Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

O Irreverente John Belushi



Irmão do ator James Belushi, John Belushi despontou no final da década de 1970, e marcou gerações com seu humor ousado e atrevido, tornando-se um astro das comédias da década de 1980. Seu sucesso meteórico entretanto foi interrompido em 1982, quando o ator faleceu aos 33 anos de idade.


James (Jim) e John Belushi

John Adam Belushi nasceu em Chicago, Illinois, em 24 de janeiro de 1949. Apesar do comportamento irreverente e rebelde exibido nas telas, John Belushi foi um aluno exemplar na escola, e foi o capitão do time de futebol americano durante o ensino médio, além de ter sido eleito o rei de seu baile de formatura.



Ele também costumava-se apresentar em shows de talentos da escola, e um professor o estimulou a investir na carreira de ator. Até então, ele sonhava em ser treinador de futebol.

John Belushi começou a atuar em pequenos grupos de teatro, e acabou cursando atuação na Universidade. E foi em seu primeiro ano na Universidade que ele deixou de ser um rapaz comportado, adotando um comportamento de Bad Boy e um visual desleixado.

Ele começou a ganhar destaque como humorista, e acabou contratado para o elenco do programa de humor canadense Second City, que revelou nomes como Catherine O'HaraJohn CandyEugene Levy, Rick Moranis, Martin Short, Dan Aykroyd e Harold Ramis.


John Belushi no programa Second City


Após um ano no elenco do programa, ele e sua namorada Judith Belushi-Pisano se mudaram para Nova York, e John foi contratado pela revista de humor National Lampoon's. Seu contraro era de apenas 6 semanas, mas ele acabou ficando por quase 10 meses. Depois, passou a ser redator do programa de rádio da publicação, e mais tarde do National Lampoon Show, um programa de televisão.

Em 1975 ele foi contratado para fazer parte da primeira geração do aclamado programa de TV Saturday Night Life. John ficou no elenco até 1981, e foi quatro vezes indicado ao Emmy, tendo sido vencendo em uma ocasião.

Entre seus personagens memoráveis do programa estavam o Samurai Futaba e "Joilet" Jake Blues, que mais tarde seria eternizado no filme Os Irmãos Cara de Pau.



John Belushi no Saturday Night Life



John Belushi como o Samurai Futaba


Em 1978, enquanto ainda trabalhava no SNL, John apareceu no filme Com a Corda no Pescoço (Goin' South, 1978), dirigido e estrelado por Jack Nicholson. Era um papel pequeno, mas foi suficiente para chamar a atenção do diretor John Landis, que o convidou para atuar na comédia Clube dos Cafajestes (National Lampoon's Animal House, 1978).





John Belushi, Jack Nicholson e Christopher Lloyd em Com a Corda no Pescoço


O beberrão "Bluto" que Belushi interpretou em Clube dos Cafajestes também era um papel pequeno, mas ele roubou muitas das cenas, e foi um dos responsáveis pelo grande sucesso do filme, que mostrava as travessuras de uma fraternidade universitária. 

Clube dos Cafajestes alcançou uma das maiores bilheterias do ano.


John Belushi em Clube dos Cafajestes



Ainda no elenco do SNL, o ator fez os filmes Old Boyfriends (1979) e 1941: Uma Guerra Muito Louca (1941, 1979), ao lado do amigo Dan Aykroyd.




Ayrkory e Belushi estavam fazendo muito sucesso no Saturday Night Life com um quadro onde viviam os "The Blues Brothers". Fã de Blues, Belushi havia criado o quadro para apenas uma piada no SNL, mas os personagens agradaram e tornaram-se fixos na atração. O sucesso musical da dupla era tanto, que eles gravaram um disco, Briefcase Full of Blues, que acabou ficando na primeira posição das paradas de sucesso da Bilboard. Embalados pelo sucesso, a dupla fez diversos shows e lançou outros discos, até a morte de John Belushi.


A dupla também estrelou o filme Os Irmãos Cara de Pau (The Blues Brothers, 1980), um dos maiores sucessos da carreira de John Belushi. O filme hoje é considerado cult.




Em 1981 John Belushi interpretou um jornalista em Brincou com Fogo... Acabou Fisgado! (Continental Divide, 1981), e reencontrou Dan Aykroyd em seu filme seguinte, Estranhos Vizinhos (Neighbors, 1981), onde houve uma inversão de papéis. Belushi era o comportado pai de família, e Aykroyd o vizinho arruaceiro.


Dan Aykroyd e John Belushi em Estranhos Vizinhos


Em janeiro de 1982 John Belhusi se hospedou no Chateu Marmont, um lendário hotel onde as celebridades de Hollywood iam desde a década de 1920 para terem privacidade e ficarem longe dos olhos da imprensa.

O ator estava escrevendo o roteiro de um filme intitulado Noble Rot. Mas em 05 de março de 1982 ele aumentou a lista de escândalos do Marmont ao ser encontrado morto em seu quarto, com 33 anos de idade.

Belushi, que naquele dia havia recebido Robert De Niro e Robin Williams, havia morrido de overdose após tomar uma injeção letal onde misturaram heroína e cocaína. A atriz Cathy Evelyn Smith seria presa alguns anos depois, após confessar que ela que havia fornecido as drogas e aplicado a injeção. Ela foi condenada a três anos de prisão.


John Belushi estava escalado para atuar no grande sucesso Os Caça Fantasmas (Ghostbusters, 1984), e seu papel acabou ficando com Bill Murray. Ele também iria fazer seu primeiro papel sério em Era Uma Vez na América (Once Upon a Time in America, 1984), de Sérgio Leone, e precisou ser substituído por James Woods.



John Belushi no Chateau Marmont





Veja o Antes e Depois do Elenco de Arnold (Diff'rent Strokes)



Postar um comentário

0 Comentários