Ed Evanko, o ator que virou padre


Ed Evanko foi um ator e cantor canadense, que fez trabalhos no teatro, cinema e televisão. Ele chegou a se apresentar no Brasil como atração internacional, antes de abandonar a carreira para se tornar padre.



Edward Danylo Evanko nasceu em Winnipeg, Manitoba (Canadá) em 19 de outubro de 1938. Filho de imigrantes ucranianos, e desde pequeno demonstrou talento musical, e aos treze anos de idade ganhou um importante concurso musical em Manitoba.

Em 1961 ele começou a treinar na Escola de Teatro Old Vic, em Bristol, na Inglaterra. Evanko cantou com duas companhias de ópera, antes de retornar ao Canadá. De volta ao seu país natal, estrelou o programa de televisão The Ed Evanko Show (1967).

Após atuar em diversos teleteatros na tv canadense, Evanko estreou na Broadway, atuando em Canterbury Tales (1969).

 Ed Evanko e Barbara Shuttleworth em The Best of All Possible Worlds (1968), CBC TV Toronto


Sandy Duncan e Ed Evanko em Canterbury Tales (1969)


Sua estreia na Broadway lhe rendeu diversos prêmios, como o prêmio New Jersey Drama Critics e uma indicação ao Los Angeles Ovation Award. Ele gravou álbuns da Broadway para a Capitol, RCA, um álbum para a Decca e três para a Destiny Records





Sua carreira de cantor o trouxe ao Brasil, como um dos jurados internacionais do Festival Internacional da Canção,  realizado pela Rede Globo em 1970. Entre os convidados internacionais do festival estavam a cantora Amália Rodrigues, o cantor Paul Simon e as atrizes Joan Collins e Carmen Sevilla.


Ed Evanko e o ator Paulo Goulart visitando a redação da Revista Intervalo

Entre 1976 a 1977 ele interpretou o Dr. Alex McLean na série Ryan's Hope, e posteriormente dedicou sua carreira para a música e o teatro. Evanko só retornaria a televisão apenas na década de 90, atuando em séries como La Femme Nikita, Chicago Hope e Night Visions.






Evanko estrou no cinema em Morte Subita (Sudden Death, 1995), estrelado por Jean Claude Van Damme.  Ele ainda atuou nos filmes Destruição Iminente (Dark Planet, 1997), Risco Duplo (Double Jeopardy, 1999), Navegando no Coração (Navigating the Heart, 2000) e Sequestro nas Alturas (Cabin Pressure, 2002). Seu último filme foi You're Killing Me... (2003), estrelado pela antiga estrela pornô Traci Lords.

Ed Evanko e Craig Scheffer em Sequestro nas Alturas


Em 2005 o ator completou seu Mestrado em Artes em Teologia. E em 2008, aos 70 anos, ingressou no sacerdócio, passando a trabalhar como padre da Igreja Greco-Católica Ucraniana, fazendo trabalhos itinerante na zona rural de Manitoba.





Em 2016 Ed Evanko sofreu um derrame, que o deixou debilitado. Edward Evanko faleceu em 18 de novembro de 2018, em consequências do derrame e de um cancêr que sofria. O ator que virou padre, tinha 80 anos de idade.



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram


0 comentários:

Postar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil