Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

O triste fim de Franco Gasparri, o astro das fotonovelas


O ator Franco Gasparri, ficou conhecido no Brasil como astro das fotonovelas, vindas da Itália.


Na década de 70, as Fotonovelas eram muito populares por todo o mundo, inclusive no Brasil. Astros nacionais como Regina Duarte, Francisco Cuoco e até o apresentador Silvio Santos protagonizaram algumas das edições nacionais. Mas por aqui também era comum as publicações de revistas italianas, traduzidas para o português, e Franco Gasparri era um dos maiores galãs destas revistas.

Silvio Santos beijando a cantora Wanderléa, em uma fotonovela


Filho adotivo de Rodolfo Gasparri, um pintor famoso por fazer cartazes cinematográficos, Gianfranco Gasparri nasceu em Senigallia, na Itália, em 31 de outubro de 1948. Ainda criança mudou-se com a família para Roma. Com a influência do pai, o jovem Franco estreou no cinema aos doze anos de idade, atuando em filmes estilo "sandália e espadas" como Hércules e Sansão.

O menino atuou em três filmes nesta época, Golias Contra o Gigante (Goliath contro i giganti, 1961), Sansão (Sansone, 1961) e A Fúria de Hércules (La furia di Ercole, 1962). Todos estrelados pelo ator Brad Harris, um dos astros do gênero.

Brad Harris e Franco Gasparri em A Fúria de Hércules

Mas foi na década de setenta que sua carreira deslanchou. O ator Luis La Torre, que já fazia fotos novelas, recomendou ao belo Franco que enviasse umas fotos suas para editoras de grandes revistas, e logo ele foi convidado para atuar nas mesmas.

Ao todo participou de 429 fotonovelas, sendo o ator principal em 390 delas. Suas revistas faziam tanto sucesso que passaram a ser exportadas da Itália para o mundo, chegando também ao Brasil. Seu personagem de maior destaque era o Ken, na série "As Aventuras de Jaques Douglas".
Na década de setenta retornou ao cinema, fazendo papéis de galã em filmes de baixo orçamento. Adulto, estreou nas telas em Ultimatum (1973). Fez par romântico com a atriz etíope Zeudi Araya, em La Pedra (1974), e no ano seguinte iniciou-se em uma série de filmes policiais, sendo Mark il Poliziotto (1975) o primeiro deles.
Ele repetiria o personagem Mark Terzi em Mark il Poliziotto Spara per Primo (1975) e em Mark Colpisce Ancora (1976). Todos fizeram muito sucesso nas bilheterias dos cinemas italianos.
Ainda em 1975 atuou também em La Peccatrice (1975), novamente ao lado de Zeudi Araya.



Porém, em 04 de junho de 1980, no auge do sucesso, o ator sofreu um grave acidente de moto. Ele ficou internado por quase um ano, e acabou ficando tetraplégico.
cometido de uma depressão profunda, Franco Gasparri passou a viver recluso, dedicando-se a responder as cartas dos fãs (com a ajuda das filhas). Raramente aparecia em público e não dava entrevistas, nem deixava-se fotografar.
Em 1994, sua esposa Stella (com ele casara-se na década de setenta) faleceu, deixando-o ainda mais triste. Em 28 de março de 1999, o ator faleceu vítima de uma parada respiratória. Franco Gasparri tinha apenas 50 anos de idade.
Em 2008, sua filha, a atriz Stella Gasparri, lançou o documentário A Face in the Crowd (2008), sobre a trajetória do pai.
Uma das raras fotos do ator Franco Gasparri após o acidente








Veja também: O triste fim de Paolo Rosani, o astro das fotonovelas italianas



Leia também: Relembrando Bud Spencer. 

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Me lembro... Li muitas fotonovelas com ele, escondido da minha mãe, pq minhas irmãs mais velhas liam e eu era proibida por ser menor. Que triste.

    ResponderExcluir
  2. Eu juntava cada moedinha para comprarmos as revistas com fotonovelas que ele trabalhava...eu e minhas irmãs

    ResponderExcluir
  3. Li muitas fotonovelas, amava o Franco, também lindo daquele jeito não sabia desse final triste

    ResponderExcluir
  4. Li muitas fotonovelas com ele! Eu adorava ele!

    ResponderExcluir
  5. Minha tia, que também já faleceu, era fã dele. Lia todas as fotonovelas que ele estrelava.

    ResponderExcluir
  6. Lia muito Kolossal que era a cores e Grand Hotel,sempre que vinha com ele, tinha estilo já naquela época.

    ResponderExcluir
  7. 28 de março 1999 dia triste de se lembrar mas necessário pra não esquecer 23 anos de saudades de franco gasparri eternamente em nossos corações stella luna Andra violeta franco avant força nair

    ResponderExcluir
  8. Meu favorito,lindo até de cabeça pra baixo!

    ResponderExcluir
  9. Eu sonhava conhece- ló . Era lindo demais, descanse em paz meu ídolo.

    ResponderExcluir
  10. Yo leía sus fotonovelas que compraban mis primas mayores, era guapísimo, no sabía ni que muriera tan pronto,D.E.P.❤️❤️❤️

    ResponderExcluir