Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Michael Caine completa 91 anos de idade





Com mais de 70 anos de uma carreira que inclui quase 200 filmes, Michael Caine é um dos mais talentosos e respeitados atores da história do cinema. Versátil e dono de um sotaque marcante, o ator coleciona diversos prêmios, tendo inclusive dois Oscars na estante de sua casa.




Maurice Joseph Micklewhite nasceu em Londres, em 14 de março de 1933. Filho de uma família muito humilde, seu pai era porteiro e sua mãe faxineira, e foi criado em um conjunto habitacional do governo, tendo uma infância modesta. Seu irmão Stanley Micklewhite também foi ator, embora tenha feito poucos trabalhos, antes de abandonar a carreira em 1969.

Caine era um bom aluno, e graças aos seus esforços como estudante, ganhou bolsas de estudos para estudar em boas escolas londrinas, e foi no colégio que atuou pela primeira vez, aos 10 anos de idade.

No ano seguinte, estreou no cinema em Morning Departure (1946), fazendo um papel não creditado. O filme era uma produção feita pela emissora de TV BBC. Mas a carreira de ator estagnou, e aos 16 anos de idade seu único contato profissional com o meio cinematográfico foi um emprego de mensageiro em uma produtora de cinema inglesa.

Em 1952 Michael Caine foi convocado pelo exército inglês, e chegou a lutar na Guerra da Coréia, até 1954, quando deu baixa das forças armadas.


Michael Caine na Guerra da Coréia

Após retornar à Inglaterra, depois da Guerra, ele viu um anuncio de jornal que pedia um assistente de palco para uma companhia teatral. Michael procurou a vaga e conseguiu o emprego, mas logo começou a atuar nas produções, usando o nome artístico de Michael White.

Porém, certo dia, enquanto falava com seu agente por telefone, foi informado que não poderia usar este nome, já que um outro ator de nome Michael White estava fazendo um relativo sucesso nos palcos, e não poderiam haver homônimos.

Michael estava em uma cabine telefônica, e avistou os letreiros do filme em cartaz, O Grande Motim, cujo título em inglês é The Caine Mutiny. Precisando criar um nome artístico urgente, nascia Michael Caine. O ator costuma brincar em entrevistas que se tivesse olhado para o outro lado, chamaria-se Michael Dálmata, pois a animação 101 Dálmatas era o filme em cartaz no cinema vizinho.

Em 1956 ele retornou ao cinema, fazendo figuração em Sailor Beware (1956). Nos anos seguintes, ele faria diversos papéis muito pequenos, não creditados, em filmes e séries de televisão. O ator chegou a atuar em uma versão de O Grande Motim, feita pela BBC, em 1958.


Michael Caine em Sailor Beware


Nesta época, ele se casou com a atriz Patricia Haines, com quem teve um casamento conturbado, principalmente devido ao fato de o ator estar bebendo muito. Sem dinheiro para pagar o aluguel, Caine dividia um apartamento com outro ator em começo de carreira, chamado Terence Stamp.

Stamp apresentou o colega de quarto a outro ator inglês, chamado Peter O'Toole, e ele teve um papel decisivo na carreira de Caine. Quando O'Toole foi chamado para atuar em Lawrence de Arábia, em 1959, ele indicou o novo amigo para assumir seu papel na peça de teatro que estava encenado, o que acabou projetando o nome do ator na cena teatral londrina.

Um ano depois, Michael Caine conseguiu seu primeiro papel creditado no cinema, atuando em Emboscada no Cairo (Foxhole in Cairo, 1960).


Michael Caine em Emboscada no Cairo


Mas demoraria ainda mais quatro anos para a sua carreira no cinema deslanchar, e seu nome ficar conhecido entre os cinéfilos. A grande chance de Michael Caine veio no drama de guerra Zulu (Idem, 1964), dirigido por Cy Endfield.



Michael Caine em Zulu


Após o sucesso de Zulu ele conseguiu seu primeiro papel como protagonista, estrelando o filme Ipcress: Arquivo Confidencial (The Ipcress File, 1965), onde vivia o detetive Harry Palmer. Depois, foi o astro de seu primeiro grande sucesso, Como Conquistar As Mulheres (Alfie, 1966), que lhe valeu a sua primeira indicação ao Oscar.





