Sandra Milo e Marcello Mastroianni em 8½
A atriz e cantora italiana Sandra Milo morreu no dia 29 de janeiro, aos 90 anos de idade. Milo é mais lembrada por interpretar a amante sexy e tonta de Marcello Mastroianni no clássico 8½ (1963) de Federico Fellini, com quem também trabalhou em Julieta dos Espíritos (Giulietta degli Spririti, 1965).
Por estes dois trabalhos, ela foi agraciada com o prêmio Nastro d'Argento de Melhor Atriz Coadjuvante.
Sandra Milo em Julieta dos Espíritos
Sandra Milo estreou no cinema no filme O Solteirão (Lo Scapolo, 1955), e nos anos seguintes atuou em uma dezena de melodramas, como O Espelho Tem Duas Faces (Le Miror a Deux faces, 1958) e comédias como Totó na Lua (Totò nella Luna, 1958). Além de trabalhar também em épicos italianos, como Herodes, o Grande (Herode Il Grande, 1959).
Mas sua carreira começou a deslanchar quando o produtor Moris Ergas a escalou para um dos papéis principais em De Crápula à Herói (General della Rovere, 1959), de Roberto Rossellini. Milo também seria a protagonista de Vanina Venini (1961), outra produção de Rossellini, mas que foi bastante criticado durante sua exibição no Festival de Veneza daquele ano.
Pouco tempo depois de ser vaiada em Veneza, a atriz se casou com o produtor Moris Ergas, e decidiu abandonar sua carreira, aposentando-se em 1961. Porém, Fellini a procurou e implorou que ela aceitasse o papel em 8½, fazendo com que ela voltasse a atuar dois anos depois de seu afastamento.
Mas apesar do sucesso do filme, o público não mudou sua percepção sobre a atriz, que ficou relegada a papéis de mulheres sensuais e burras, em produções menores. Desgostosa com os rumos de sua carreira, ela deixou o cinema novamente em 1968.
Porém, em 1979 a atriz retornou às telas, abandonando de vez os papéis sensuais, para dar vida a mulheres de meia idade austeras. A maturidade garantiu uma sólida carreira para a atriz nos anos seguintes, mas nenhum de seus novos projetos teve repercussão fora da Itália.
Seu último trabalho foi na série italiana Gigólo Per Acaso, de 2023.
Sandra Milo
Leia também: Morre a atriz italiana Lucia Bosé, aos 89 anos
eia também: Por onde anda? Salvatore Cascio, o Totó de Cinema Paradiso?
Leia também: Morre Alberto Grimaldi, produtor de Três Homens em Conflito, aos 95 anos de idade
Leia também: Sophia Loren, os 86 anos de um ícone do cinema
Leia também: Claudia Cardinale, a namoradinha da Itália
Leia também: O triste fim de Franco Gasparri, o astro das fotonovelas
Leia também: A Inesquecível Gina Lollobrigida
Leia também: A brasileira Florinda Bolkan, uma estrela internacional
Veja também: Tributo a Cary Grant
Veja também: Os Artistas que Morreram em 2022 - In Memoriam
Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai
0 Comentários