Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Atriz Renée Simonot, mãe de Catherine Deneuve e Françoise Dorléac, uma atriz que viveu 109 anos de idade




A bela Catherine Deneuve é uma das maiores e mais talentosas estrelas do cinema francês. Vinda de uma família de artistas, sua irmã, a trágica Françoise Dorléac também foi uma estrela em sua breve vida. Françoise faleceu em 1967, com apenas 25 anos de idade, muitos anos a menos que sua mãe, a atriz Renée Simonot, que viveu mais de um século.






Jeanne Renée Deneuve nasceu em La Havre, França, 10 de setembro de 1911. Ela estreou no teatro em 1918, aos 7 anos de idade. Seu diretor achava que Deneuve não era sonoro para uma atriz, e então a menina Renée escolheu o nome artístico de Simonot, em homenagem a um cantor de óperas, amigo de sua família.


Posteriormente, sua filha Catherine adotaria seu sobrenome de solteira, Deneuve, profissionalmente.


A pequena Renée Simonot


Renée atuou nos palcos por 28 anos, muitas vezes como protagonista, aposentando-se definitivamente em 1946, ano em que nasceu sua última filha.

Ela teve sua primeira filha, a também atriz Danielle Dorléac em 1936, fruto de um relacionamento com o ator Aimé Clariond.

E embora nunca tenha atuado no cinema, nos primeiros tempos do cinema falado, Renée tornou-se uma das primeiras dubladoras da França, a partir de 1929. Contratada pela MGM, dublou para o francês as vozes das atrizes Sylvia Sidney, Judy Garland e Esther Williams, entre outras. Também era a voz oficial de Olivia de Havilland na França. Olivia é outra atriz que ultrapassou os cem anos de vida.

Foi nos estúdios parisienses de dublagem da MGM que ela conheceu o ator Maurice Dorléac, com quem se casou em 1940. O casal teve três filhas, Françoise Dorléac (nascida em 1942), Catherine Deneuve (nascida em 1943) e Sylvie Dorléac (nascida em 1946). Maurice também adotou legalmente Danielle. Todas as filhas de Renée também foram atrizes, embora Sylvie e Danielle só tenham atuado enquanto crianças.


Renée Simonot com Catherine Deneuve e Françoise Dorléac, na década de 40


Renée Simonot, Françoise, Christian Vadim, Catherine e Maurice Dorléac


Françoise Dorléac faleceu em 1967, e Maurice em 1979. Desde então, ela nunca mais tornou a se casar. Renée Simonot também é avó dos atores Christian Vadim e Chiara Mastroianni.


Renée Simonot faleceu no dia 11 de julho de 2021, aos 109 anos de idade.




Catherine Deneuve, com a mãe, no seu aniversário de 100 anos

Renée Simonot


Veja também: Os Artistas que como Renée Simonot,  morreram em 2021



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

0 Comentários