Morreu no dia 01 de julho a atriz Renate Hoy. Nascida na Alemanha, Renate teve uma breve carreira em Hollywood na década de 1950, atuando em uma dezena de filmes.
Em 1952 Renate Huy (seu nome verdadeiro) foi eleita Miss Alemanha, e ganhou uma vaga para o concurso de Miss Universo, que na época, era promovido pela Universal Studios e realizado em Long Beach na Califórnia.
Um dos prêmios para a vencedora era um contrato com a Universal. A vencedora, Armi Kuusela, da Finlândia, entretanto, recusou o contrato, pois se casou logo após vencer o concurso.
Na verdade, a Universal acabou oferecendo contrato para as cinco primeiras colocadas, e embora Ntaizy Mavrak (da Grécia) também tenha recusado a oferta, Judy Dan (de Hong Kong) e Elza Esdam (do Havaí) também acabaram contratadas, além, claro, de Renate, que havia ficado em quinto lugar.
Na Universal, seu nome foi mudado para Renate Hoy, mais americanizado, e ela estreou no cinema em um pequeno papel em O Aventureiro do Mississipi (1953). Em seguida, atuou em Bud Abbott e Lou Costello no Planeta Marte (1953). Em ambas as produções, as três misses contratadas trabalharam juntas.
Pouco tempo depois Elza Esdam e Judy Dan foram dispensadas da Universal, e apenas renate contínuou contratada. Elza acabou abandonando a carreira, e Judy fez outros filmes, mas trabalhando de forma independente.
Ela ainda trabalharia em filmes como A Espada de Damasco (1953), Taberna dos Próscritos (1954), Mares Violentos (1955), O Otário e o Vigarista (1956), Fräulein (1958), Um Certo Sorriso (1958), Terríveis Monstros da Lua (1958) e Quando a Esposa Peca (1959).
Porém, em 1960, após uma longa greve do síndicato dos atores, Renate decídiu se aposentar. No mesmo ano, ela recebeu sua cidadania americana.
Renate Hoy foi casada com o ator Brett Halsey, com quem teve dois filhos, Tracy Leigh e o músico Charles Oliver Hand Jr. (mais conhecido como Rock Bottom). Ele foi líder da banda punk Rock Bottom and the Spys, e foi assassinado na prisão, em 2005.
Hoy e Halsey se divorciaram em 1959, e Renate voltou a se casar, com o advogado Raymond C. Simpson. Ela teve mais um filho com o novo marido, Richard James Simpson, membro das bandas Invisiblechains e Teardrain.
0 Comentários