Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Mitzi Gaynor, uma das últimas estrelas dos musicais, completa 91 anos de idade


Na era dos grandes musicais de Hollywood, Mitzi Gaynor foi uma das estrelas do gênero. Cantando, dançado e atuando, Mitzi sempre será lembrada por seus trabalhos em filmes como O Mundo da Fantasia (There's No Business Like Show Business, 1957), Le Girls (1957) e No Sul do Pacífico (South Pacific, 1958).


Johnnie Ray, Mitzi Gaynor, Dan Dailey, Ethel Merman, Donald O'Connor e Marilyn Monroe em No Mundo da Fantasia


Mitzi Gaynor é o nome artístico de Francesca Marlene de Czanyi von Gerber, nascida em Chicago, Illinois, em 04 de setembro de 1931.

Seu pai era um violinista, violoncelista e diretor musical húngaro, que havia migrado para os Estados Unidos, onde conheceu sua mãe, Pauline, que era dançarina. Mitzi é meia irmã, por parte de pai, do ativista anti-guerra Donald W. Duncan.

Ela se mudou com a família para Los Angeles quando tinha 11 anos de idade, e muito jovem já fazia aulas de dança, e aos 13 já era bailarina clássica profissional. Com esta mesma idade também cantava e dançava na Companhia de Ópera de Luz Cívica de Los Angeles.

Usando o nome de Mitzi Gerber, ela estreou no cinema atuando no curta-metragem It's Your Health (1949), e no ano seguinte, aos 17 anos de idade, assinou um contrato com a Fox, que mudou seu nome para Gaynor, porque os produtores alegaram que Mitzi Gerber parecia o nome de uma delicatessen.


Seu primeiro filme no estúdio foi coadjuvante Betty Grable em A Cegonha Demora-se (My Blue Heaven, 1950).


Dan Dailey, Betty Grable e Mitzi Gaynor em A Cegonha Demora-se

Famosa por cantar e dançar, curiosamente seu primeiro grande papel foi em um drama, Clube de Moças (Take Care of My Little Girl, 1951), onde interpretava a colega de quarto de Jeanne Crain em um colégio interno só para garotas.


No mesmo ano, teve seu primeiro papel de protagonista, vivendo a lendária Lotta Crabtree (a atriz mais popular dos Estados Unidos nos tempos da Guerra Civil Americana) no filme A Vênus de Ouro (Golden Girl, 1951).


Cartaz de A Vênus de Ouro


O filme fez um sucesso relativo, e ela então foi escalada para atuar na comédia Travessuras de Casados (We're Not Married!, 1952), que tinha um elenco repleto de astros, incluindo Marylin Monroe, com quem Mitizi trabalharia em novamente em outas ocasiões.

No mesmo ano protagonizou A Sombra das Palmeiras (Down Among the Sheltering Palms, 1952) e Doce Inocência (Bloodhounds of Broadway, 1952), que também tiveram sucesso moderado.

Em 1953 ela interpretou outra personagem da vida real, a atriz Eva Tanguay (que havia sido uma grande do Vaudeville) no filme The I Don't Care Girl (1953).

Mitzi Gaynor em The I Don't Care Girl


Em 1954 ela estrelou o western Roleta Fatal (Three Young Texans, 1954), ao lado de Jeffrey Hunter e do jovem ator Aaron Spelling (antes de se tornar um dos mais bem sucedidos produtores da indústria do entretenimento).


Jeffrey Hunter e Mitzi Gaynor em Roleta Fatal


Seu filme mais famoso feito na Fox foi o musical O Mundo da Fantasia (There's No Business Like Show Business, 1957), onde contracenava com astros como Ethel Merman, Donald O'Connor e Marilyn Monroe. Mas apesar de ser uma grande produção, o filme não fez a bilheteria esperada, e Mitzi Gaynor, que nunca havia tido um enorme sucesso no estúdio, foi dispensada.


