Sucesso nas décadas de 1960 e 1970 a série A Noviça Voadora (The Flying Nun, 1967-1970) ajudou a consolidar a carreira da atriz Sally Field, e marcou época na história da televisão.
Criada por Max Wylie e Harry Ackerman, a série foi produzida pela Screem Gems para ABC, e era baseada no livro The Fifteenth Pelican, de Tere Rios, lançado em 1965.
Sally Field interpretava a noviça irmã Bertrille, e não voava por magia, e sim por ser muito magra e contar com o auxílio das abas aerodinâmicas de seu chapéu, que a faziam flutuar com o vento.
Sally Field havia feito sucesso com a série Gidget (Idem, 1965-1966), que havia marcado sua estreia na televisão. E quando o programa foi cancelado, foi lhe oferecido o papel em A Noviça Voadora.
Sally recusou o papel por não ter gostado do roteiro, mas seu padrasto, o ator Jock Mahoney, lhe disse que se não aceitasse, ficaria de fora da televisão, e logo seria esquecida na indústria do entretenimento.
Durante o período que Sally havia rejeitado o papel, ele chegou a ser oferecido a Patty Duke, e Ronne Troup chegou a gravar o episódio piloto, mas não agradou aos produtores.
Sally Field faria uma terceira série de televisão, A Garota Com Algo Mais (The Girl With Something Extra, 1973-1974), antes de iniciar uma bem-sucedida carreira cinematográfica, que lhe rendeu dois Oscars consecutivos.
Para simular as cenas em que voava, a atriz era suspensa por cabos de aço, que ela considerava humilhante. Sally Field sempre diz em entrevistas que detestava atuar na série. Na abertura do Oscar de 2013 o comediante Seth McFarlane parodiou a série junto com a veterana Sally Field.
Apesar do sucesso com o público, os críticos foram cruéis com o programa. Apesar disto, A Noviça Voadora gerou diversos produtos de merchandising, como lancheiras e brinquedos. Um disco com Sally Field cantando a música de abertura também fez sucesso comercialmente.
Durante o tempo em que foi produzida, a série recebeu uma única indicação a um prêmio, quando a atriz Marge Redmond foi indicada ao Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em série de comédia, em 1968. Mas ela perdeu para Marion Lorne, a tia Clara de A Feiticeira, que recebeu o prêmio postumamente.
A atriz Madeleine Sherwood, que interpretava a Madre Superiora, era famosa por papéis no cinema, tendo atuado em clássicos como Gata em Teto de Zinco Quente (1958), mas sua carreira foi interrompida quando entrou na lista negra do Macharthismo, que a baniu por um tempo de Hollywood.
Shelley Morrison, a irmã Sixto, mais tarde atuaria em outra série famosa, Will and Grace, onde interpretou a empregada Rosario, que trabalhava para Karen Walker.
A série se passava em Porto Rico, mas apenas cenas do primeiro episódio foram gravadas no local. As locações eram todas feitas no Rancho da Warner Brothers, em Los Angeles.
Alejando Reys, que interpretava o dono do casino Carlos Ramirez, era argentino de nascimento.
Miguel Padilla Jr., que ficou famoso como o menino Jay na série Tarzan, apareceu em quatro episódios do programa. A Pantera Farrah Fawcett também atuou em dois episódios, e Elianor Donahue, de Papai Sabe Tudo, eventualmente aparecia como a irmã de Sally Field.
Por aqui, Sally Field era dublada por Aliomar de Matos.
Alejandro Rey morreu em 1987, com 57 anos de idade. Linda Dangcil (a irmã Ana), morreu em 2009, com 67 anos. Madeleine Sherwood morreu em 2016, com 93 anos. Shelley Morrison morreu em 2019, com 83 anos e Marge Redmoond morreu em 2020, com 95 anos de idade. Do elenco original, apenas Sally Field ainda vive.
Veja o Antes e o Depois do Elenco de A Noviça Voadora
Assista ao primeiro episódio de A Noviça Voadora, dublado
0 Comentários