Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

O misterioso desaparecimento de Louis Le Prince, o pioneiro esquecido do cinema

 


Hoje quase desconhecido, Lois Le Prince é um pioneiro, podendo ser considerado o verdadeiro pai do cinema, tendo dirigido alguns filmes a partir de 1887, oito anos antes dos primeiros filmes dos Irmãos Lumière. Porém, o diretor desapareceu em 1890, e seu paradeiro, envolto em uma série de mistérios e especulações, até hoje não foi descoberto.




Louis Aimé Augustin Le Prince nasceu na França em 28 de agosto de 1842. Seu pai era amigo íntimo de Louis Daguerre, um dos inventores da fotografia, e foi com ele que Le Prince teve as primeiras lições sobre fotografia.

Lois Le Prince ficou fascinado em fazer com que as fotos se movessem, o princípio básico do cinema, e ficou anos estudando o processo. Em 1887 ele desenvolveu a sua câmera, que usava uma lente única e utilizava papel fotográfico em rolo como substituta da película.

Era preciso tirar 24 fotos sequências para fazer um segundo de filme em movimento, e em 1887 Le Prince filmou Man Walking Around the Corner, um dos primeiros registos cinematográficos da história. O filme tinha apenas alguns segundos.



No ano seguinte, ele fez Roundhay Garden Scene (1888), onde filmou alguns amigos e seu filho Adolphe Le Prince em um jardim.



Le Prince faria ainda mais dois filmes, todos produzidos em 1888. Sua esposa era uma mulher muito influente no mundo das artes, sendo ela mesma uma artista plástica. Ela estava nos Estados Unidos para uma exposição, e arrumou uma série de apresentações para Le Prince no país para expor sua invenção precursora do cinema.

Mas o inventor francês teve problemas na justiça com Thomas Edison, considerado pelos norte-americanos como o inventor do cinema. Edison, que tem um longo histórico de plagiar invenções alheias) e Le Prince travaram uma longa batalha na justiça pela patente do invento (Le Prince registrou a patente nos EUA em 1886 e Edison registrou a invenção em 1889).


A câmera de Louis Le Prince


Em 16 de setembro de 1890 Louis Le Prince embarcou em um trem na França, rumo à Inglaterra, onde pegaria um navio para os EUA, para depor contra Edison no tribunal e fazer suas primeiras exibições norte-americanas. Porém, quando o trem chegou na Inglaterra, Le Prince não desembarcou. Ele e sua bagagem haviam desaparecido, e nunca mais souberam nada sobre ele.



A polícia concluiu que ele tinha muitas dívidas, e havia sumido por vontade própria, possivelmente por suicídio. Mas há suspeitas que ele desapareceu devido a briga de patentes com uma grande e lucrativa empresa. Seu filho Adolphe chegou a depor nos Estados Unidos, mas foi assassinado em 1901, poucos dias antes da sentença final do processo, em que Edison se saiu vitorioso. O corpo de Adolphe foi encontrado em um rio em San Francisco.

Em 2003, mais de 100 anos após o desaparecimento do pioneiro do cinema, foi encontrado nos arquivos policiais ingleses uma foto de um homem que havia se afogado, cujo corpo foi encontrado em um rio na mesma época do desaparecimento. Porém, o caso do afogamento da foto foi encerrado sem nunca ter ser investigado.

Homem encontrado morto em 1890 e Louis Le Prince na mesma época




Postar um comentário

0 Comentários