Donald O'Connor, Mitzi Gaynor e Marilyn Monroe em O Mundo da Fantasia

Gaynor havia sido demitida da Fox quatro anos antes do final de seu contrato, e resolveu ficar um tempo afastada do cinema. Nesta época, ela se casou com Jack Bean, um bem-sucedido agente de talentos, em novembro de 1954.


Jack Bean e Mitzi Gaynor

Bean assumiu o gerenciamento da carreira da esposa, que retornou a Hollywood contratada pela Paramount, onde fez o musical Maravilhas em Desfile (Anything Goes, 1956).


Donald O'Connor, Mitzi Gaynor, Zizi Jeanmarie e Bing Crosby em Maravilhas em Desfile

Na Paramount ela ainda faria O Otário e a Vigarista (The Birds and the Bees, 1956) e viveu a atriz Martha Stewart no drama Chorei por Você (The Joker Is Wild, 1957), uma cinebiografia que retratava o comediante Joe E. Lewis (interpretado por Frank Sinatra). 


Mitzi Gaynor e Frank Sinatra em Chorei Por Você


Foi então que a atriz foi contratada pela MGM, onde estrelou Les Girls (1957), ao lado do astro Gene Kelly. Kay Kendall e Taina Elg eram as outras protagonistas femininas.


Mitzi Gaynor, Taina Elg, Gene Kelly e Kay Kendall em Les Girls

Gene Kelly e Mitzi Gaynor em Les Girls


No ano seguinte, ela estrelou o musical No Sul do Pacífico (South Pacific, 1958), ao lado de Rossano Brazzi. Foi o maior sucesso de sua carreira, e lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro. Além disto, a venda da trilha sonora do filme ao longo dos anos, rendeu uma verdadeira fortuna em direitos autorais para a atriz.

No Sul do Pacífico era baseado na obra de Rodgers e Hammerstein.


Mitzi Gaynor e Rossano Brazzi em No Sul do Pacífico




Com o declínio da popularidade dos musicais, Mitzi Gaynor ainda estrelo a comédia Feliz Aniversário (Happy Anniversary, 1959), na MGM.


David Niven e Mitzi Gaynor em Feliz Aniversário

Na Inglaterra atuou no thriller musical Presente de Gregos (Surprise Package, 1960), dirigida por Stanley Donen. No filme ela contracenava com o ator Yul Brynner.


Yul Brynner e Mitzi Gaynor

A artista ainda faria a comédia Por Amor ou Por Dinheiro (For Love or Money, 1963), ao lado de Kirk Douglas, e depois nunca mais atuou no cinema.


Mitzi Gaynor e Kirk Douglas em Por Amor ou Por Dinheiro


Mas Mitzi Gaynor continuou na vida artística. Ela gravou discos, fez shows em boates, casas noturnas e por muitos anos se apresentou em Las Vegas.

E nas décadas de 1960 e 1970 apresentou-se diversas vezes na televisão. Além de artista convidada, ela estrelou nove especiais para a TV que foram indicados a 16 prêmios Emmy.

Em 1967 ela se apresentou na cerimônia da entrega do Oscar, cantando a música tema do filme Georgy, a Feiticeira (Georgy Girl, 1967), que estava indicada ao Oscar de Melhor Canção. A música originalmente era cantada pelo grupo The Seekers.

O público foi ao delírio com a interpretação de Mitzi, e os diretores da cerimônia tiveram problemas para fazer todos voltarem aos seus lugares, já que os presentes haviam levantado para dançar.

Mitzi Gaynor no Oscar de 1967


Na década de 1990 ela foi colunista da importante revista dedicada ao cinema Hollywood Reporter. E nos últimos anos tem recebido diversas homenagens, incluindo um prêmio Emmy especial pelo conjunto de sua obra em 2010.


Mitzi Gaynor recebendo o Emmy especial em 2010

Após 52 anos casada, a atriz ficou viúva em 2006, e nunca teve filhos.


Mitzi Gaynor atualmente



Leia também: Leia também:  O enigmático Yul Brynner



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com


Postar um comentário

0 Comentários