Lendário especialista em Efeitos Visuais Douglas Trumbull, responsável por alguns dos mais audaciosos filmes de ficção científica de todos os tempos – como “2001: Uma Odisséia no Espaço” (1968), “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” (1977) e “Blade Runner” (1982) – Douglas Trumbull morreu nesta segunda, dia 07, aos 79 anos, vítima de um tumor cerebral.
Douglas Huntley Trumbull nasceu em Los Angeles, a 08 de abril de 1942, filho de um engenheiro mecânico e especialista em efeitos visuais, Don Trumbull, que trabalhou em filmes que vão de “O Mágico de Oz” (1939) a “Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança” (1977),.
Douglas Trumbull foi responsável pelos efeitos visuais de clássicos com "2001: Uma Odisseia no Espaço" (1968), “O Enigma de Andrômeda” (1971), “Corrida Silenciosa” (1972), “Jornada nas Estrelas: O Filme” (1979), e até de “A Árvore da Vida” (2011), entre muitos outros.
Recebeu indicações ao Oscar por “Contatos Imediatos”, “Jornada nas Estrelas: O Filme” e “Blade Runner”, além de criar, para os estúdios e parques temáticos da Universal, o simulador “Back to the Future: The Ride”. Além dos efeitos de uma série de clássicos do gênero, Trumbull também criou e patenteou dúzias de ferramentas e técnicas fotográficas para a indústria cinematográfica.
Leia também: A breve vida de Natasha Richardson
Leia também: Francesca de Scaffa, a falsa condessa que foi pivô de um dos maiores escândalos de Hollywood
Veja também: A Outra Doris Day
Veja também: Antes e Depois do Elenco de Terra de Gigantes
Veja Também: Os Artistas que Morreram em 2021
Veja também: Audrey Hepburn: Biografia e Carreira
0 comentários:
Postar um comentário