Linda Hunt talvez hoje em dia seja mais conhecida por interpretar Hetty Lange na série NCIS: Los Angeles, papel que desempenha desde 2009. Porém, sua atuação em O Ano Em Que Vivemos em Perigo (The Year of Living Dangerously, 1982), que lhe rendeu um Oscar, também é inesquecível.
Lydia Susanna Hunter nasceu em 02 de abril de 1945, em Morristown, Nova Jersey. Com apenas 1,45 de altura, Linda Hunter teve uma juventude difícil. Em uma entrevista chegou a declarar que ninguém falava com ela, por preconceito, quando ela tinha 16 anos de idade.
Em 1976 ela começou a trabalhar na televisão, e em 1980 estreou no cinema, no filme Popeye (Idem, 1980), de Robert Altman.
Linda Hunt em Popeye
Ela só retornaria ao cinema em O Ano Em Que Vivemos em Perigo (The Year of Living Dangerously, 1982), interpretando o repórter de guerra Billy Kwan. Pelo papel, tornou-se a única pessoa (até o momento) a receber um Oscar (na categoria de coadjuvante, no caso) interpretando o sexo oposto. A atriz também precisou utilizar truques corporais e de câmara, para parecer ainda mais baixa do que realmente era.
Mel Gibson e Linda Hunt em O Ano em Que Vivemos em Perigo
Linda faria papéis de apoio em filmes como Duna (Dune, 1984) e Silverado (Idem, 1985), e ao lado de Roseanne Barr e Meryl Streep, estrelou a comédia Ela é O Diabo (She-Devil, 1989), que fez muito sucesso na época.
Linda Hunt e Rosseane Barr em Ela é O Diabo
A versátil atriz, premiada por um papel dramático, também demonstrou ter uma veia cômica, e atuou em outras comédias em seguida, como Um Tira no Jardim de Infância (Kidergarten, 1990) e Espião por Engano (If Looks Could Kill, 1991). Em 1993 estrelou Cash: Em Busca do Dólar (Twenty Bucks, 1993), um dos poucos trabalhos onde foi protagonista.
Linda Hunt Cash: Em Busca do Dólar
Robert Altman, que a lançou no cinema em Popeye, a convidou para atuar em outro longa-metragem, Pret-à-Porter (Idem, 1994), um filme fazia uma crítica ao mundo da moda, e era repleto de astros do cinema. No ano seguinte, dublou uma das avós de Pocahontas, na animação da Disney. Ela repetiria a personagem em outros derivados do longa-metragem.
No mundo das animações, também serviu de inspiração para a personagem Edna Mode, no desenho Os Incríveis (The Incredibles, 2004). Mas não dublou a personagem.
Apesar do talento, o seu tipo físico limitava os convites para o cinema. Ela começou a aparecer mais em séries de televisão, como O Desafio (The Practice), onde desempenhou um papel regular, como uma juíza, entre 1997 e 2002. Na série Carnivale (2003-2005), voltou a interpretar um personagem masculino.
No cinema, ainda apareceu em Os Seus, Os Meus e os Nossos (Yours, Mine & Ours, 2005) e Mais Estranho que a Ficção (Stranger Than Fiction, 2006).
Desde 2009, interpreta Henrietta "Hetty" Lange na série NCIS - Los Angeles, que ainda está no ar. Ela faz a líder da divisão de agentes especiais. Porém, em 2018 ela ficou alguns episódios afastada, após sofrer um acidente de carro. Recuperada, ela retornou a série, que ainda é produzida.
Recentemente, também dublou um personagem no filme Han Solo: Uma História Star Wars (Solo: A Star Wars Story, 2018).
Desde 1993 a atriz é casada com Karen Klein, com quem vive até os dias de hoje.
Karen Klein e Linda Hunt
Veja também: Os Artistas Que Morreram em 2023 - In Memoriam
Leia também: Filmes clássicos, para ver em casa, de graça (Parte I)
Leia também: Por Onde Anda? Lynda Carter, "A Mulher Maravilha"
Leia também: Por Onde Anda? Lynda Carter, "A Mulher Maravilha"
Veja também: Antes e Depois do Elenco de Punky, a Levada da Breca
Veja também: Os Artistas que Morreram em 2022 - In Memoriam
2 Comentários
Faltou dizer que ela é a narradora nos games iniciais da saga god of war(chains of Olympus,god 1,Ghost of sparta,god 2,god 3...
ResponderExcluirA inspiração para Edna Mode, na verdade, é Edith Head, figurinista legendária da Paramount durante quase 50 anos.
ResponderExcluir