Morreu no dia 04 de março a cantora Ruth Cardoso, aos 97 anos de idade. Ruth era mãe da cantora Martinha, que fez sucesso da época da Jovem Guarda, e por um tempo, personificou a fofoqueira Candinha, cujos mexericos assombravam os astros da época.
Ruth Cardoso era o nome artístico de Ruth Vieria Figueiro Cunha, que trabalhou como cantora de rádio em Belo Horizonte, por um curto período, na década de 1950. Como muitas artistas, ela abandonou a carreira para se tornar dona de casa.
No Rádio, teve seu próprio programa, o Canções Internacionais, na Rádio Guarani. Ela não gravou discos comerciais, mas um acetato com a sua voz foi preservado, e hoje pertence ao grande colecionador musical Gilberto Inácio Gonçalves.
O disco, de 78 RPM, nos permite ouvir a voz de Ruth, em duas canções.
Quando sua filha Martinha, "O Queijinho de Minas" despontou na carreira artística, Ruth sempre acompanhava a filha, tanto que acabou sendo chamada para viver a Candinha no programa Jovem Guarda, apresentando por Roberto Carlos, na TV Record.
O cantor chegou a gravar uma música chamada "Mexericos da Candinha".
Sinônimo de fofoqueira até os dias de hoje, a personagem Candinha surgiu nas páginas da Revista do Rádio, em 1948. Não existia realmente uma Candinha, e a coluna era escrita por diversos editores da publicação, que usavam o pseudônimo para expor os mexericos que descobriam dos bastidores do cenário artístico, sem comprometer nenhum jornalista.
Na década de 1970 a revista Amiga se apropriou da personagem. E ao contrário do que se pensa, Ruth Cardoso não era a Candinha das revistas impressas, tendo feito a personagem apenas no rádio e televisão.
Ruth era irmã da artista plástica Esthergilda Menicucci, e como a irmã também pintou quadros durante sua vida.
Agradeço as informações e imagens aos Albertos, grandes pesquisadores da cultura nacional, que fizeram um grande perfil da cantora Ruth Cardoso em seu site, que pode ser lida aqui.
Os Albertos são pesquisadores e autores de diversos livros, como a biografia da cantora e atriz Divina Valéria (Divinas Divas). O livro pode ser adquirido neste link.
0 Comentários