Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Pelé e o cinema


Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é um dos atletas mais famosos do mundo. Reconhecido internacionalmente, o jogador de futebol brasileiro tornou-se um dos maiores ícones do século XX, transcendendo a carreira esportiva para várias mídias, que fez dele um astro pop.


Pelé retratado por Andy Warhol


Pelé em Os Simpsons



Nascido no município mineiro de Três Corações, em 23 de outubro de 1940, Pelé começou jogar futebol pelo Santos, time que o consagraria, aos 15 anos de idade, e no ano seguinte já estava jogando pela Seleção Brasileira.

Tri campeão do Mundo, ele venceu três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970). Pelé foi além de um astro dos campos, ingressando também na carreira de ator, tendo feito diversos filmes (inclusive em Hollywood), além de ser protagonista de uma novela.


A primeira vez que Pelé apareceu no cinema foi em um filme biográfico, O Rei Pelé (1962), dirigido por Carlos Hugo Christensen.  O filme contava com astros como Laura Cardoso e Lima Duarte, e Pelé aparecia na obra, como ele mesmo.




Filmografia de Pelé:



  • O Barão Otelo no Barato dos Milhões (1971).

Comédia estrelada por Grande Otelo, Pelé faz uma participação especial como o Dr. Arantes.


Grande Otelo e Pelé

  • A Marcha (1972)

Primeiro grande papel dramático de Pelé no cinema, que interpreta Chico Bondade, um escravizado que inicia uma rebelião contra a escravidão.







  • Os Trombadinhas (1979)


Dirigido por Anselmo Duarte, vencedor da Palma de Ouro em Cannes por O Pagador de Promessas, Pelé interpreta a si mesmo, treinando meninos de rua em um projeto social que pretende dar um futuro melhor para as crianças.

Pelé também é o roteirista do filme.




  • Fuga Para a Vitória (Victory, 1981)


Dirigido pelo lendário John Huston, o filme contava com um enorme time de astros de Hollywood, como Sylvester Stallone, Michael Caine e Max Von Sydow, além, claro, do nosso Pelé.

Baseado em uma história real, o filme contava a história de prisioneiros de um campo de concentração, que enfrentavam a seleção alemã durante a ocupação nazista. Stallone interpretava um goleiro, e teve um dedo quebrado, na vida real, tentando defender um gol de Pelé em cena.


Sylvester Stallone, Pelé e Michael Caine em Fuga Para a Vitória



  • A Vitória do Mais Fraco (A Minor Miracle, 1981)

Outra produção de Pelé em Hollywood, que agora contracenava com John Huston, que havia o dirigido em Fuga Para Vitória. Pelé interpretava um jogador tentando ajudar crianças de um orfanato.





  • Pedro Mico (1985)

Pelé protagoniza esta produção vivendo Pedro Mico, um malando carioca. Filme baseado na obra de Ipojuca Pontes.






  • Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986)


Pelé contracena com Os Trapalhões, os recordistas de bilheterias do cinema brasileiro na década de 1980.

Novamente Pelé trabalha como roteirista.







  • Hot Shot (1986)

Outra produção internacional do Rei do Futebol, que interpreta a si mesmo, enquanto tenta ajudar um jogador a triunfar no futebol.





  • Solidão, Uma Linda História de Amor (1989)



Filme brasileiro, mas estrelado pelo ator português Rogério Samora, que faz um homem traído, enquanto Pelé é seu amigo e confidente.






  • Mike Bassett: O Treinador Inglês (Mike Bassett; England Manager, 2001)


Filme inglês sobre o universo do futebol, com participação especial de Pelé.





  • Pelé: O Nascimento de Uma Lenda (Pelé: Birth of a Legend, 2016)


Filme americano, rodado no Brasil, sobre a vida de Pelé, que faz uma participação especial como um espectador de uma partida de futebol.





Também foi tema de diversos documentários, como Pelé Eterno (2004) e Pelé (2021). Além disto, em 1969 ele protagonizou a novela Os Estranhos (1969), produzida pela TV Excelsior.






Postar um comentário

0 Comentários