Relembrando Don Matheson, o Mark Wilson de Terra de Gigantes


Don Matheson ficou conhecido do público como o engenheiro Mark Wilson, um dos passageiros da nave spindrift na popular série de televisão Terra de Gigantes (Land of Giants, 1965-1967), criada pelo lendário diretor Irwin Allen.


Don Matheson e o elenco de Terra de Gigantes

Don Matheson nasceu em Dearborn, Michigan, em 05 de agosto de 1929. Antes de se tornar ator, Matheson serviu o exército norte-americano e lutou na Guerra da Coreia. Como soldado, foi condecorado com a estrela de Bronze e o Coração Púrpura, duas grandes honrarias militares.

Depois de deixar o exército, ele trabalhou como policial junto ao departamento de narcóticos da polícia de Detroit, mas depois deixou a aplicação da lei para seguir a carreira de ator.



Matheson estreou na televisão em 1962, fazendo participações em muitas séries de televisão. Em 1965 ele fez uma participação na famosa série Perdidos no Espaço (Lost of Space), aparecendo em outro episódio, com outro personagem, em 1967.



As duas participações de Don Matheson em Perdidos no Espaço

Em 1967 ele também participou de um episódio de outra lendária série de TV, Viagem ao Fundo do Mar (Voyage to the Bottom of the Sea), que também era produzida por Irwin Allen.

No ano seguinte, ele seria convidado para se juntar ao elenco de Terra de Gigantes (Land of Giants, 1965-1967), um dos grandes sucessos do produtor Irwin Allen. A série chegou ao Brasil no ano seguinte, através da programação da TV Record (mas foi exibida também pela Tupi, Globo e outras emissoras).






Don Matheson em Terra de Gigantes

Don Matheson havia sido casado com a atriz Maxine Arnold (entre 1964 e 1969) e em 1970 se casou com a atriz Deanna Lund, sua colega de elenco de Terra de Gigantes. O casal teve uma filha, a também atriz e romancista Michele Matheson.


Don Matheson e Deanna Lund


Michelle Matheson


Matheson, que também foi baterista de jazz (ele tocou diversas vezes com o amigo Buddy Rich), continuou atuando com o final da série Terra de Gigantes, geralmente como ator convidado de outros seriados, e em 1975 finalmente fez seu primeiro filme, Murph the Surf (1975), ao lado de Robert Conrard, o James West.

Mas o ator fez poucos trabalhos no cinema, atuando ainda apenas em Fugitivos de Alcatraz (Six Against the Rock, 1987), Guerreiros Mortais (Dragonfight, 1990) e Escrito nas Estrelas (Younger and Younger, 1993). Na TV, ele ainda foi o rico industrial Cameron Faulkner na novela General Hospital (1974-1975), e teve um papel regular em Falcon Crest (1984), além de fazer participações em séries como Os Waltons (The Waltons), Magnum, Dinastia (Dynasty) e Lassie.

O ator se aposentou após atuar em um episódio de Sétimo Céu (7th Heaven), em 1999.


Don Matheson em General Hospital

Don Matheson em Magnum


Em 29 de junho de 2014 o ator Dom Matheson morreu vítima de câncer de pulmão, com 84 anos de idade.


Don Matheson e Deanna Lund









Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



0 comentários:

Postar um comentário

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Postagem em destaque

A viagem de Clark Gable ao Brasil