Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? A Atriz Shannen Doherty



Shannen Doherty despontou para a fama mundial no papel de Brenda Walsh, a estrela da série Barrados no Baile (Beverly Hills, 90210, 1990-1994), um dos maiores sucessos da história recente da televisão. A popularidade, entretanto, subiu a cabeça da atriz, que passou a ser uma das primeiras pessoas canceladas nos primórdios da internet.

A fama de encrenqueira, valeu a atriz o título de "a garota má de Hollywood dos anos 90".


Jason Pristley e Shannen Doherty em Barrados no Baile

Shannen Doherty nasceu em 12 de abril de 1971, em Memphis, Tennessee. Ela começou a atuar aos 10 anos de idade, quando fez uma participação na série Padre Murphy (Father Murphy), em 1981.

No ano seguinte, chamou a atenção ao dublar a personagem Teresa na animação A Ratinha Valente (The Secret of NIMH, 1982). Como atriz continuou fazendo participações em séries de televisão como Magnum,Voyagers! Viajantes do Tempo e Águia de Fogo (Airwolf), que lhe valeu uma indicação ao Young People Artist, de melhor atriz mirim convidada.


Shannen Doherty em Magnum


No cinema, seu primeiro filme foi no filme Corretores do Amor (Night Shift, 1982). Mas seu rosto começou a ser reconhecido pelo púlbico quando ela ganhou o papel de Jenny Wilder, nas temporadas finais da série Os Pioneiros (Little House on the Praire), atuando de 1982 a 1983. Com o fim do programa, em 83, ela ainda repetiria sua personagem em três telefilmes derivados do programa, produzidos nos anos seguintes.


Shannen Doherty em Os Pioneiros


Em 1985 ela interpretou a irmã de duas novatas que despontavam no cinema, Sarah Jessia Parker e Helen Hunt, na comédia Dançando na TV (Girls Just Want to Have Fun, 1985).


Shannen Doherty, Sarah Jessica Parker e Linda Hunt em Dançando na TV


Entre 1986 e 1988 Shannen foi estrela da série Our House, que só durou duas temporadas, e nenhum de seus papéis até então haviam feito muito pelo seu sucesso.

Ao lado de Wynona Ryder e Christian Slater, Shannen Doherty finalmente finalmente chamou a atenção ao atuar no filme Atração Mortal (Heathers, 1988).


Shannen Doherty e Wynona Ryder em Atação Mortal

O filme não foi exatamente um sucesso de bilheteria, mas foi o suficiente para chamar a atenção do lendário produtor de televisão Aaron Spelling, que buscava rostos novos para estrelar sua série, Barrados no Baile (Beverly Hills, 90210, 1990-2000).

Spelling já era um veterano da TV, e havia criado programas famosos como As Panteras (Charlie's Angels) e Dinastia (Dinasty), mas já não gozava a fama de outrora, e buscava retornar à televisão, porém já não encontrava estúdios interressados em suas criações como antes.

A Fox TV, que estava começando, foi a única que apostou no programa, que tinha um baixo orçamento, e era gravado em um estúdio de filmes pornô abandonado, na periferia de Los Angeles. Incialmente, o programa não deu audiência, e foi cancelado na primeira temporada.

Porém, em agosto de 1990, estourou a Guerra do Golfo, e todos os canais de televisão cobriam o conflito ao vivo. Sem estrutura para enviar correspondentes de guerra, a Fox resolveu reprisar Barrados No Baile, e os adolescentes, que não aguentavam mais ver notícias sobre a guerra, descobriam o programa, que se tornou um enorme sucesso.

O elenco então foi chamado as pressas para gravar mais episódios para a primeira temporada, e a série se tornou um dos maiores fenômenos da década.

Shannen Doherty interpretava Brenda, a irmã gêmea de Brandon (vivido por Jason Pristley), e ambos eram os adolescentes protagonistas de Barrados no Baile.


O elenco de Barrados no Baile


Shannen, como todo o elenco, alcançou o estrelato devido ao sucesso mundial de Barrados no Baile (que passou a ser exibida no Brasil, pela Globo, em 1992). Mas nos bastidores, ela passou a ser mal vista pelos colegas e equipe.

A atriz chegava constantemente atrasada, e as revistas de fofocas adoravam noticiar as brigas da atriz com o resto do elenco, nos bastidores. Jennie Garth, que interpretava a personagem Kelly, declarava abertamente que ela e Doherty viviam brigando nos set de filmagens.


Shannen Doherty e Jennie Garth em Barrados no Baile

As coisas estavam tão tensas nos bastidores que os produtores queriam demitir a atriz, e os fãs do programa criaram um site chamado "I Hate Brenda" (Eu odeio a Brenda, na tradução), fazendo da atriz uma das primeiras pessoas canceladas da internet.

Aaron Spelling ainda a queria no programa, e negociou com Doherty que ela apareceria menos, fazendo apenas episódios como convidada, mas ainda mantendo o protagonismo da trama. Porém, durante a quarta temporada, após o acordo firmado, a atriz cortou os longos cabelos sem avisar, fazendo com que várias cenas que já haviam sido gravadas fossem jogadas fora.

