Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Ziraldo e o cinema


Nascido em Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932, Ziraldo Alves Pinto é um cartunista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo brasileiro, e criou alguns personagens mais queridos da literatura juvenil brasileira, como O Menino Maluquinho e a Turma do Pererê.

Desde criança ele demonstrava talento para o desenho, e aos seis anos de idade uma ilustração sua foi publicada no jornal Folha de Minas. Seu primeiro trabalho profissional foi na revista Era uma Vez, no começo da década de 50. Em 1954 ele começou a trabalhar na Folha da Manhã (hoje, Folha de São Paulo). Em 1957 começou a colaborar com a tradicional revista O Cruzeiro.




Em 1960 lançou a revista Pererê, a primeira revista em quadrinhos coloridas (de um autor único) do Brasil. Ziraldo também foi um dos criadores da famosa revista O Pasquim, que desafiou a ditadura militar.


Ziraldo no Cinema

No cinema brasileiro também teve uma contribuição importante. Estreou como ator em Este Mundo É Meu (1964), dirigido pelo músico Sérgio Ricardo, aquele que quebrou o violão no Festival da Record. E em 1966 estreou como roteirista em Rio, Verão & Amor (1966), último filme de Watson Macedo. O poster do filme também foi desenhado pelo artista.


Como ator ainda apareceu em Garota de Ipanema (1967), Quatro Contra o Mundo (1970), O Menino Maluquinho 2 (1998) e Uma Professora Muito Maluquinha (2011). Os dois últimos baseados no personagem O Menino Maluquinho, que ele criou em 1980.

O Menino Maluquinho, sucesso literário do autor, ganhou uma versão cinematográfica em 1995. No ano seguinte foi filmado Uma Professora Muito Maluquinha (1996), que contou com a presença de Ziraldo como um delegado. O filme O Menino Maluquinho 2 (1998) foi uma sequência do primeiro filme, que fez muito sucesso, e também virou uma série de televisão em 2006. E em 2011 estreou o filme Uma Professora Muito Maluquinha (2011), no qual Ziraldo também atuou.

Ziraldo foi casaco com Vilma Gontijo (entre 1958 - 2000), e com ela teve três filhos: a cineasta Daniela Thomas, o compositor Antonio Pinto, e Fabrízia. Desde 2002 é casado com Marcia Martins.


Ziraldo e Paolla Oliveira em Uma Professora Muito Maluquinha

Ziraldo ainda trabalhou como animador em Aventuras com Tio Maneco (1971), um grande sucesso estrelado por Flávio Migliaccio. Além de ter feito inúmeros cartazes de filmes, que posteriormente foram reunidos em um livro.




Na televisão, foi roteirista do programa Chico Total (1981), estrelado por Chico Anísio.



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

0 Comentários