O sucesso de Como Conquistar as Mulheres levou o ator para Hollywood, e ao lado de Shirley MacLaine atuou em Como Possuir Lissu (Gambit, 1966), seu primeiro filme norte-americano.



Michael Caine e Shirley MacLaine em Como Possuir Lissu


Ele voltou a viver Harry Palmer em dois filmes de sucesso, Funeral em Berlim (Funeral in Berlin, 1966) e O Cérebro de um Bilhão de Dólares (Billion Dollar Brain, 1967).


Michael Caine no cartaz de O Cérebro de Um Bilhão de Dólares


Intercalando sua carreira entre Hollywood e produções inglesas, ele também esteve no elenco de A Loteria da Vida (The Wrong Box, 1966), O Incerto Amanhã (Hurry Sundown, 1967), Sete Vezes Mulher (Woman Times Seven, 1967), Vertigem (Deadfall, 1967), Mago, o Falso Deus (The Magus, 1968), Inferno no Deserto (Play Dirty, 1968) e A Batalha da Grã-Bretanha (Battle of Britain, 1969).

Em 1969 ele também estrelou a comédia de grande sucesso Um Golpe à Italiana (The Italian Job, 1969).


Michael Caine em Um Golpe à Italiana


Na década de 1970 o ator emendou diversos trabalhos, mas muitos deles foram considerados escolhas ruins e receberam críticas negativas.

Mas ele também estrelou sucessos, como Carter, O Vingador (Get Carter, 1971) e Jogo Mortal (Sleuth, 1972), que lhe valeu sua segunda indicação ao Oscar.


Laurence Olivier e Michael Caine em Jogo Mortal


Outros sucessos do ator desta década são O Homem Que Queria Ser Rei (The Man Who Would Be King, 1975) e Uma Ponte Longe Demais (A Bridge Too Far, 1977). Ele também foi o capitão de Dramático Reencontro no Poseidon (Beyond the Poseidon Adventure, 1979), que apesar de ter recebidos críticas negativas, fez bastante sucesso nas bilheterias.


Michael Caine e Sean Connery em O Homem Que Queria Ser Rei


Karl Maden, Sally Field e Michael Caine em Dramático Reencontro no Poseidon


Neste período, ele também esteve no elenco de O Último Refúgio (The Last Valley, 1971), Raptado (Kidnapedd, 1971), X, Y e Z (Zee and Co., 1972), Diário de Um Gângster (Pulp, 1972), O Moinho Negro (The Black Windmill, 1974), Conspiração Violenta (The Wilby Conspiracy, 1975), A Inglesa Romântica (The Romantic Englishwoman, 1975), O Golpe de Sorte (Peeper, 1975), 



Michael Caine e Glenda Jackson em A Inglesa Romântica


Caine havia se divorciado da primeira esposa em 1961, e no começo dos anos de 1970 era alcoólatra, e fumava cinco maços de cigarro por dia. Apesar de uma carreira de sucesso, os excessos estavam prejudicando a sua vida e possivelmente afetariam seus rumos profissionais.

Mas em 1973 ele viu um comercial na televisão, e se encantou com uma bela modelo chamada Shakira Baksh, que havia sido eleita Miss Guiana em 1967.

Shakira estava trabalhando em Londres, e Caine ligou para ela, convidando a para jantar. Sem interesse, ela recusou o convite, e ele a convidaria outras onzes vezes, até que ela aceitou. Pouco tempo depois eles se casaram.

Shakira fez o ator parar de beber e fumar, e o ajudou a dar um novo rumo a sua carreira, fazendo com que ele fizesse escolhas melhores nas telas. Ela chegou a fazer alguns trabalhos como atriz, e contracenou com o marido em O Homem Que Queria Ser Rei, mas depois abandonou a carreira após o nascimento da filha do casal.

Caine também tem um filho do casamento anterior.


Shakira Baksh (Caine) e Sean Connery em O Homem Que Queria Ser Rei


Michael Caine também atuaria em Dois Vigaristas em Nova York (Harry and Walter Go To New York, 1976), A Águia Pouso (The Eagle Has Landend, 1976), O Banco dos Trapaceiros (Silver Bears, 1977), O Enxame (The Swarm, 1977), Califórnia Suíte (California Suite, 1978) e Ashanti (1979).


Michael Caine em A Águia Pousou


Em 1980 ele atuou em A Ilha (The Island, 1980) e ao lado de Angie Dickinson estrelou o sucesso Vestida Para Matar (Dressed to Kill, 1980).


Michael Caine e Angie Dickinson em Vestida Para Matar




No ano seguinte esteve no drama, baseado em fatos reais, Fuga Para a Vitória (Escape to Victory, 1981), onde contracenou com o jogador de futebol brasileiro Pelé. O filme era dirigido pelo legendário diretor John Huston,  com quem já havia trabalhado em  O Homem Que Queria Ser Rei.



John Huston Pelé e Michael Caine


Caine também faria um filme no Brasil, Feitiço do Rio (Blame It on Rio, 1984), dirigido pelo lendário Stanley Donen. No elenco também estavam astros como Demi Moore, e brasileiros como José Lewgoy e Zeni Pereira.

O filme foi um grande fracasso de crítica e público.



Michael Caine em Feitiço do Rio


Em 1983 ele recebeu sua terceira indicação ao Oscar por O Despertar de Rita (Educating Rita, 1983), mas o prêmio só viria três anos depois, quando interpretou o neurótico Eliot na comédia Hannah e Suas Irmãs (Hannah and Her Sisters, 1986), dirigido por Woody Allen.

Na época, ele estava nas Bahamas filmando Tubarão 4: A Vingança (Jaws: The Revenge, 1987), e não pode receber o prêmio, que foi entregue a amiga Sigourney Weaver. Tubarão 4 é considerado um dos piores filmes de sua carreira, e o ator confessa que nunca o assistiu, mas diz que não se arrepende de ter feito, porque o cachê pagou a confortável casa em que ele mora até hoje.


Michael Caine e Mia Farrow em Hannah e Suas Irmãs


Na década de 1980 o ator ainda atuou nos filmes A Mão (The Hand, 1981), Armadilha Mortal (Deahtrap, 1982), O Cônsul Honorário (The Honorary Consul, 1983), O Xeque-Mate (The Jigsaw Man, 1983), Ilha dos Malucos (Water, 1985), O Documento Holcroft (The Holcroft Covenant, 1985), Mona Lisa (1986), Doce Liberdade (Sweet Liberty, 1986), Uma Intriga Internacional (Half Moon Street, 1986),  O Quarto Protocolo (The Fourth Protocol, 1987) e Ensina-me a Querer (Surrender, 1987). Ele também viveu o detetive Sherlock Holmes em Sherlock & Eu (Without a Clue, 1988), e ao lado de Steve Manrtin estrelou a comédia Os Safados (Dirty Rotten Scoundrels, 1988).


Michael Caine em Sherlock & Eu

Steve Martin e Michael Caine em Os Safados



Na década de 1990 o público viu Caine em papéis bem diferentes dos habituais. Ele foi o avarento Scrooge em O Natal dos Muppets (The Muppet Christmas Carol, 1992) e foi um vilão que atormentou Steven Segal no filme de ação Em Terreno Selvagem (On Deadly Ground, 1994).



Michael Caine em O Natal dos Muppets


Michael Caine e Steve Segal em Em Terreno Selvagem

Mas também retomou o antigo papel de Harry Palmer nos telefilmes Expresso Para Pequim (Bullet to Beijing, 1995) e Meia-Noite em Moscou (Midnight in Saint Petersburg, 1996), e foi consagrado com um segundo Oscar por Regras da Vida (The Cider House Rules, 1999).







Neste período, também atuou em Minhas Idéias Assassinas (A Shock to the System, 1990), Destino em Dose Dupla (Mr. Destiny, 1990), Ladrão de Ladrão (Bullseyel, 1990), Impróprio Para Menores (Noises Off...,1992), Blue Ice (1992), Sangue e Vinho (Bllod and Wine, 1996), Mandela e De Klerk (Mandela and De Klerk, 1997), Shadow Run (1998), Laura, a Voz de Uma Estrela (Little Voice, 1998) e Adoráveis Fantasmas (Curtain Call, 1998).



Sidney Poitier e Michael Caine em Mandela e De Klerk


Ainda atuando muito, ele iniciou os anos 2000 atuando em Contos Proibidos do Marquês de Sade (Quills, 2000). No mesmo ano, atuou também em Shiner (2000) e em O Implacável (Get Carter, 2000), remake de um grande sucesso de sua carreira, agora estrelado por Sylvester Stallone.

