Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A Pioneira Roxie Roker, a atriz que é mãe de Lenny Kravitz


Roxie Roker foi uma estrela da Broadway, e em 1975 tornou-se uma pioneira contra o racismo na televisão norte-americana, fazendo par do primeiro casal inter-racial em uma série de tv exibida no horário nobre. O papel de Roxie tornou-se um marco histórico na luta contra o racismo nas artes.

Na vida pessoal, ela é mãe do astro do rock Lenny Kravitz, e avó da atriz Zoë Kravitz.




Roxie Albertha Roker nasceu em Miami, Flórida, em 28 de agosto de 1929. Ela era filha de um imigrante das Bahamas, que trabalhava como porteiro e de mãe, empregada doméstica, nascida nos Estados Unidos.

Ela tornou-se atriz profissional na Negro Esemble Companye, obtendo uma bem-sucedida carreira no teatro. Ela ganhou um Obie Award em 1970 e em 1974 foi indicada ao Tony por seu trabalho na peça The River Niger.


Sidney Poitier e Roxie Roker

Em 1963 ela se casou com o produtor Sy Kravitz, e no ano seguinte deu à luz a seu único filho, o cantor Lenny Kravitz.


Sy Kravitz, Roxie Roker e o filho Lenny Kravitz

Roxie estreou na televisão em 1974, mesmo ano em que fez seu primeiro filme, Claudine (Idem, 1974), estrelado por Diahann Carroll e James Earl Jones.

Em 1975 ela fez teste para a série The Jeffersons (1975-1985). Sua personagem seria Helen Williams, a vizinha do casal interpretado por Isabel Sanford e Sherman Hemsley. The Jefferson era uma série da década de 1970 cujo elenco era composto basicamente por atores negros, algo ainda raro na televisão americana.

A personagem Helen Williams era muito importante historicamente, pois seria a esposa do primeiro casal inter-racial exibido em uma série de TV. Mas os produtores acharam que Roxie não combinava com uma mulher casada com um homem branco (vivido por Franklin Cover), até que ela mostrou as fotos de seu marido e família, o que lhe rendeu o papel pioneiro.

A série foi um sucesso, e ficou no ar por uma década.


Roxie Roker (de vermelho) ao lado de Franklin Cover, e o restante do elenco de The Jeffersons


Franklin Cover e Roxie Roker


Roxie faria apenas mais um filme em sua carreira, As Amazonas na Lua (Amazon Women on the Moon, 1987), mas apareceu como atriz convidada em diversas séries de TV, como Kojak, A Ilha da Fantasia (Fantasy Island), Assassinato por Escrito (Murder She Wrote) e Punky, A Levada da Breca (Punky Brewster).


Roxie Roker em Kojak

Roxie Roker em As Amazonas na Lua


No começo da década de 1990 a atriz afastou-se da carreira, ao ser diagnosticada com câncer de mama. Roxie também dedicou boa parte de sua vida ajudando instituições contra o abuso sexual infantil.



Roxie Roker e o filho Lenny Kravitz


Em 02 de dezembro de 1995 ela perdeu a luta contra o câncer, morrendo aos 65 anos de idade. Roxie faleceu dois minutos após a meia noite do dia 01 de dezembro, aniversário de sua neta, a também atriz Zoë Kravitz.

Zôë, nascida em 1988, é filha de Lenny Kravitz com a atriz Lisa Bonet, e atualmente é enteada do ator Jason Momoa.



A atriz Zoë Kravitz



Lenny Kravitz escreveu a música Thinking of You para a sua mãe, após a sua morte. No videoclipe da canção, ele aparece cantando diante de um retrato de Roxie.










Veja também: Beulah, a primeira série de TV estrelada por atores negros (em 1950), incluindo a atriz Hattie McDaniel




Veja também: Mães e Filhas Atrizes


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários