Renée Simonot, mãe de Catherine Deneuve e Françoise Dorléac, uma atriz que atravessou o século


A bela Catherine Deneuve é uma das maiores e mais talentosas estrelas do cinema francês. Vinda de uma família de artistas, sua irmã, a trágica Françoise Dorléac também foi uma estrela em sua breve vida.

Françoise faleceu em 1967, com apenas 25 anos de idade, muitos anos a menos que sua mãe, a atriz Renée Simonot, que atualmente está com 107 anos.


Jeanne Renée Deneuve nasceu em La Havre, França, 10 de setembro de 1911. Ela estreou no teatro em 1918, aos 7 anos de idade. Seu diretor achava que Deneuve não era sonoro para uma atriz, e então a menina Renée escolheu o nome artístico de Simonot, em homenagem a um cantor de óperas, amigo de sua família.


Posteriormente, sua filha Catherine adotaria seu sobrenome de solteira, Deneuve, profissionalmente.

A pequena Renée Simonot

Renée atuou nos palcos por 28 anos, muitas vezes como protagonista, aposentando-se definitivamente em 1946, ano em que nasceu sua última filha.

Ela teve sua primeira filha, a também atriz Danielle Dorléac em 1936, fruto de um relacionamento com o ator Aimé Clariond.

E embora nunca tenha atuado no cinema, nos primeiros tempos do cinema falado, Renée tornou-se uma das primeiras dubladoras da França, a partir de 1929. Contratada pela MGM, dublou para o francês as vozes das atrizes Sylvia Sidney, Judy Garland e Esther Williams, entre outras. Também era a voz oficial de Olivia de Havilland na França. Olivia é outra atriz que ultrapassou os cem anos de vida.

Foi nos estúdios parisienses de dublagem da MGM que ela conheceu o ator Maurice Dorléac, com quem se casou em 1940. O casal teve três filhas, Françoise Dorléac (nascida em 1942), Catherine Deneuve (nascida em 1943) e Sylvie Dorléac (nascida em 1946). Maurice também adotou legalmente Danielle. Todas as filhas de Renée também foram atrizes, embora Sylvie e Danielle só tenham atuado enquanto crianças.


Renée Simonot com Catherine Deneuve e Françoise Dorléac, na década de 40

Renée, Françoise, Christian Vadim, Catherine e Maurice Dorléac

Françoise Dorléac faleceu em 1967, e Maurice em 1979. Desde então, ela nunca mais tornou a se casar. Renée Simonot também é avó dos atores Christian Vadim e Chiara Mastroianni, atualmente ela vive com sua filha Catherine.


Catherine Deneuve, com a mãe, no seu aniversário de 100 anos

Renée Simonot, atualmente


Curta nossa página no Facebook 
Se inscreva no nosso canal do Youtube

0 comentários:

Enviar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil