Por Diego Nunes
Louis Aimé Augustin Le Prince nasceu na França em 28 de agosto de 1842. Seu pai era amigo íntimo de Louis Daguerre, um dos inventores da fotografia, e foi com ele que Le Prince teve as primeiras lições sobre fotografia.
Lois Le Prince ficou fascinado em fazer com que as fotos se movessem, o princípio básico do cinema, e ficou anos estudando o processo. Em 1887 ele desenvolveu a sua câmera, que usava uma lente única e utilizava papel fotográfico em rolo como substituta da película.
Era preciso tirar 24 fotos sequências para fazer um segundo de filme em movimento, e em 1887 Le Prince filmou Man Walking Around the Corner, um dos primeiros registos cinematográficos da história. O filme tinha apenas alguns segundos.
No ano seguinte, ele fez Roundhay Garden Scene (1888), onde filmou alguns amigos e seu filho Adolphe Le Prince em um jardim.
Le Prince faria ainda mais dois filmes, todos produzidos em 1888. Sua esposa era uma mulher muito influente no mundo das artes, sendo ela mesma uma artista plástica. Ela estava nos Estados Unidos para uma exposição, e arrumou uma série de apresentações para Le Prince no país para expor sua invenção precursora do cinema.
Mas o inventor francês teve problemas na justiça com Thomas Edison, considerado pelos norte-americanos como o inventor do cinema. Edison, que tem um longo histórico de plagiar invenções alheias) e Le Prince travaram uma longa batalha na justiça pela patente do invento (Le Prince registrou a patente nos EUA em 1886 e Edison registrou a invenção em 1889).
Em 16 de setembro de 1890 Louis Le Prince embarcou em um trem na França, rumo à Inglaterra, onde pegaria um navio para os EUA, para depor contra Edison no tribunal e fazer suas primeiras exibições norte-americanas. Porém, quando o trem chegou na Inglaterra, Le Prince não desembarcou. Ele e sua bagagem haviam desaparecido, e nunca mais souberam nada sobre ele.
Veja Também: Lia Torá, a Primeira Brasileira em Hollywood
0 Comentários