Muitos lembram de Wanda Kosmo como a megera e hilária sogra de Sinhozinho Malta na novela Roque Santeiro (1985), Wanda Kosmo teve uma longa carreira no cinema, teatro e televisão, e foi uma das primeiras mulheres diretoras da TV brasileira.
Wanda Kosmo e elenco em Roque Santeiro
A jovem Wanda Kosmo
Wanda Nerina Luizi nasceu em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, em 05 de julho de 1930. Wanda se mudou com a família para Belo Horizonte, e posteriormente para o Rio de Janeiro, por motivos de saúde da mãe.
Na capital carioca, começou a atuar fazendo parte da companhia da atriz Alda Garrido. Ela também trabalharia nas Cias de Henriette Morineau e Maria Della Costa.
Wanda Kosmo, embaixo a direita, ao lado de Alda Garrido e colegas de elenco
Em 1953 a atriz se casou com o ator Zéluiz Pinho, e no mesmo ano seu amigo Olavo de Barros, um dos diretores da TV Tupi Rio a levou para a televisão, onde ela começou a atuar em diversos teleteatros da emissora.
Wanda Kosmo, Fernanda Monetenegro e Ítalo Rossi em um teleteatro da TV Tupi
Wanda acabou viajando para Portugal com Alda Garrido, e acabou permanecendo por um ano no país. De volta ao Brasil, foi morar em São Paulo, ingressando no Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC.
Ruth de Souza, Nydia Licia, Carlos Zara, Nieta Junqueira e Wanda Kosmo em Vestido de Noiva (1958)
Na Tupi de São Paulo, além de atuar em diversos teleteatros, também tornou-se adaptadora, roteirista e diretora, até assumir a direção geral do programa TV de Vanguarda e Grande Teatro Tupi, em 1957.
Wanda Kosmo também não era mais novata no cinema, já tendo feito os filmes Caraça, Porta do Céu (1950) e O Pão Que o Diabo Amassou (1957).
Wanda Kosmo em Caraça, Porta do Céu
Wanda trabalhava muito, e precisou se impor para conquistar o espaço de diretora de televisão, sendo muitas vezes chamada de maluca. Não contente com seu trabalho nos teleteatros, também começou a atuar em novelas, estreando em David Copperfield (1958).
Depois, fez Prelúdio, A Vida de Chopin (1962), Se o Mar Contasse...(1964) e Gutierritos, o Drama dos Humildes (1964), que foi também a primeira novela que Wanda dirigiu.
Em 1966 ela escreveu dirigiu e atuou em O Pecado de Cada Um (1966).
Rita Cléos, Debora Duarte, Patrícia Mayo e Wanda Kosmo em O Pecado de Cada Um
Como diretora, também foi responsável por O Mestiço (1965), Olhos que Amei (1965), O Anjo e Vagabundo (1966), Sozinho no Mundo (na qual também atuou, 1968) e escreveu o texto de O Coração Não Envelhece (1967).
Merecem um destaque especial seus trabalhos como diretora de A Cor de Sua Pele (1965), a primeira novela com um casal interracial da televisão brasileira (vivido por Leonardo Villar e Iolanda Braga) e Calúnia (1966), a única novela na qual atuou Cacilda Becker.
Como atriz apenas, ainda fez Estrelas no Chão (1967).
Wanda Kosmo e Juca de Oliveira em Estrelas no Chão
Em 1969 Wanda deixou a Tupi e foi para a Record, onde atuou em Algemas de Ouro (1969), e Tilim (1970), que também dirigiu. Depois, foi para a Globo, onde atuou em Pigmalião 70 (1970), O Bem Amado (1973) e Saramandaia (1976).
Wanda Kosmo em Algemas de Ouro
Wanda Kosmo em Pigmalião 70
Na década de 1970 Wanda deixou de dirigir para a televisão, passando apenas a trabalhar como atriz, embora ainda dirigisse espetáculos teatrais.
