Hayden Rorke, o inesquecível Dr. Bellows, de Jeannie é Um Gênio

Hayden Rorke, apesar de uma longa carreira, sempre será lembrado como o médico da NASA Dr. Alfred Bellows, que sempre estava desconfiado do comportamento do Major Nelson (Larry Hagman) na clássica série de TV Jeannie é Um Gênio (I Dream Of Jeannie, 1965-1970).

Elenco de Jeannie é Um Gênio

William Henry Rorke nasceu em Nova York, em 23 de outubro de 1910. Ele era filho da atriz teatral Margaret Rorke (cujo sobrenome de solteira era Hayden). Margaret, que nunca atuou no cinema, foi também uma famosa sufragista, e foi uma pioneira na criação da teoria das cores, muito utilizada no universo da moda e das artes.

Margaret Rorke (1883-1969)

Quando estreou no teatro, Hayden Rorke adotou o nome artístico em homenagem a mãe, juntando seu sobrenome de solteira com o sobrenome de casada. O ator estudou atuação, e estreou nos palcos na década de 1930, mas teve que deixar a carreira de lado após ser convocado pelo exército, para lutar na Segunda Guerra Mundial.

Em 1943, após dar baixa, estreou no cinema em Forja de Heróis (This is The Army, 1943). Seu papel era muito pequeno, e nem chegou a ser creditado. Nos anos seguintes, atuou em diversos filmes, mas normalmente em papéis tão pequenos, que nem recebiam créditos. Hayden Rorke apareceu em obras como Zona Proibida (Rope and Sand, 1949), Kim (Idem, 1950), e O Netinho do Papai (Father1s Little Dividend, 1951).

Joan Bennet, Spencer Tracy e Hayden Rorke em O Netinho do Papai

Em 1951 também teve um pequeno papel no clássico musical Sinfonia de Paris (An American in paris, 1951). A partir da década de 1950 começou a ganhar um maior destaque, normalmente em filmes de ficção científica, como O Fim do Mundo (When Worlds Collide, 1951) e Project Moon Base (1953).

Também teve um papel melhor em Gigante dos Mares (The Eternal Sea, 1955). Na mesma época, também começou a participar de diversas séries de televisão, participando de episódios isolados.

Hayden Rorke em Project Moon Base

Hayden Rorke e George Reeves em As Aventuras de Super-Homem (1953)

Em 1957 ele teve seu primeiro papel fixo em uma série, Mr. Adams and Eve. Com Alan Ladd, atuou em Rajadas de Ódio (Drum Beat, 1954) e com Doris Day fez dois filmes, Confidências à Meia_Noite (Pillow Talk, 1959) e A Teia de Renda Negra (Midnight Lace, 1960). Em 1964 também esteve fixo na série No Time For Sergeants, e fez seu papel mais famoso no cinema, o do fantasma de Howard Trent no terror Quando Descem as Sombras (The Night Walker, 1964).

Hayden Rorke em Quando Descem as Sombras

Em 1965b veio a consagração de sua carreira, quando ganhou o papel do desconfiado Dr. Bellows em Jeannie é Um Gênio (I Dream Of Jeannie, 1965-1970). E apesar de ser uma pedra no sapato do Major Tony Nelson, o personagem recebeu o carinho do público.



Quando Jeannie é Um Gênio chegou ao fim, atuou no filme da Disney O Chimpanzé Manda-Chuva (The Barefoot Executive, 1971), e depois só trabalhou em séries de televisão, até o começo dos anos 80.

Hayden Rorke e Lynda Carter em Mulher Maravilha

Seu último trabalho como ator foi no telefilme Jeannie é Um Gênio: 15 Anos Depois (I Dream of Jeannie... Fifiteen Years Later, 1985), uma reunião do elenco original da série que o consagrou. Porém, Larry Hagman, que interpretava o Major Nelson, recusou atuar no filme devido a seus compromissos com a série Dallas. Wayne Rogers foi chamado para interpretar Tony Nelson, o que gerou muitas criticas dos fãs.

Bill Daily, Hayden Rorke, Wayne Rogers e Barbara Eden em Jeannie é Um Gênio: 15 Anos Depois

Em 19 de agosto de 1987 Hayden Rorke morreu em consequência de um mieloma múltiplo. Ele tinha 76 anos de idade.

Hayden Rorke era gay, e viveu com seu companheiro, o diretor de televisão Justus Addis até o final de sua vida. Em sua biografia Barbara Eden escreveu que eles "formavam um dos mais bonitos e felizes casais de Hollywood", e que o colega era "amigo de todos, e sempre conseguia manter o espírito do elenco, mesmo nas circunstâncias difíceis". Eden dizia que Rorke era um verdadeiro "príncipe".

Barbara Eden e Hayden Rorke

1 comentário:

  1. O diretor Justus Adiss dirigiu vários episódios de Viagem ao Fundo do Mar e Perdidos no Espaço...

    ResponderEliminar

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil