Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Cassandra Peterson, a Elvira, "A Rainha das Trevas"


Atriz, cantora, apresentadora, dançarina, roteirista e ativista, Cassandra Peterson é mais conhecida pela personagem Elvira, a Rainha das Trevas, que apresentava filmes de terror na televisão, e mais tarde ganhou seu próprio longa metragem.


Nascida no Kansas, em 17 de setembro de 1951, e quando tinha apenas um ano e meio de vida teve 35% do corpo queimado em um acidente doméstico, quando uma panela com água fervente caiu sobre a menina. Com o corpo deformado por queimaduras, a menina era tímida e reclusa, e ao invés de brincar com bonecas, desenvolveu o fascínio pelos filmes de terror.

Na adolescência, tornou-se dançarina em um bar gay local, e mais tarde viajou para Las Vegas, para trabalhar como corista. Lá teve affairs com os cantores Elvis Presley e Tom Jones, com quem, anos mais tarde, declarou ter perdido a virgindade.

Em 1971 Cassandra estreou no cinema, como uma corista do filme 007 - Os Diamantes São Eternos (Diamonds are Forever, 1971).

Cassandra Peterson, a esquerda, em 007 - Os Diamantes São Eternos

Seu retorno ao cinema se deu em 1974, quando foi uma das estrelas do filme The Working Girls (1974), uma produção de baixo orçamento. Há rumores que nesta época ela tenha sido a modelo da capa do disco Small Chance, de Tom Waits, embora a atriz não tenha lembranças de ter posado para este trabalho, mas acredita ser sua imagem que ilustra o álbum.

Na década de 70 ela mudou-se para à Itália, onde montou uma banda de rock só de mulheres. Lá, foi apresentada para Federico Fellini, que lhe deu um pequeno papel no filme Roma de Fellini (Roma, 1972), no filme ela aparece como dançarina em um número musical.

Cassandra Peterson em Roma de Fellini

De volta aos Estados Unidos em 1980, fez pequenos papéis em filmes como As Novas Aventuras de Cheech e Chong (Cheech and Chong's Next Movie, 1980), A Grande Corrida (Coast to Coast, 1980) e O Rei da Montanha (King of the Mountain, 1981).

Em 1981 os produtores de uma emissora de TV queriam trazer de volta um antigo programa apresentado por Maila Nurmi, a Vampira, na década de 50. Maila trabalhou com os produtores algumas semanas, mas desistiu do projeto após algumas divergências.

Maila Nurmi, a Vampira

Cassandra havia feito teste para interpretar Ginger Grant em um filme baseado na série A Ilha dos Birutas, mas não conseguiu o papel, mas lhe foi oferecido para assumir o programa Movie Macabre, que ficou ao ar até 1986.


Elvira introduzia os filmes de terror que seriam exibidos pela emissora, e logo torno-se cult. A personagem aparecem em diversos outros programas e fez aparições em séries de televisão, e chegou a ganhar sua própria história em quadrinhos.

Maila Nurmi resolver processar Cassandra, alegando plágio de sua personagem. Mas o juiz disse que semelhanças não eram cópias, e que a própria Vampira era inspirada em Morticia Addams.

Após quase 200 episódios, o programa acabou cancelado,e Cassandra atuou em filmes como As Grandes Aventuras de Pee-Wee (Pee-Wee's Big Adventure, 1985) e foi a vilã em Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido (Allan Quatermain and the Lost City of Gold, 1986).

Sharon Stone e Cassandra Peterson em Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido 

Mas Elvira ainda estava no imaginário dos fãs e acabou ganhando seu próprio longa-metragem, Elvira, a Rainha das Trevas (Elvira: Mistress of the Dark, 1988). O filme, produzido pelo seu marido Mark Pierson, recebeu duras críticas, mas tornou-se cultuado pelo público.


A partir de então Elvira se tornou uma franquia, estampando bonecos, calendários, videogames, e todo tipo de material colecionável. Ao logo dos anos, a atriz trajou o figurino para diversas aparições em filmes de terror, programas e série de televisão, e também comparece em feiras e convenções onde tira fotos e assina autógrafos. Longe do sensual vestido preto, atuou pouco, em filmes como Rosas Não Falam (Acting on Impulse, 1993).

Elvira retornou ao cinema na sequência As Loucas Aventuras de Elvira (Elvira's Haunted Hills, 2001), novamente produzido por Pierson, com quem Cassandra teve sua única filha. O casal se divorciou em 2003. E em 2014 a atriz retomou a personagem em uma série de 13 episódios, produzida pelo canal Hulu.


Entre 2013 e 2017 Cassandra dublou uma personagem no desenho animado As Tartarugas Ninjas, e seus trabalhos mais recentes foram dublando Elvira para alguns episódios de Scooby-Doo. Ela acabou de filmar uma participação em um filme inspirado na série clássica Os Monstros, que deve ser lançado ainda em 2022.







Cassandra Peterson, a Elvira, atualmente




Veja também: As Bruxas do Cinema e TV



Postar um comentário

1 Comentários

  1. A Elvira apareceu pela 1ª no episódio ROCK, DEVIL ROCK em CHIPS (1982) e repetiu no ano seguinte. No início ela era roqueira depois ganhou esse visual que todos nõs conhecemos

    ResponderExcluir