Não aguentando o calor do Rio de Janeiro, pediu demissão da Globo e voltou para São Paulo, onde dedicou-se ao teatro. No mesmo período, retornou ao cinema, atuando em diversas produções.
Wanda Kosmo participou dos filmes As Mulheres Amam por Conveniência (1972), Sob o Domínio do Sexo (1973), O Signo de Escorpião (1974), O Exorcismo Negro (1974), A Filha do Padre (1975), O Predileto (1975), O Sexualista (1975), Cada Um Dá o Que Tem (1975), A Sepultura (1978).
José Mojica Marins (O Zé do Caixão) e Wanda Kosmo em Exorcismo Negro
Wanda Kosmo em Sob o Domínio do Sexo
Em 1977, Wanda Kosmo retornou as novelas na recém criada TVS, em parceria com a TV Record, atuando em O Espantalho (1977). Depois, fez Cara a Cara (1979), na TV Bandeirantes.
Wanda Kosmo em O Espantalho
Na década de 1980 ela também atuaria com frequência no cinema, atuando em A Praga (1980), Motel, Refúgio do Amor (1980), A Noite das Taras II (1982), Excitação Diabólica (1982), Elas Só Transam no Disco (1983) e A Doutora é Boa Praça (1984).
No teatro, destacou-se também na comédia A Nona (1987).
Wanda Kosmo em Motel, Refúgio do Amor
Na TV, ainda atuou em Amor Com Amor Se Paga (1984), na Globo, onde também viveu Marcelina, a sogra que infernizava Sinhozinho Malta (Lima Duarte), em Roque Santeiro (1985). Pouco tempo depois, um de seus filhos morreu em um acidente de carro, fazendo com que a atriz entrasse em depressão, e fosse reduzindo seus trabalhos artísticos.
Armando Bobus e Wanda Kosmo em Roque Santeiro
Wanda ainda atuaria em O Outro (1987), na Globo, e em Fronteiras do Desconhecido (1990), e Ilha das Bruxas (1991), na Manchete. Depois fez a minissérie Teresa Batista (1992), na Globo, e se aposentou definitivamente.
Wanda Kosmo e Lutero Luiz em O Outro
Zilka Sallabery e Wanda Kosmo em Teresa Batista
Em 27 de janeiro de 2007 Wanda Kosmo faleceu, vítima de câncer de pulmão, aos 76 anos de idade.
Veja Também: A História de Ana Ariel, Filha do Palhaço Piolin
Leia também: Morreu a a triz Olivia Camargo
Leia também: Por onde anda? A atriz Djenane Machado
Leia também: Sandra Bréa, a estrela breve
Leia também: Nathalia Timberg, uma dama da atuação
Leia também: A trajetória da atriz Eva Todor
Leia também: A inesquecível Tônia Carrero
Veja também: Papai Sabe Nada, A Série da Record
Veja também: Papai Sabe Nada, A Série da Record
Leia também: Sílvia Bandeira Completa 70 Anos de Idade
Veja também: A História de Eva Wilma
Veja também: A História de Carlos Alberto
Veja também: Cléo de Verberena, a primeira cineasta brasileira
Veja também: Os Artistas que Morreram em 2022 - In Memoriam
Leia também: A tragédia de Haubenstock, o filho de Romy Schneider
Veja também: Frank Fiegel, o homem "que inspirou o Popeye"
Veja também: Homenagem à Fred Astaire
Veja também: Tributo a Rita Hayworth
Veja também: Tributo a Cary Grant
Veja também: As Versões Bizarras de O Exorcista
Veja também: Os Artistas Que Morreram em 2023 - In Memoriam
Leia também: Por Onde Anda? Richard Chamberlain
1 Comentários
Só uma correção, Wanda Kosmo nasceu em São Bento do Sapucaí (SP), e não em Santa Rita do Sapucaí (MG).
ResponderExcluir