Ela foi demitida, mas sempre perdurou rumores que a atriz voltaria a série, o que frustrou os fãs, que esperavam vê-la, ao menos, no último episódio de Barrados no Baile. Mas a volta de Brenda, embora ainda fosse mencionada no programa, de fato, nunca aconteceu.


Shannen Doherty e Luke Perry em Barrados no Baile

A revista People elegeu Doherty como "a maior garota má de sua geração". A má fama da jovem atriz fez com que os convites para atuar desaparessessem, e Shannen, no auge da fama, teve de se contentar com trabalhos ruins, normalmente atuando em telefilmes inexpressivos feitos para a televisão.

Foi somente o diretor independente Kevin Smith quem lhe deu um papel no filme Mallrats, em 1995. No Brasil, devido ao sucesso da série que atriz protanizara, o filme recebeu o nome de Barrados no Shopping.


Shannen Doherty em Barrados no Shopping


Sua carreira parecia estar arruinada, quando Aaron Spelling, mais uma vez, lhe deu o papel de protagonista na série Charmed: Jovens Bruxas (Charmed), em 1998.

O programa também fez sucesso, mas Doherty voltou aos velhos hábitos de antes, chegando atrasada, e arrumando confusões com o elenco, principalmente com sua co-protagonista Alyssa Milano.

E após atuar em três temporadas, ela novamente foi demitida de outro programa.


Shannen Doherty e Alyssa Milano em Charmed

E foi novamente Kevin Smith quem lhe deu trabalho, após a fama de encrenqueira da atriz recuperar o folego. Com o diretor, ela fez uma participação no filme O Império (do Besteirol) Contra-Ataca (Jay and Silento Bob Strike Back, 2001).

Depois, ela se viu obrigada a trabalhar para telefilmes inexpressivos nos anos seguintes. Na TV, também apresentou um programa de câmeras escondidas chamado Scare Tatics (2003), que só durou uma temporada. Depois, atuou na série North Shore (2004-2005), que só durou onze episódios.

Em seguida, apresentou seu próprio reality show, Breaking Up With Shannen Doherty (2006), onde fazia "o trabalho sujo", terminando namoros ou dizendo a pessoas o que seus amigos realmente pensavam dele.




A atriz chegou a gravar participações em séries na Suécia, e em 2010 participou do programa Dancing With Stars (o Dança dos Famosos norte-americano).




Em 2008 ela voltou a interpretar a personagem Brenda Walsh no remake de Barrados no Baile, Barrados no Baile: Nova Geração (90210, 2008-2009). No programa, ela reencontrou antigos colegas do elenco, incluindo Jennie Garth.


Jennie Garth e Shannen Doherty em Barrados no Baile: Nova Geração

Ela voltaria a viver Brenda em outra tentativa de emplacar uma nova série derivada, BH90210 (2019), desta vez, com todo o elenco original do programa, com excessão de Luke Perry, que estava contratado pela série Riverdale, onde vivia o pai do personagem princiapal.



O elenco de BH90210


Em 2019, quando o elenco do programa original estava reunido, o ator Luke Pery (que interpretava o namorado de Brenda em Barrados no Baile), faleceu após sofrer um AVC. Na época, ele estava gravando a série Riverdale, e Shannen Doherty acabou sendo convidada para fazer uma participação especial no programa, no episódio de despedida ao ator.

Os fãs de Barrados no Baile, o programa original, não contiveram as lágrimas com a homenagem. A emoção da atriz também claramente não era encenada.


Shannen Doherty em Riverdale


No cinema, ainda atuou em filmes como Coisas Para fazer Antes de Morrer (Breast cancer Bucket List, 2021), A Fortaleza (Fortress, 2021) e Assento Quente (Hot Seat, 2022).


Mel Gibson e Shannen Doherty em Assento Quente

Shannen Doherty foi noiva do herdeiro de Max Factor, Dean Jay Factor, mas ele pediu uma ordem de restrição contra ela em 1993, alegando ter sido agredido pela atriz. Pouco tempo depois, ela se casou com o ator Ashley Hilton (filho do ator George Hamilton), mas o casamento durou seis meses.

Depois, ela se casou com o jogador de poker Rick Salomon, de quem se separou após nove meses. Ela voltou a se casar com o fotógrafo Kurt Iswarienko em 2011, e se separou dele em 2023.

A carreira da atriz também acabou limitada devido a sua condição de saúde. Em 1999 ela anunciou que sofria de Doeça de Chron (uma doença iflamatória intersinal). Alguns anos depois, em 2015, ela começou a travar uma árdua luta contra um câncer de mama.

Mesmo tendo feito dupla mastectomia, e diversas sessões de radio e quimioterapia, Shannen descobriu que o câncer estava em estágio avançado, e havia atingido seus ossos.

Em 2024, após inúmeros tratamentos, ela declarou que está se preparando para a morte, que já organizou seu funeral, e está se desfazendo de suas coisas, para não deixar esta tarefa para a sua mãe.


Shannen Doherty atualmente





Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram


Postar um comentário

0 Comentários