Atriz Renée Simonot, mãe de Catherine Deneuve e Françoise Dorléac, morre aos 109 anos de idade



A atriz francesa Renée Simonot faleceu no dia 11 de julho, aos 109 anos de idade. A morte foi informada por sua filha, Catherine Deneuve, aos jornal Le Figaro. A causa da morte da atriz, entretanto, não foi revelada.


A bela Catherine Deneuve é uma das maiores e mais talentosas estrelas do cinema francês. Vinda de uma família de artistas, sua irmã, a trágica Françoise Dorléac também foi uma estrela em sua breve vida. Françoise faleceu em 1967, com apenas 25 anos de idade, muitos anos a menos que sua mãe, a atriz Renée Simonot, que viveu mais de um século.

Renée vivia com Deneuve há muitos anos. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é o porto-riquenho Emilio Flores Márquez, que está com 112 anos de idade.




Jeanne Renée Deneuve nasceu em La Havre, França, 10 de setembro de 1911. Ela estreou no teatro em 1918, aos 7 anos de idade. Seu diretor achava que Deneuve não era sonoro para uma atriz, e então a menina Renée escolheu o nome artístico de Simonot, em homenagem a um cantor de óperas, amigo de sua família.


Posteriormente, sua filha Catherine adotaria seu sobrenome de solteira, Deneuve, profissionalmente.


A pequena Renée Simonot


Renée atuou nos palcos por 28 anos, muitas vezes como protagonista, aposentando-se definitivamente em 1946, ano em que nasceu sua última filha.

Ela teve sua primeira filha, a também atriz Danielle Dorléac em 1936, fruto de um relacionamento com o ator Aimé Clariond.

E embora nunca tenha atuado no cinema, nos primeiros tempos do cinema falado, Renée tornou-se uma das primeiras dubladoras da França, a partir de 1929. Contratada pela MGM, dublou para o francês as vozes das atrizes Sylvia Sidney, Judy Garland e Esther Williams, entre outras. Também era a voz oficial de Olivia de Havilland na França. Olivia é outra atriz que ultrapassou os cem anos de vida.

Foi nos estúdios parisienses de dublagem da MGM que ela conheceu o ator Maurice Dorléac, com quem se casou em 1940. O casal teve três filhas, Françoise Dorléac (nascida em 1942), Catherine Deneuve (nascida em 1943) e Sylvie Dorléac (nascida em 1946). Maurice também adotou legalmente Danielle. Todas as filhas de Renée também foram atrizes, embora Sylvie e Danielle só tenham atuado enquanto crianças.


Renée Simonot com Catherine Deneuve e Françoise Dorléac, na década de 40


Renée Simonot, Françoise, Christian Vadim, Catherine e Maurice Dorléac


Françoise Dorléac faleceu em 1967, e Maurice em 1979. Desde então, ela nunca mais tornou a se casar. Renée Simonot também é avó dos atores Christian Vadim e Chiara Mastroianni.



Catherine Deneuve, com a mãe, no seu aniversário de 100 anos

Renée Simonot


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

0 comentários:

Postar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil