Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A atriz Etta McDaniel, a irmã de Hattie McDaniel


Em 1939 a atriz Hattie McDaniel tornou-se um marco na história do cinema ao tornar-se a primeira artista negra a receber um Oscar (de Melhor Atriz Coadjuvante), por seu papel em ...E o Vento Levou (...Gone With the Wind, 1939).

Mas mesmo vencendo um Oscar, as coisas não foram fáceis para Hattie em Hollywood, pois não havia papéis importantes para artistas negros, que ficavam relegados a interpretarem nativos, caricaturas ou empregados domésticos, e que geralmente acabavam nem sendo creditados pelos seus trabalhos no cinema.

Vinda de uma família de artistas, os irmãos de Hattie, Sam e Etta McDaniel também eram atores, mas tiveram ainda mais dificuldades que sua irmã em Hollywood.


Etta, Sam e Hattie McDaniel

Etta McDaniel era a mais velha das irmãs, tendo nascido em Wichita, Kansas, em 01 de dezembro de 1890. Vários membros de sua família eram artistas, e Etta começou a se apresentar com eles em shows de menestréis, no começo do Século XX.

E em 1914 ela e Hattie montaram um show exclusivamente feminino, chamado McDaniel Sisters Company.




Foi Sam McDaniel (1886-1962), quem primeiro ingressou no cinema, em 1929, seguido por Hattie, que faria sua estreia no ano seguinte. Etta McDaniel estreou nas telas em 1933, interpretando uma mulher nativa no clássico King Kong (Idem, 1933).

Ela é a mulher que salva seu filho pequeno do ataque do macaco gigante.


Etta McDaniel em King Kong

Etta atuaria em 60 filmes, e não recebeu créditos em praticamente nenhum. Infelizmente, sua carreira foi marcada por interpretar cozinheiras, babás e empregadas domésticas, muitas vezes chamada de Mamy, o mesmo crédito que Hattie McDaniel receberia por ...E o Vento Levou. "Mamy" é um estereótipo racista da empregada abnegada, cuja vida gira apenas em torno dos patrões, e seu único atributo de vida é o amor a servidão.

Ela também interpretaria uma nativa africana em O Poder Invisível (The Invisiblre Ray,1936).

Etta McDaniel morreu vítima de câncer de mama em 13 de janeiro de 1946, com apenas 55 anos de idade.


Etta McDaniel

Etta McDaniel em O Poder Invisível


Ann Rutheford, John Wayne e Etta McDaniel em Limpando a Zona (The Lonely Trail, 1936)


Etta McDaniel em Calling All Fibbers (1945), seu último trabalho no cinema



Na década de 1950 Hattie McDaniel tornaria-se novamente uma pioneira, quando protagonizou a série de televisão Beulah (1950-1952), a primeira série de televisão com um elenco de negros nos papéis principais.










Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários