Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre Gloria Katz, roteirista de Star Wars e Indiana Jones, aos 76 anos


Morreu no dia 25 de novembro a roteirista Gloria Katz, responsável por criar a personalidade da Princesa Lea em Star Wars.

O primeiro roteiro de Gloria foi para o filme Zumbis do Mal (Messiah of Evil, 1973), que ela também dirigiu e atuou em uma pequena ponta.

Em seguida ela escreveu Loucuras de Verão (American Graffiti, 1973), escrito junto com seu marido Williard Huyck. O casal foi indicado ao Oscar pelo trabalho.

Loucuras de Verão foi dirigido por George Lucas, que chamou o casal para reescrever o roteiro de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (Star Wars, 1977). Lucas havia escrito o roteiro, e o casal acrescentou humor ao filme, lançado inicialmente como Guerra nas Estrelas.

Foi Gloria quem moldou a personalidade da Princesa Lea. Anos mais tarde, em uma entrevista ela declarou "Lea era apenas uma princesa linda esperando para ser salva. Eu a transformei em uma mulher no comando, que não leva desaforo para casa e não precisa ser salva".

Apesar das alterações, o casal não foi creditado na obra.

Com Lucas ela ainda trabalharia em E a Festa Acabou (More American Graffiti, 1979) e em Indiana Jones e o Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom, 1984). Este último dirigido por Steven Spilberg, mas produzido por George Lucas.

Entre os trabalhos da roteirista também estão os filmes A Melhor Defesa é o Ataque (Best Defense, 1984), Howard, o Super Herói (Howard the Duck, 1986) e Assassinatos na Rádio WBN (Radioland Murders, 1994), último trabalho que ela escreveu.

Gloria lutava há muitos anos contra um câncer no ovário, e faleceu no dia em que ela e o marido completavam 49 anos de casados.

Gloria Katz e George Lucas

Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

0 Comentários