Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? A Cantora Evinha, do Trio Esperança


Dona de uma das mais belas e suaves vozes da MPB, a cantora Evinha vem encantando o público há 6 décadas, e embalou a trilha sonora da vida de diversas pessoas, fazendo inclusive sucesso internacional.



Eva Correia José Maria nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de setembro de 1951. Vinda de uma família musical, ela é irmã de Ronaldo, Roberto e Renato, integrantes do grupo Golden Boys, e Mario, Regina e Mariazinha, integrantes do Trio Esperança.

Ela começou a carreira em 1961, aos 10 anos de idade, como integrante do Trio Esperança, ao lado dos irmãos Mario e Regina. O Trio Esperança fez muito sucesso na época da Jovem Guarda, e o trio gravou muitos discos, como Nós Somos o Sucesso (1963), Três Vezes Sucesso! (1964), A Festa do Bolinha (1966), A Festa do Trio Esperança (1967) e O Fabuloso Trio Esperança (1968), emplacando diversos hits.


O Trio Esperança

Trio Esperança - Filme Triste


Trio Esperança - A Festa do Bolinha


Em 1968 Evinha deixou o grupo para seguir carreira solo, e gravou Cantiga Por Luciana, que seria campeã no 4º Festival Internacional da Canção, em 1969. Neste mesmo ano gravou seu primeiro disco solo, Eva 2001.






Na década de 1970 lançou os discos Eva (1970), Evinha (1973) e Eva (1974) e emplacou o sucesso Teletema, além de Que Bandeira, Como Vai Você e As Canções que Você Fez Para Mim, que também foram muito tocadas na época.

Foi também na década de 1970 que fez seu único trabalho no cinema, atuando na comédia To Na Tua Bicho (1971).




Em 1977 participou de um disco de Paul Mauriat, e em seguida fez turnê pelo Japão e pela China. Na mesma época, casou-se com o pianista da orquestra que acompanhava, Gerard Gambus, e passou a residir com ele em Paris, onde mora até hoje.





Na década de 1990 voltou a se apresentar com as irmãs Marisa e Regina em uma nova formação do Trio Esperança. Em 1999 gravou um disco chamado Reencontro, onde regravou antigos sucessos de sua carreira, incluindo Casaco Marrom, foi também em 1999 que voltou a fazer um show no Brasil, após 20 anos ausente dos palcos nacionais.

Morando na França há mais de 40 anos, Evinha retornou ao Brasil para fazer shows em 2005 e 2016, ano que lançou seu último disco.




Evinha atualmente









Postar um comentário

6 Comentários

  1. Belo texto! Sou fã da Evinha, e ela sempre vem ao Brasil. O último disco foi "Evinha canta Guilherme Arantes", antes da pandemia. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber da Evinha. Excelente cantora e intérprete. Lembranças de um tempo em que os compositores tinham INSPIRAÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  3. Ela também deu voz a versão e Português na trilha da Animação Bernardo e Bianca da Disney...+++++++++++++++

    ResponderExcluir
  4. Fã desde qdo ouvi Filme Triste, como Trio Esperança, e continuo até hoje!

    ResponderExcluir
  5. Ouvi muito, a família toda cantava, a voz da Evinha parecia de veludo, apaixonante realmente maravilhosa .

    ResponderExcluir
  6. Sou muito fã da Evinha, desde o Trio Esperança. Linda e com voz suave e marcante, que quando toca no rádio nem precisa dizer o nome da cantora: É Evinha. E quando ela canta as músicas do genial Taiguara... Fico mais fã ainda.

    ResponderExcluir