Em 1937 os estúdios Disney lançaram seu primeiro longa de animação, Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs, 1937), que foi um sucesso na época, e contínua encantando gerações.

Filha de uma cantora lírica italiana, que migrou para os Estados Unidos, Adriana também se aventurou pelo canto lírico. Porém, ela desejava ser artista de cinema, e era contratada como figurante da MGM, tendo atuado como extra em Oh, Marieta! (Naughty Marietta, 1935) e Felicidade de Mentira (The Bride Wore Red, 1937).
Disney a contratou, colocando-a em um contrato de exclusividade, para manter sua identidade em sigilo. Jack Benny tentou negociar contratá-la para o rádio, mas nem assim Disney autorizou, não queria que a perdessem a ilusão de Branca de Neve ao ouvir sua voz. Pelo trabalho, recebeu U$ 970,00 dólares (algo em torno de 16 mil dólares nos dias de hoje). Ele só permitiu que ela trabalhasse em um único filme, dublando uma canção de um personagem menor em O Mágico de Oz (The Wizard Of Oz, 1939).
Confira Adriana cantando uma das canções do filme
![]() |
Marge Champion como Branca de Neve |
Muitos pensam que Adriana também foi a modelo que posou para os desenhista do estúdio, mas isto não é verdade.
A modelo de movimentos foi a atriz Marge Champion, na época ainda creditada como Marjorie Belcher. Adriana apenas emprestou sua voz a personagem.
Apesar do filme ter sido um grande sucesso, o contrato com Disney limitou sua carreira. Ainda mais depois que ela e Harry Stockwell (a voz do príncipe encantado) processaram o estúdio por estar vendendo discos com as canções, algo não previsto em seus contratos.
Adriana e Disney por muitos anos tiveram uma relação estremecida, que foi sendo resolvida ao longo dos anos. Em 1994 ela entrou para o Hall da Fama do Estúdio, colocando suas mãos na calçada "Lendas da Disney".
![]() |
Com Julie Andrews no The Julie Andrews Show |
Porém, a carreira de atriz tão sonhada de Adriana Caselotti não vingou. Ela conseguiu atuar em um único filme após romper o contrato com Walt Disney, aparecendo rapidamente em A Felicidade Não Se Compra (It's a Wonderful Life, 1946). Ela é a mulher que canta no bar enquanto James Stewart vive seu conflito interno.
Confira a breve participação da atriz no filme
Adriana Caselotti após desistir da carreira de atriz, dedicou-se aos negócios imobiliários, e foi uma das primeiras mulheres corretoras da bolsa de valores de Nova York. Ela faleceu em 18 de janeiro de 1997, aos 80 anos.
No Brasil, a primeira dublagem de Branca de Neve contou com a voz da cantora de rádio Dalva de Oliveira.
Confira a versão brasileira com Dalva
Leia também: Curiosidades sobre O Mágico de Oz
Leia também: Heather North, a voz da Daphne do Scooby Doo
0 comentários:
Postar um comentário