Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Quem foi Cláudia Celeste, a primeira atriz trans em uma novela, homenageada pelo Google


No dia 22 de agosto o Google homenageou a atriz brasileira Cláudia Celeste com um Doodle. A data marca a estreia da atriz na telenovela Olho Por Olho, em 1988.

Cláudia Celeste foi a primeira atriz transexual a ter um papel fixo em uma telenovela. E além de abrir espaço na televisão, ela era uma artista completa, atriz, cantora, dançarina, diretora, produtora e autora, Cláudia foi uma pioneira na visibilidade para a comunidade transgênero e LGBTQIA+.




Nascida no Rio de Janeiro, em 14 de julho de 1952, Cláudia Celeste começou a explorar a sua identidade feminina durante o serviço militar. Após deixar o exército, trabalhou como cabeleireira, e estreou nos palcos em 1973, como bailarina nos shows no lendário Beco das Garrafas.

Ela foi uma das estrelas de O Mundo é das Bonecas (1973), que era dirigido pela cantora Marlene, e ganhou seu nome artístico do apresentador Carlos Imperial.

Em 1974 fez seu primeiro filme, a comédia Motel (1974), no mesmo ano, estreou na televisão como bailarina do programa Mauro Montalvão, na TV Tupi Carioca.




Em 1976 ela foi eleita Miss Brasil Pop, e no ano seguinte foi convidada pelo diretor Daniel Filho para atuar na novela Espelho Mágico (1977), fazendo uma corista ao lado de Sônia Braga. Mas após sua primeira cena ir ao ar, a imprensa divulgou que ela era uma mulher trans, e a Globo cortou sua participação na trama, inclusive regravando cenas que ela já havia deixado gravada.

Cláudia então foi para à Europa, onde conquistou enorme popularidade. No Brasil, ela ainda atuaria nos filmes Beijo na Boca (1982) e Punks - Os Filhos da Noite (1982).



Demitida de uma novela em 1977, precisou mais de uma década para que a atriz tivesse outra oportunidade nas novelas. Em 1988 ela foi contratada para interpretar Dinorá, uma das personagens principais da novela Olho Por Olho, da TV Manchete.

Mas apesar da repercussão, infelizmente a atriz não encontrou novos trabalhos na TV, mas continuou trabalhando ativamente.

Cláudia Celeste e Beth Goulart em Olho Por Olho





Cláudia Celeste morreu em 13 de maio de 2018, em complicações da pneumonia.








Postar um comentário

0 Comentários