Caine também atuou em Um Jogo de Vida e Morte (Sleuth, 2007), remake de Jogo Mortal, outro sucesso de sua carreira. Desta vez, ele assumiu o papel que originalmente foi de Laurence Olivier.


Sylvester Stallone e Michael Caine em O Implacável


Ainda em 2000 ele contracenou com a atriz Sandra Bullock na comédia de grande sucesso Miss Simpatia (Miss Congeniality, 2000).


Michael Caine e Sandra Bullock em Miss Simpatia

Ele também atuou na comédia Austin Powers em o Home do Membro de Ouro (Austin Powers in Goldmember, 2002), interpretando o pai de Mike Myers.

Em 2022 o ator recebeu sua quinta indicação ao Oscar por seu desempenho em O Americano Tranquilo (The Quiet American, 2002). Com esta nomeação, ele tornou-se o único ator a ser indicado ao prêmio em quatro décadas diferentes.



Brendan Fraser e Michael Caine em O Americano Tranquilo


Em 2005 ele assumiu o papel do mordomo Alfred em Batman Begins (Idem, 2005), ingressando no universo bem sucedido das adaptações das histórias em quadrinhos para o cinema. Ele viveria Alfred novamente em Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises, 2012).


Michael Caine e Christian Bale em Batman: O Cavaleiro das Trevas


Ele também foi o pai de Nicole Kidman no remake da série A Feiticeira (Bewitched), realizado em 2005, e esteve no elenco do aclamado Filhos da Esperança (Children of Men, 2006).

Nesta década, também atuou em O Último Adeus (Last Orders, 2001), Armadilha Internacional (Quicksand, 2003), Lições Para Toda Vida (Secondhand Lions, 2003). A Confissão (The Statement, 2003), Segredos de Família (Around the Bend, 2004), O Sol de Cada Manhã - O Homem do Tempo (The Weather Man, 2005), O Grande Truque (The Prestige, 2006) e Um Plano Brilhante (Flawless, 2007).

E em 2009, após estrelar Harry Brown (Idem, 2009), o ator anunciou que iria se aposentar.




Porém a promessa não se cumpriu, a no ano seguinte o público pode ver o ator no cultuado A Origem (Inception, 2010), de Christopher Nolan.



Michael Caine e Leonardo Di Caprio em A Origem



Ele voltaria a trabalhar com Nolan em Interestelar (Interstellar, 2014) e em Durkirk (Idem, 2017), tendo feito apenas a narração neste último. 
Usando a sua voz, ele dublou as animações Gnomeu e Julieta (Gnomeo & Juliet, 2011) e Carros 2 (Cars 2, 2011).

E mesmo tendo anunciado a aposentadoria, o ator seguiu atuando em diversas produções, sendo protagonista de muitas delas. Michael Caine esteve em Viagem 2: A Ilha Misteriosa (Journey 2: The Mysterious Island, 2012), Truque de Mestre (Now You See Me, 2013), O Último Amor de Mr. Morgan (Mr. Morgan's Last Love, 2013), Refúgio do Medo (Eliza Graves, 2014), Kingsman: Serviço Secreto (Kingsman: Tge Sevret Service, 2014),  Juventude (Youth, 2015), O Último Caçador de Bruxas (The Last Witch Hunter, 2015), Truque de Mestre: O 2º Ato (Now You See Me 2, 2016), Despedida em Grande Estilo (Going in Style 2017), Querido Ditador (Dear Dictador, 2017) e Rei dos Ladrões (King of Thieves, 2018).


Michael Caine em Truque de Mestre


Vin Diesel e Micharl Caine em O Último Caçador de Bruxas


Com a pandemia da Covid-19 o ator afastou-se dos trabalhos, devido a idade avançad, mas ele voltou a atuar em Alice e Peter: Onde Nascem os Sonhos (Come Away, 2020), além de dublar um personagem em Faça Um Desejo! (Four Kids and It, 2020).

Também atuou em Tenet (2020), Twist (2021), Best Sellers (2021) e Medieval (2022).




Michael Caine em Medieval



Michael Caine atualmente



Michael Caine e a esposa Shakira, quando o ator foi condecorado com o título de Sir







Veja também: Vanesa Redgrave (Evolução do Tempo)







Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários