Morreu no dia 09 de setembro a cantora e atriz Caterina Valente, aos 93 anos de idade. De acordo com seus familiares, a artista faleceu pacificamente em sua residência, na Suíça.
E embora muitos acreditem que ela fosse alemã, Valente nasceu em Paris, França, em 1931. Filha de artistas circenses, ela também era irmã do ator Silvio Francesco.
Considera a artista europeia que mais gravou, ela gravou mais de 1300 canções, em diversos idiomas. Poliglota, era fluente em seis idiomas, e gravou músicas em alemão, francês, italiano, inglês, espanhol e até português.
Muito popular também no Brasil, Caterina Valente foi uma das embaixadoras da Bossa Nova no exterior.
A cantora emplacou diversos hits, como itsy Bitsy Teeni Weeni Honolulu Strandbikini e Bongo chá chá chá, que foi redescoberta pelas novas gerações após fazer parte da trilha sonora de Homem-Aranha: De Volta Pará casa (2019). A música, posteriormente, viralizaria no Tik Tok.
Caterina Valente despontou para o sucesso no começo da década de 1950, e também acabou ingressando no cinema. Ela foi estrelas de filmes como Casino de Paris (1957), e atuou em obras como Passos em Falso (1954), Dança, Mulheres e Música (1955), O Rei e a Vedete (1956), A Corista e a Grã-Fina (1958), entre outros. em nunca yer atuado em Hollywood, Valente também era muito popular nos Estados Unidos, onde se apresentou em lendários programas de televisão, como The Dean Martin Show e The Ed Sullivan Show.
Caterina Valente se apresentou em diversos países do mundo, e foi uma das atrações internacionais a cantar nos palcos da TV Record, em 1961.
0 Comentários