Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A breve vida de Natasha Richardson


Hollywood tem algumas dinastias familiares, como os Barrymores, os Hustons, os Hemingways e os Fondas. Natasha Richardson também fazia parte de uma longa família cinematográfica. Filha da atriz Vanessa Redgrave e do diretor Tony Richardson, era neta do ator Michael Redgrave, sobrinha de Lynn e Corin Redgrave e irmã de Joely Richardson e Carlo Gabriel Nero.

Muitas destas famílias, além do talento em comum, foram marcados por tragédias. Os Barrymores tem longo histórico de alcoolismo e suicídios, John Huston atropelou e matou a atriz brasileira Diva Tosca (leia está história aqui), Margaux Hemingway e seu avô Ernest também tiram as próprias vidas, como também fizeram duas das esposas de Henry Fonda.

Natasha Richardson também foi mais uma trágica personagem desta lista, falecendo com apenas 45 anos de idade.


Natasha Jane Richardson nasceu em Londres, em 11 de maio de 1963. Filha de pais famosos, ela estreou no cinema com apenas cinco anos de idade, no filme A Carga da Brigada Ligeira (The Charge of the Light Brigade, 1968), dirigido por seu pai e estrelado por sua mãe.

 Natasha Richardson em A Carga da Brigada Ligeira

Seus pais haviam se separado em 1967, e em 1971 Vanessa Redgrave foi morar com o ator italiano Franco Nero, que criou a menina como filha (Vanessa e Nero só viriam a se casar em 2006, estando juntos até hoje). E foi ao lado do padrasto que Natasha fez seu segundo filme, A Polícia Incrimina... A Lei Absolve (La polizia incrimina la legge assolve, 1973).

Suas atuações, até então, era pequenas participações, uma espécie de brincadeira de criança, mas despertou na menina a vontade de seguir a tradição familiar. Ela estudou interpretação na aclamada London's Central School of Speech and Drama, e fez diversas peças no teatro, incluindo Sonhos de Uma Noite de Verão e Hamlet.

Já adulta, retornou ao cinema em um chamado Every Picture Tells a Story (1983). Após fazer muitos trabalhos na televisão inglesa, Natasha teve sua grande chance ao interpretar a escritora Mary Shelley em Gothic - Poetas e Fantasmas (Gothic, 1986), de Ken Russell.

 Gabriel Byrne e Natasha Richardson em Gothic - Poetas e Fantasmas

Em 1988 ela fez seu primeiro filme norte-americano, O Sequestro de Patty Hearst (Patty Hearst, 1988), onde interpretou a herdeira milionária Patty Hearst, neta de William Randolph Hearst, que foi sequestrada na década de 70 por membros do Exército Simbionês de Libertação e acabou ingressando no grupo que a sequestrara, inclusive assaltando um banco com eles.

Natasha revesava sua carreira entre produções inglesas e americanas, atuando em filmes como Longe da Guerra (A Month in the Country, 1987), O Início do Fim (Fat Man and Little Boy, 1989), A Decadência de uma Espécie (The Handmaid's Tale, 1990), Uma Estranha Passagem em Veneza (The Comfort of Strangers, 1990), O Favor, o Relógio e o Peixe Muito Grande (The Favour, the Watch and the Very Big Fish, 1991), Sombras na Noite (Past Midnight, 1991) e As Viúvas Alegres (Widows' Peak, 1994).

 Mia Farrow, Joan Plowright e Natasha Richardson em As Viúvas Alegres


Em 1994 ela atuou em Nell (Idem, 1994), estrelado por Jodie Foster e Liam Neeson. Em julho do mesmo ano ela e Neeson se casaram, e foi Franco Nero foi quem a conduziu ao altar.

Casamento de Natasha Richardson e Liam Neeson

No ano seguinte, Natasha fez seu maior sucesso comercial, Operação Cupido (The Parent Trap, 1998), interpretando a mãe de gêmeas que trocavam de lugar para unir os pais. As gêmeas eram interpretadas pela jovem atriz Lindsay Lohan.

 Lindsay Lohan e Natasha Richardson em Operação Cupido

A atriz, cuja a carreira era marcada por diversos filmes de arte, passou então a fazer comédias románticas e filmes para adolescentes, como De Cabelos em Pé (Blow Dry, 2001) e Seu Marido e Minha Mulher (Waking Up in Reno, 2002). Com Patrick Swayze estrelou Encontro de Amor (Maid in Manhattan, 2002).

Ao mesmo tempo, ainda fazia filmes mais sérios, como Paixão sem Limites (Asylum, 2005), A Condessa Branca (The White Countess, 2005) e Ao Entardecer (Evening, 2007). Em A Condessa Branca, de James Ivory, atuou com a tia Lynn Redgrave e em Ao Entardecer, voltou a atuar com sua mãe.

 Natasha Richardson e Vanessa Redgrave em Ao Entardecer 

Em 16 de março de 2009 a atriz foi hospitalizada em um hospital em Montreal, depois de sofrer uma lesão grave na cabeça, durante um acidente de esqui. A pedido da família, ela foi transferia para Nova York, para ficar ao lado do marido e de seus dois filhos. Liam Neeson interrompeu as gravações do filme O Preço da Traição (Chloe, 2009), para acompanhar sua internação.

Na noite de 18 de março de 2009 Natasha Richardson foi declarada com morte cerebral. Ela tinha apenas 45 anos de idade.

 Seu último filme, Garota Mimada (Wild Child, 2008), foi lançado cinco meses após a sua morte.

 Natasha Richardson em Garota Mimada 


Natasha Richardson, Vanessa Redgrave e Joely Richardson

Veja Também: Mães e Filhas Atrizes

Postar um comentário

1 Comentários