filme (2008). e apareceu em Stan Helsing (2009), paródia do filme Van Helsing, produzida pelos mesmos produtores de todo mundo em pânico.


Leslie Nielsen em Super-Herói: O Filme


Ele também atuaria em Todo Mundo Hispânico (2009), do mesmo gênero. E dois anos depois, em 2011, despediu-se das telas no filme Stonerville (2011);


Leslie Nielsen em Stonervile


O filme foi lançado após sua morte. Leslie Nielsen faleceu em 28 de novembro de 2011, vítima de uma pneumonia, aos 84 anos de idade.

O ator foi casado 4 vezes, e era pai de duas filhas.









Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai


Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX mcinematograficas@gmail.com




Postar um comentário

2 Comentários

  1. Excelente trabalho! Tinha muitas coisas sobre o Grande Leslie Nielsen que não sabíamos!

    ResponderExcluir
  2. ESTE ATOR PARTICIPOU DE FILMES DE DECADAS ATRÁS E SÓ AGORA FIQUEI SABENDO.. ASSISTI VÁRIOS DELES QUANDO ELE NOVO E NÃO ME TOQUEI.

    ResponderExcluir