Por Diego Nunes
A bela Catherine Deneuve é uma das maiores e mais talentosas estrelas do cinema francês. Vinda de uma família de artistas, sua irmã, a trágica Françoise Dorléac também foi uma estrela em sua breve vida. Françoise faleceu em 1967, com apenas 25 anos de idade, muitos anos a menos que sua mãe, a atriz Renée Simonot, que viveu mais de um século.
Jeanne Renée Deneuve nasceu em La Havre, França, 10 de setembro de 1911. Ela estreou no teatro em 1918, aos 7 anos de idade. Seu diretor achava que Deneuve não era sonoro para uma atriz, e então a menina Renée escolheu o nome artístico de Simonot, em homenagem a um cantor de óperas, amigo de sua família.
Posteriormente, sua filha Catherine adotaria seu sobrenome de solteira, Deneuve, profissionalmente.
A pequena Renée Simonot
Renée atuou nos palcos por 28 anos, muitas vezes como protagonista, aposentando-se definitivamente em 1946, ano em que nasceu sua última filha.
Ela teve sua primeira filha, a também atriz Danielle Dorléac em 1936, fruto de um relacionamento com o ator Aimé Clariond.
E embora nunca tenha atuado no cinema, nos primeiros tempos do cinema falado, Renée tornou-se uma das primeiras dubladoras da França, a partir de 1929. Contratada pela MGM, dublou para o francês as vozes das atrizes Sylvia Sidney, Judy Garland e Esther Williams, entre outras. Também era a voz oficial de Olivia de Havilland na França. Olivia é outra atriz que ultrapassou os cem anos de vida.
Foi nos estúdios parisienses de dublagem da MGM que ela conheceu o ator Maurice Dorléac, com quem se casou em 1940. O casal teve três filhas, Françoise Dorléac (nascida em 1942), Catherine Deneuve (nascida em 1943) e Sylvie Dorléac (nascida em 1946). Maurice também adotou legalmente Danielle. Todas as filhas de Renée também foram atrizes, embora Sylvie e Danielle só tenham atuado enquanto crianças.
Renée Simonot com Catherine Deneuve e Françoise Dorléac, na década de 40
Renée Simonot, Françoise, Christian Vadim, Catherine e Maurice Dorléac
Françoise Dorléac faleceu em 1967, e Maurice em 1979. Desde então, ela nunca mais tornou a se casar. Renée Simonot também é avó dos atores Christian Vadim e Chiara Mastroianni.
Renée Simonot faleceu no dia 11 de julho de 2021, aos 109 anos de idade.
Catherine Deneuve, com a mãe, no seu aniversário de 100 anos
Renée Simonot
Veja também: Os Artistas que como Renée Simonot, morreram em 2021
Leia também: Françoise Dorléac, a irmã que faltou
Leia também: Mães e Filhas famosas do cinema
Leia também: Maud Humphrey, a mãe artista de Humprhey Bogart
Leia também: Liza Minelli desaprova filme sobre sua mãe
Leia também: A lendária Olivia de Havilland
Veja Também: As Mais Belas Atrizes dos Anos 80 (Antes e Depois)
Veja também: Frank Fiegel, o homem "que inspirou o Popeye"
Veja também: Homenagem à Fred Astaire
Veja também: Tributo a Rita Hayworth
Veja também: Tributo a Cary Grant
Veja também: As Versões Bizarras de O Exorcista
Veja também: Os Artistas Que Morreram em 2023 - In Memoriam
Leia também: Por Onde Anda? Richard Chamberlain
0 Comentários